Danilo Luiz Marques

DANILO LUIZ MARQUES

          Doutorou-se em História Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 2018, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Izilda Santos de Matos, onde defendeu a tese Sob a “Sombra” de Palmares: escravidão, memória e resistência na Alagoas oitocentista, com período sanduíche na Michigan State University (MSU), nos EUA. Possui mestrado (2013) em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Odila Leite da Silva Dias, onde defendeu a dissertação Sobreviver e Resistir: os caminhos para a liberdade de africanas livres e escravas em Maceió (1849-1888). Licenciado em História pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é professor do curso de História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Lattes http://lattes.cnpq.br/5170508611402457

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientação: História Social da Escravidão, Emancipações e Pós-Abolição, Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, História do Movimento Negro no Brasil.

E-mail:  danilo.marques@ichca.ufal.br 

Projetos de pesquisa em andamento:

1.Emancipações e Pós abolição em Alagoas

Este projeto de pesquisa visa contribuir para o debate da história social da escravidão e do pós-abolição em Alagoas, atento aos processos de emancipação e às lutas por liberdade e cidadania anteriores e posteriores ao 13 de maio de 1888. Destaca ao papel que pessoas escravizadas, libertas e “livres de cor” desempenharam na conjuntura de desestabilização da instituição escrava, por meio de suas trajetórias individuais e/ou coletivas. Objetiva-se aprofundar as discussões sobre os significados da liberdade, abolicionismos e lutas por direitos e conquistas de lugares sociais antes e depois da assinatura da Lei Áurea.

2.NEABI/UFAL: AÇÕES AFIRMATIVAS E HISTÓRIAS DO MOVIMENTO NEGRO EM ALAGOAS (1980-2020)

A história dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs), vinculados às Instituições de Ensino Superior do Brasil, tem início em 1980, com a criação do Centro de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que se tornaria NEAB, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, em 1983. Desde então, outras IES (Instituição de Ensino Superior) públicas e privadas passaram a criar órgãos correlatos, privilegiando a sigla NEAB. Esses núcleos, junto com o Movimento Negro Brasileiro, impulsionaram os debates e a implementação de ações afirmativas no Brasil, sobretudo, a partir dos anos 2000. A crescente inserção de militantes afrodescendentes nas universidades possibilitou a aproximação desses/as profissionais no primeiro Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (COPENE) e a criação da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), realizado de 22 a 25 de novembro de 2000, em Recife (Pernambuco). Atualmente, os NEABs passaram a incluir no rol de pesquisas os estudos indígenas, denominando-se NEABIs (Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), e estimulando a aplicação das Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008, que alteram a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), implementando o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena na Rede de Ensino, bem como o acesso e permanência de estudantes negros (pretos e pardos), quilombolas e indígenas nos cursos de graduação e pós-graduação das IES púbicas. Os NEABIs, também estão presentes em universidades estaduais e nos institutos federais (IFs). Nacionalmente, os núcleos estão organizados através do Consórcio de NEABs, NEABIs e Grupos Correlatos (CONNEABs). Isto posto, a presente pesquisa tem como objetivo estudar o Movimento Social Negro contemporâneo em Alagoas, acompanhando, assim, a implementação de políticas de ações afirmativas na UFAL, através da atuação do NEABI/UFAL.

3.Pesquisa Historiográfica e Etnográfica da Capoeira em Alagoas

O objetivo geral do TED no 02/2022 é desenvolver pesquisa historiográfica etnográfica sobre a Capoeira no Estado de Alagoas com vistas à complementação do Dossiê de Registro da Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em consonância ao Decreto no 3.551/2000 e ao Termo de Referência para Salvaguarda de Bens Registrados instituído pela Portaria no299/2015.O referido TED demanda ainda os seguintes objetivos específicos:- Realizar levantamento do Histórico dos Registros da Capoeira pelo Iphan;- Descrever o bem de forma pormenorizada, possibilitando a apreensão de sua complexidade e contemplando a identificação de seus agentes e significados atribuídos;- Apresentar referências à formação e continuidade histórica do bem, assim como às transformações ao longo do tempo;- Descrever o contexto cultural específico e outras informações consideradas pertinentes durante o desenvolvimento dos trabalhos;- Avaliar as condições em que a Capoeira se encontra, com descrição e análise de riscos potenciais e efetivos à sua continuidade;- Discorrer sobre a Capoeira na Serra da Barriga;- Colher depoimentos de Mestres de Capoeira em Alagoas, incluindo Região Metropolitana de Maceió e principais cidades do interior.