Arrizete Cleide de Lemos Costa

ARRIZETE CLEIDE DE LEMOS COSTA

       É professora associada da Universidade Federal de Alagoas e dedica-se aos campos de estudos relacionados à Epistemologia da História: Teoria da História, Metodologia da História, Historiografia e História da Historiografia. Atua prioritariamente no domínio da história sociocultural, história intelectual, história das ideias contemporâneas e escrita da história. É líder do Grupo de Pesquisa: Documento, Imagens e Narrativas/UFAL/CNPq. Atualmente é pesquisadora colaboradora do CITCEM/Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto/Portugal.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473909520883167

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: Dedica-se aos campos de estudos relacionados à epistemologia da História, em particular, as abordagens de temáticas teóricas e de metodologias implicadas na elaboração das narrativas historiográficas: representação, historicidade, linguagem, procedimentos analíticos qualitativos, hermenêutica, memória pessoal e coletiva, poder, cultura e sociedade, cultura historiográfica contemporânea e cultura política.

E-mailmicro_historia@yahoo.com.br 

Projetos de pesquisa em andamento:

1.CLARABÓIAS: Séculos 20-21

O projeto de extensão do Blog CLARABÓIAS - Séculos 20-21: https://claraboiaseculos20-21.blogspot.com/ é a inscrição de um produto na categoria “mídias informacionais”, visto sua função de lócus institucional (Proest/SIGAA) cuja meta é “[...] promover, mostrar e divulgar atividades acadêmicas de interesse [...] social, cultural e científico aberto à comunidade externa” em consonância com a política do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq que propõe à atuação da pesquisa no campo da Educação e Popularização da C & T.

2. Etno-história: narrações.

Nesta pesquisa investigamos às interfaces entre as narrações historiográficas e as narrações em geral, buscando por seus intercâmbios e influências recíprocas. Visamos uma compreensão da memória em cenários espaço-temporais contemporâneos que apreendam realidades distintas no nível da relação simbólica humano-natureza experenciadas por testemunhos – individuais e coletivos –, a partir de perspectivas cognitivas culturais e de métodos de observação e análise transdisciplinares, cujos critérios postos à prova confluam para narrações verossímeis que defendam o direito fundamental do pensar, fazer, contar e escrever histórias de valor equitativo e global: poético, ético e libertário.

3.História Ambiental: contribuição para uma política pública cogestora dos bens comuns em Áreas Marinhas Protegidas de Uso Sustentável do Brasil

Propomos investigar quais as variáveis históricas do sistema cognitivo tradicional local, diacrônico, coletivo e holístico exercem influências sobre a gestão compartilhada do patrimônio natural e cultural, problematizando de que maneira informam e regulam nos planos de manejo, as formas de acesso, territorialidade e relações de propriedade imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável das populações residentes, conservação e gestão compartilhada da biodiversidade das áreas litorâneas/costeiras brasileiras.

4. Subsídios históricos para o estudo do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado

Investigar a trajetória histórica da discussão sobre o Patrimônio Genético e o Conhecimento Tradicional Associado, com relevo para os aspectos culturais e políticos objetivando criar uma base de interlocuções entre os diversos – saberes/conhecimentos e comunidades – afim de alcançar uma agenda expositiva que promova o debate no campo das ciências humanas e no âmbito da sociedade civil em torno de experiências históricas coletivas de equidade e de justiça social.