Antonio Alves Bezerra

ANTONIO ALVES BEZERRA 

          Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1999); Mestrado em História - História Social, PUC/SP (2002); Especialização em Cultura & Cidadania, UNICAMP/SEE/CENP (2006); Formação de Governante pela Escola de Governo de São Paulo, USP (2003); Doutorado em História - História Social PUC/SP (2011). Experiência como professor de História na educação básica tendo atuado até dezembro de 2013 no Ensino Fundamental e Médio junto as Secretarias de Educação do estado de São Paulo e do município de São Paulo, experiência como professor-coordenador pedagógico e vice-diretor de escola na SEE/SP. Dedica-se, atualmente, a estudar temas como exclusão social, reforma agrária, imprensa popular e MST, políticas educacionais de formação continuada de alunos e professores em nível de graduação e pós graduação, comprometido, sobretudo, com a disciplina de Prática de Ensino de História e Estágio Supervisionado - ICHCA /UFAL, Campus de Maceió. Vinculado aos grupos de pesquisa do CNPq: Grupo de Estudo Ensino, História e Docência (GEEHD), da Universidade Federal de Alagoas e do Grupo de pesquisa História, Religião e Política no Mundo Contemporâneo, do(a) Universidade Federal de Mato Grosso.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9534474333315783

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientação: Exclusão social, reforma agrária, imprensa popular e MST, políticas educacionais de formação continuada de alunos e professores em nível de graduação e pós graduação, comprometido, sobretudo, com a disciplina de Prática de Ensino de História e Estágio Supervisionado.

E-mail: antonio.bezerra@ichca.ufal.br 

Projetos de pesquisa em andamento:

1.História, Patrimônio e Memória: leitura e escrita na construção do processo identitário de um povo/nação

Discutir textos teóricos à luz de experiências práticas bem sucedidas de professores e estudantes de licenciatura em história que atuam, e/ou que irão atuar na Educação Básica no estado de Alagoas e/ou em outras regiões do país. Construir e desenvolver ações teóricas e práticas com fulcro na formação inicial e continuada de professores de história em diálogo com o Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID/UFAL) e Residência Pedagógica do MEC/CAPES. Construir caminhos seguros para que o professor iniciante ou já atuante de história na rede regular de ensino busque continuamente a sua valorização profissional e a construção da identidade docente, zelando, decerto pela sua formação inicial e continuada e atentos aos conflitos políticos e sociais do seu tempo que insistem em desqualificar a docência em detrimento de propostas liberalizantes que esvaziam o político das tomadas de decisões, enfraquecendo, assim, os processos e as conquistas democráticas da sociedade.

2.O Saber e o Fazer dos Professores de História nas Escolas de Alagoas: Análise dos Relatórios de Estágio Supervisionado IV

O projeto intitulado O Saber e o Fazer dos Professores de História nas Escolas de Alagoas: Análise dos Relatórios de Estágio Supervisionado IV: 2017-2020 produzidos por graduandos matriculados no VIII período do curso de Licenciatura em História da UFAL busca coletar, sistematizar e problematizar informações acerca das escolas públicas alagoanas com foco na formação inicial dos graduandos e na atuação dos já então professores de história. Igualmente, busca-se problematizar a forma como estes professores conduzem o currículo oficial da disciplina de história nas escolas, bem como a sua postura face aos conflitos inerentes às salas de aula na Educação Básica, envolvendo outros professores, estudantes das turmas nas quais ministram aulas e a sua relação com os graduandos de história em situação de estagiários. Por se tratar de documento relevante para se compreender as interfaces do sistema público de ensino de Alagoas, assim como o currículo do ensino de história no estado, nota-se que os Relatórios de Estágios produzidos no âmbito da universidade têm muito a nos dizer, trazendo elementos fundamentais para repensarmos, inclusive, a formação inicial dos graduandos em história. Indica-se que os relatórios produzidos no percurso de 2017 a 2020 encontram-se arquivados na UFAL sob a guarda do Laboratório de Ensino de História, alocado no ICHCA, servirão de suporte documental para o desenvolvimento do projeto em tela. Destaca-se que, apesar do curso de licenciatura em história da UFAL se apresentar com mais de quatro décadas, nota-se um silêncio quanto à produção de referenciais teóricos na área de ensino de história no estado de Alagoas não apenas pela UFAL, mas, também, pelas demais Instituições de Ensino Superior do estado que formam professores de história. Por seu turno, se percebe alguns entraves quanto a compreensão da prática docente na universidade e, também, nas escolas de Educação Básica. Igualmente, há silêncios no que tange a percepção de eixos norteadores que indiquem a qualidade do ensino de história nas escolas colocado em prática nas salas de aulas no estado, assim como informações que definam com clareza o perfil do professor de história que foram formados no curso de história Licenciatura da UFAL, bem como indicadores que revelem os caminhos percorridos pelos egressos do curso de história – licenciatura desta universidade após a sua formação inicial. Em face disso, salienta-se incipiente produção de referenciais teóricos sobre o ensino de história no estado, sobre as práticas docentes da mesma disciplina e sobre as metodologias de trabalho utilizadas em sala de aula pelos professores. Explicita-se que os relatórios de estágios que serão analisados foram produzidos pelos estudantes sob a orientação do professor de Estágio Curricular obrigatório do curso em apreço a partir de sua reorganização em 2015 com as novas Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores. Por fim, a partir desta proposta de pesquisa e de posse dos resultados, procuraremos melhorar a formação dos estudantes de história a partir das reflexões acerca de nossas práticas pedagógicas no curso.