Andréa Giordanna Araújo da Silva
ANDRÉA GIORDANNA ARAUJO DA SILVA
Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004), Graduação em Pedagogia pela UNINTER (2018), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Também realizou Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EJA, pelo IFPE (2009), e Especialização em Novas Linguagens de Ensino: Ênfase em Tecnologias, pela UFRPE (2007). Pesquisadora do “Grupo de Estudos Ensino, História e Docência”. Líder do Grupo de Pesquisa “História da Educação, Cultura e Literatura”. Tem experiência nas áreas de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História e História e Política da Educação. Atualmente é professora no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas
Temáticas de orientação: Ensino de História, História e Política da Educação e Concepções e práticas históricas de Educação Integral e de Ensino de Tempo Integral.
E-mail: andrea.giordanna@cedu.ufal.br
Projetos de pesquisa em andamento:
1.A formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o Novo Ensino Médio, a BNCC e a BNC-FP" (2023/2026)
O trabalho consiste em uma investigação que pretende identificar, descrever e analisar os processos de construção da regulamentação e implementação, nas Secretarias de Estado de Educação e nas escolas, do Novo Ensino Médio e das políticas curriculares a ele articuladas, observando os impactos nos processos formativos, na organização do trabalho pedagógico e na aprendizagem nas diferentes áreas de conhecimento preconizadas por essas políticas.
2. ENSINO DE HISTÓRIA: A PESQUISA NA FORMAÇÃO E NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR E DA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O estudo trata das concepções de professor-pesquisador que têm sido objeto de reflexão, nos âmbitos acadêmico e escolar, desde a década de 1980 no Brasil. Este trabalho procura realizar a distinção do significado e do sentido social da pesquisa no exercício da docência e na produção do conhecimento histórico. Por conseguinte, objetiva identificar as principais modificações ocorridas na formação inicial dos pedagogos, relacionadas ao ensino de história, partir da interpretação e análise dos currículos do Curso de Licenciatura em Pedagogia (1990-2020), de instituições públicas e privadas da região Nordeste do Brasil, e de documentos oficiais, de âmbito nacional, relacionados à temática do estudo.