Estágio Pós-Doutoral
Tarcísio Fernandes Cordeiro
Supervisor: Pedro Lima Vasconcellos
Resumo do Projeto de pesquisa: “O cancioneiro sobre a Guerra de Canudos (1897): a resistência da
cultura popular em resposta a desconstrução da imagem pública de Antônio Conselheiro”, propõe-se um estudo de vozes dissentâneas conselheiristas que se inscrevem no cancioneiro que versa sobre o conflito a margem do rio Vaza-Barris, no ocaso do século XIX, a partir do levantamento de nove canções, reunidas em oito letras, dado que duas músicas estão agrupadas, inicialmente datadas do ano de 1897 e que, recentemente, foram reunidas na obra Quem foi que descobriu o Brasil? A música conta a história do Império e do começo da República (1822 – 1906), sob autoria de Franklin Martins. Para tanto, pretende-se analisar o conteúdo de tais composições, notando os aspectos do imaginário popular a respeito do conflito, em especial da liderança exercida pelo Conselheiro, em contraponto as perspectivas detratoras disseminadas em documentos da época, notadamente a dimensão da monomania religiosa, a exemplo de publicações em jornais que contribuíram para a formação da opinião pública (Galvão, 1994), assim como nos relatórios, eclesiástico (Monte Marciano, 1895) e psiquiátrico (Rodrigues, 1897), até a versão registrada por Euclides da Cunha (1902).
Período do Estágio: 01 de setembro de 2024 a 31 de agosto de 2025.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1390495027699509
E-mail: tarcisiocordeiro@ufrb.edu.br
Luana Teixeira (Bolsista de Pós-Doutorado Júnior do CNPq/FAPEAL)
Supervisor: Danilo Luiz Marques
Resumo do Projeto de pesquisa: “Emancipações e Pós-Abolição em Alagoas: origens e trânsitos da população negra escravizada” - Este projeto de pesquisa visa contribuir para o debate da história social da escravidão e do pós-abolição em Alagoas, atento aos processos de emancipação e às lutas por liberdade e cidadania anteriores e posteriores ao 13 de maio de 1888. Destaca ao papel que pessoas escravizadas, libertas e livres de cor desempenharam na conjuntura de desestabilização da instituição escrava, por meio de suas trajetórias individuais e/ou coletivas. Objetiva-se aprofundar as discussões sobre os significados da liberdade, abolicionismos e lutas por direitos e conquistas de lugares sociais antes e depois da assinatura da Lei Áurea.
Período do Estágio: 01 de abril de 2023 a 31 de março de 2025.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6723578094257526
E-mail: profluateixeira@gmail.com
Rodrigo José da Costa (CAPES/PNPD)
Tutor: Osvaldo Batista Acioly Maciel
Resumo do Projeto de Pesquisa: O projeto de pesquisa tematiza a história do movimento sindical em Alagoas ao longo da segunda metade do século XX, identificando as principais conjunturas, rupturas e continuidades ocorridas ao longo desse período. Ao mesmo tempo, pretende caracterizar os principais sujeitos coletivos (sindicatos, centrais, associações, etc.) e lideranças que estiveram envolvidos nessa história, abordando também a problemática dos Movimentos Sociais a partir de bases teóricas e ao mesmo tempo discutindo seus fundamentos históricos.
Período do Estágio: Agosto de 2018 a julho de 2023
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0359304098359419
Email: rodrigojosedacosta@gmail.com
Ana Carolina da Silva Borges (CAPES/PNPD)
Tutora: Flávia Maria de Carvalho
Resumo do Projeto de Pesquisa: O presente artigo objetiva colaborar e endossar a discussão historiográfica relativa ao mundo do trabalho condizente ao período colonial que vai de 1880 à 1920, na chamada “Guiné portuguesa”. Adentrar na discussão sobre o trabalho forçado, nas quais os africanos foram submetidos é colocar em pauta a necessidade de denunciar e afirmar políticas de não repetição e de reparação histórica, é, sobretudo, identificar e reconhecer violências estruturais e racializadas cometidas em políticas colonialistas. Para tanto, a narrativa histórica aqui montada se amparou em um processo crime, que denunciava supostas “irregularidades” de uma moradora chamada Maria do Rozario e que na época (1917 e 1918) habitava a Guiné portuguesa. Entrecruzando esta investigação com outras tipologias documentais (Regulamentos, Ofícios, Decretos, Processo crime, Guias de Marchas Indígenas), e do mesmo modo, dialogando com outros estudos que problematizam a emergência do trabalho forçado, foi admitido tecer um manto temporal atravessado pelas políticas de dominação lusa, colocando em questão as classificações sociais como “indígenas”, “assimilados”, “cidadãos” e “vadios”, além de refletir sobre os “contratos” e questionar as práticas punitivas que passaram a ser institucionalizadas. Prezando por delimitar análise de cunho qualitativo, este texto não pretende encerrar a temática tratada e sim, abri-la para ampliar e complexificar o assunto.
Período do Estágio: junho de 2016 a junho de 2018
Lattes: http://lattes.cnpq.br/537638677909509237
Email: anaborgeshis@gmail.com
Daniel Barbosa dos Santos (CAPES/PNPD)
Tutora: Raquel de Fátima Parmegiani
Resumo do Projeto de Pesquisa: Pretende-se, em diálogo com a Historiografia que aborda o tema da Leitura e da escrita, trazer debates e reflexões sobre a relação que determinadas sociedades desenvolveram com essas práticas culturais e como elas se entrelaçam com as estruturas de poder. Tratar-se-á de questões como: os lugares de produção da cultura escrita; a forma como determinadas culturas se relacionam com essas práticas; os percursos de leitores/as em áreas culturais distintas e em múltiplas temporalidades; a relação entre a escrita e seus suportes; a práticas cotidianas de ler e os diferentes modos de apropriação da leitura; Leitura, escrita e Instituições: mosteiros, Bibliotecas, Escolas, Livrarias, órgãos burocráticos; leituras de civilidades: manuais escolares e leituras de formação. Sujeitos leitores: memórias de leitura; escrita e autoria.
Período do Estágio: dezembro de 2013 a maio de 2016
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5785871173214537
Email: danielbarbo@yahoo.com.br