Lídia Baumgarten

LÍDIA BAUMGARTEN

           Doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (2010). As pesquisas têm contemplado os temas sobre Memória, Cultura e Ensino de História. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas, atuando na área de Ensino de História e Estágio Supervisionado. Coordena o Laboratório de Pesquisas e Práticas de Ensino de História – LAPPEHis, que desenvolve atividades relacionadas às pesquisas-ação, que são pensadas a partir da “reflexão-ação-avaliação-(re)ação”; um processo que propicia, primeiramente, conhecer e refletir sobre a realidade escolar, para então, elaborar e desenvolver as práticas de ensino na sala de aula ou em outros espaços, para, em seguida, repensá-las como forma de ressignificar o Ensino de História. Entre outras ações, o LAPPEHis passou a organizar, anualmente o Seminário Nacional de Ensino de História e o Curso de Formação Continuada e Colaborativa de Professores de História da rede pública de ensino. A docente também está vinculada ao grupo de pesquisa Grupo de Estudo Ensino, História e Docência (GEEHD), da mesma Universidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7312808913197579

Linha de pesquisa do PPGH: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de OrientaçãoFormação de Professores de História (inicial e continuada); Ensino de História e Estágio Supervisionado; Ensino de História e o Programa Residência Pedagógica; Educação Histórica; Formação da Consciência Histórica; Ensino de História: suas Metodologias, Linguagens e Fontes Históricas; Currículos e Políticas Públicas; Livros Didáticos, entre outros. Podem ser pesquisados também, temas relacionados às Culturas Regionais do amplo Patrimônio Histórico e Cultural – material e imaterial do Estado de Alagoas: Grupos Folclóricos, Artesanato, Temas sobre o Cotidiano e Modos de Viver e suas Representações.

E-mail: lidia.baumgarten@ichca.ufal.br  

Projetos de pesquisa em andamento:

1.Laboratório de Pesquisas e Práticas em Educação Histórica da UFAL – LAPPEHis

A proposta do LAPPEHis é instigar os discentes (pós-graduação e graduação) e professores da rede pública a elaborarem material didático, planos de aula e realizarem pesquisas. Trata-se de propiciar debates mais profundos sobre o ensino de História, Memória e Cultura, articulando-os com as produções de pesquisa, apresentando possibilidades inovadoras e significativas de incorporar suas pesquisas ao ensino de História para a Educação Básica e de repensar a prática a partir das pesquisas-ação (reflexão-ação-avaliação-(re)ação). O LAPPEHis tem organizado anualmente o Seminário Nacional de Ensino de História da UFAL, voltado para os nossos discentes (pós-graduação e graduação) e de outras instituições, inclusive de outros Estados, e o Curso de Formação Continuada e Colaborativa “Educação Histórica e Formação da Consciência Histórica”, direcionado para os nossos discentes e professores da Rede Regular de Ensino (público e privado), contando com a colaboração de professores da UFAL e de outras instituições. O objetivo é que os/as discentes e professores/as utilizem o material didático nas escolas da rede pública e reflitam sobre as ações pedagógicas, seus resultados e socializem nos eventos, seminários e elaborem artigos científicos que podem ser apresentados em eventos regionais, nacionais e internacionais.

2.Memória, cultura e ensino de História

Os objetivos são: -Discutir textos teóricos sobre memória, cultura e Ensino de História, especialmente do Estado de Alagoas, mas também do Nordeste; - refletir sobre as transformações ocorridas, identificando desigualdades sociais; analisar os modos de viver e de trabalhar, procurando analisar e compreender a diversidade cultural (material e imaterial) desse imenso Patrimônio Histórico e Cultural. Procura também, analisar a Educação Básica, as relações acerca do aprendizado histórico e da formação da consciência histórica crítico-genética (Rüsen, 1992), e o processo de formação de professores na atualidade. As atividades de pesquisa se propõem a identificar e analisar diferentes tipos de documentos históricos (fontes escritas; iconográficas e imagéticas; arquitetônicas e monumentais; materiais e objetos; fonte oral): da Universidade Federal de Alagoas; das escolas da rede pública; das Secretarias de Ensino Estadual e Municipal – SEDUC e SEMED; dos Arquivos do Estado e Privados e de Arquivos de Acervo Pessoal; do Referencial Curricular do Estado e dos Municípios; Projeto Pedagógico Curricular e Projeto Político Pedagógico; Fontes Orais e Memória (entrevistar professores e alunos e demais sujeitos históricos).

3.Pesquisa-Ação por meio da Educação Histórica: Reflexões, Pesquisas e Práticas

A presente pesquisa tem como objetivo principal realizar pesquisa-ação entre a Universidade e escolas da Educação Básica a partir da perspectiva da Educação Histórica, trazendo como resultado a produção de material didático, especialmente de temas sobre a História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Trata-se de uma pesquisa colaborativa que permitirá desenvolver atividades em aulas de História de turmas da Educação Básica e, em seguida, analisar as práticas, repensá-las à luz das carências dos (as) estudantes, dificuldades e possibilidades para sistematizar a pesquisa-ação a partir de fundamentos teórico-metodológicos e produção do material didático. Articulado a isso, o foco também será investigar a aprendizagem histórica de estudantes das turmas elencadas para a pesquisa-ação. Fase 1. Preparação da Equipe (2 meses): Nesta primeira fase, teremos a preparação da equipe - aprofundamento teórico-metodológico de alguns conceitos da Educação Histórica e discussão de novos textos (embora todos os integrantes da equipe já trabalhem com a Educação Histórica). Fase 2. Ambientação das escolas e das turmas (2 meses): Nesta fase, faremos a seleção das escolas e turmas a serem contempladas com a pesquisa-ação. Faremos contato com equipe gestora e professores (as) para fazerem parte da pesquisa-ação). Após a seleção das turmas, teremos o momento de observação para a elaboração da avaliação diagnóstica que procurará identificar as carências de orientação e epistemológicas acerca dos principais conceitos da História. Fase 3. Planejamento das Atividades de Regência (2 meses): Com a avaliação diagnóstica elaborada, nesta fase a equipe se reunirá para a elaboração das propostas de Projetos de Docência e Planos de Aula Histórica com os temas sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Fase 4. Execução das Atividades (3 meses): Esta fase é a do desenvolvimento das atividades nas escolas a partir dos Projetos de Docência. Fase 5. Análise das Atividades de Regência (3 meses): Após a execução das atividades, a equipe realizará a análise dessas atividades, com o intuito de repensar algumas ações didático-históricas a serem desenvolvidas novamente a partir da identificação de carências de orientação e interpretação das fontes históricas. Fase 6. Ações de Intervenção Didático-Histórica (3 meses): Fase em que a equipe voltará para as escolas com a proposta de novas atividades de intervenções visando investigar a aprendizagem histórica. Fase 7. Pesquisa-ação – o que se caracteriza como reflexão-ação-(re)flexão-(re)ação (6 meses): Após a fase de volta às escolas, teremos uma nova avaliação e análise das atividades desenvolvidas. Fase 8. Finalização da Pesquisa-Ação (3 meses): Organização e sistematização das reflexões da pesquisa-ação e do material didático - publicação em E-book.