Núcleos e Laboratórios
Documento, Imagens e Narrativas (Cadastro CNPq 2003)
O grupo abarca atualmente duas linhas de pesquisa: 1. Historicidade, Narrativas e Metodologias que tem como proposta desenvolver ensaios analíticos, interpretativos e críticos dos diversos estilos historiográficos; 2. Memória Social, Representação e Informação que tem como objetivo mapear e identificar tipos de representação da memória social vinculados a cultura material e imaterial de Alagoas. Estabelecer interfaces entre a informação, a representação e a memória pessoal e coletiva. O Grupo tem contribuído de forma interdisciplinar com uma experiência epistemológica de pesquisa e ensino no âmbito dos cursos de História, Biblioteconomia, Ciências Sociais e Arquitetura. Atua na promoção de intercâmbios científicos e culturais; na participação e produção de eventos científicos e culturais; na fomentação da Memória Social e suas formas de preservação. Dentre suas projeções vislumbra-se a divulgação do conhecimento na área de Ciências Humanas em suas múltiplas formas midiáticas.
Professores Vinculados: Arrisete Cleide de Lemos Costa, Maria de Lourdes Lima e Janaina Cardoso de Mello.
Grupo de Estudos Ensino, História e Docência (GEEHD) (Cadastro CNPq 2023)
O Grupo de Estudos Ensino, História e Docência desenvolve pesquisas voltadas para a formação inicial e continuada de professores pesquisadores em Ensino de História tendo como foco principal o desenvolvimento de debates, reflexões acerca da formação pedagógica dos professores de história, utilizando-nos das práticas e saberes dos professores no ambiente escolar para a produção de novas reflexões na área de ensino desta disciplina, gerando referências e possibilitando a inserção de novos sujeitos no campo da pesquisa em ensino de história. Nesse sentido, a proposta deste Grupo de Estudos está ancorada nos projetos institucionais de formação inicial de professores de história (PIBID/PRP), mas também nos saberes da docência nos momentos de Estágio Supervisionado Obrigatório. Assim, integram este Grupo professores universitários, discentes do curso de graduação - licenciatura em História e do PPGH, assim como os professores de História da rede pública de ensino de Alagoas.
Professor vinculado: Antonio Alves Bezerra
Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS) (Cadastro CNPq 2018)
Nas últimas décadas, a história incorporou as categorias gênero (SCOTT, 1990; MATOS, 1998; PEDRO, 2005;) e sexualidade (RAGO, 2001; ALBUQUERQUE JUNIOR, 2007), nas análises historiográficas. Tais apropriações são efeitos de uma série de transformações político-sociais (movimentos feministas, negros, gays, lésbicos, trans, queer, etc.) e epistemológicas (história das mulheres e das relações de gênero; estudos pós-estruturalistas, pós-coloniais e queer, etc.), que, na oficina de Clio, se traduz na constituição de novos objetos, abordagens e problemáticas. O Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS), se insere nesse contexto de transformações político-epistemológicas e de renovação dos domínios da história. Dentre os objetivos do grupo estão: possibilitar discussões sobre gênero e sexualidade, que sirvam como ferramentas de pesquisa, ensino e extensão; promover estudos e pesquisas em torno do gênero e da sexualidade como categorias de análises históricas interseccionais; contribuir para a formação dos/das discentes, apresentando-lhes outras possibilidades de produção histórica.
Professor vinculado: Elias Ferreira Veras
Grupo de Estudos em História Indígena no Brasil Republicano
Criado em maio de 2022, o grupo desenvolve pesquisas históricas que contribuam para a desconstrução de narrativas históricas e historiográficas racistas sobre os povos originários do Brasil, refletindo sobre o protagonismo desses grupos em processos históricos ao longo dos séculos XX e XXI, ocupando espaços sociais diversificados como estratégias de (re)existência. A proposta é construir outras narrativas sobre a História do Brasil republicano a partir da perspectiva do protagonismo de sujeitos e coletividades indígenas como agentes políticos e sociais. Além disso, seus pesquisadores e pesquisadoras trabalham em divulgação científica, compartilhando os resultados de suas pesquisas em eventos acadêmicos e não-acadêmicos, ações e cursos de extensão e redes sociais. O grupo também promove atividades de engajamento político, em diálogo com os movimentos indígenas, a partir de ideias e práticas decoloniais. Suas linhas de pesquisa são: Movimentos e (re)existências indígenas; Estado e políticas indigenistas e Ensino de História Indígena. Os debates transversais são: História e memória; Trajetórias políticas e de vida; Genocídios e racismos; Gênero e etnia; Direitos indígenas; Colonialidade e decolonialidade.
Professora vinculada: Michelle Reis de Macedo
Grupo de Estudos sobre Territórios Atlânticos (GETA) (Cadastro CNPq 2020)
O Grupo foi criado durante a pandemia com a proposta de debater temas sobre as sociedades que estiveram envolvidas de diferentes formas com o tráfico atlântico de escravizados entre os séculos XVII e XIX. As primeiras atuações do Grupo foram a de agregar pesquisadores interessados na temática, e também alunos dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em História que vem realizando estudos dialogam com História da África e História Atlântica. Atualmente o grupo conta com a participação de professores da UNILAB/Campus Malês, Pós-Graduandos da UFAL, da UFPE, da PUC-RJ, da UFF e alunos da Graduação da UFAL. Entre as atividades realizadas destacamos reuniões periódicas onde são debatidas pesquisas realizadas pelos membros do Grupo. Outra frente de atuação é o compartilhamento de fontes primárias originais e transcrições de documentos de instituições como o AHNA (Arquivo Histórico Nacional de Angola), AHU (Arquivo Histórico Ultramarino), AHCML (Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Luanda) e do ANTT (Arquivo Nacional da Torre do Tombo), fontes essas que vem contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de monografias de conclusão de curso, dissertações e teses. Destaca-se nesse ponto a importância da socialização de documentos que fazem parte de acervos de instituições angolanas, principalmente pela dificuldade de acesso a essas fontes. Durante a pandemia, o GETA realizou uma série de entrevistas com professores especialistas em História da África Centro Ocidental e que estão disponíveis no canal do CPDHis do nosso curso.
Professora vinculada: Flávia Maria de Carvalho
Grupo de Estudos Medievais - Vivarium (Cadastro CNPq 2010)
O grupo de pesquisa tem seus estudos voltados para a reflexão sobre a cultura escrita e visual medieval europeia e africana, especialmente aquelas produzidas em códices. Analisa também as formas de transmissão e recepção desse material cultural nos aspectos formais, estruturais e de funcionamento, pensado não somente no seu contexto de produção, séculos V à XV, mas também numa perspectiva da longa duração, o que permite refletir sobre sua influência na cultura e na religiosidade da sociedade do nordeste brasileiro. Está associado ao Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo – Vivarium, fundado em 2009 por professores/as do Departamento de História da UFMT para promover o estudo da História da Antiguidade Tardia e da Idade Média. Hoje o Vivarium conta com 12 pesquisadores de diversas Universidades Brasileiras e uma delas é a professora permanente do PPGH da UFAL Raquel Parmegiani, que coordena o Grupo de Estudos Medievais. Este grupo se reúne periodicamente com graduandos/as e mestrandos/as para discussões de textos, orientações para produção de TCC’s e dissertações, apresentação de trabalhos científicos em eventos, bem como a preparação de aluno/a da graduação para o ingresso no mestrado.
Professora vinculada: Raquel de Fátima Parmegiani
Laboratório de História da África Afro-brasileira (Cadastro CNPq 2011)
O grupo de pesquisa tem seus estudos na área de História da África e História étnico-racial, cultural e social no Brasil e na diáspora africana. Suas linhas de pesquisa são: Idade Média Africana, que tem por objetivo estudar a África na Idade Média, destacando a influência do cristianismo coopta e do islamismo na região norte desse continente; e, Cultura e Poder, estudando as relações de poder, desenvolvimento e transformações histórico-culturais da população negra no Brasil e na Diáspora.
Professor vinculado: Danilo Luiz Marques.
Site: https://sites.google.com/site/lahafro/.
Laboratório História e Estudo das Religiões (Cadastro CNPq 2012)
O LHiER iniciou suas atividades de articulação das pesquisas sobre religiões a partir do mapeamento de diferentes estudos, no Colóquio Desvendando as Religiões, em abril de 2012. O objetivo do laboratório é desenvolver pesquisas sobre religiões em diferentes temporalidades e espaços, numa perspectiva interdisciplinar. Sua atuação dá-se também na realização de atividades de extensão (eventos, cursos de aperfeiçoamento) estabelecendo redes com outros grupos em nível nacional e internacional. Além da divulgação em mídias eletrônicas da produção de seus membros e parceiros. Em 2021 o Laboratório publicou pela editora CRV sua primeira coletânea intitulada, “Dinâmicas religiosas na História: perspectivas socioculturais e políticas em debate”, organizada pelos professores permanentes do PPGH Irinéia Franco e Pedro Vasconcellos; o e-book gratuito foi financiamento com verba PROAP. Em 2023, o grupo coordenou o 14º Encontro Nacional de História da UFAL e 3º Simpósio Regional Nordeste da Associação Brasileira para Pesquisa e História das Religiões (ABHR), com a temática, “Religiões e movimentos sociais: desafios para a construção de uma democracia popular”. O evento contou com fomento da FAPEAL e apoio do PPGH. Entre sua comissão organizadora estavam mestrandos, egressos e docentes do Programa, além da participação de docentes e discentes da graduação.
Professores vinculados: Irinéia Maria Franco dos Santos e Pedro Lima Vasconcellos.
Laboratório de Pesquisas e Práticas de Ensino de História – LAPPEHis (Cadastro CNPq 2017)
O Laboratório de Pesquisas e Práticas de Ensino de História é coordenado pela professora permanente do PPGH, Lídia Baumgarten. A proposta do LAPPEHis é instigar os discentes (pós-graduação e graduação) e professores da rede pública a elaborarem material didático e realizarem pesquisas. Trata-se de propiciar debates mais profundos sobre o ensino de História em articulação com as produções de pesquisa, apresentando possibilidades inovadoras e significativas de incorporar suas pesquisas ao ensino de História para a Educação Básica e de pensar a prática a partir das pesquisas-ação, definidas como pesquisa de “reflexão-ação-avaliação-(re)ação”. O objetivo é que os discentes e professores utilizem o material didático nas escolas da rede pública (aulas, projetos e estágios/Programa Residência Pedagógica/PIBID) e reflitam sobre as ações das práticas de ensino e seus resultados, como possibilidade de ressignificar o ensino de História por meio de novas práticas em sala de aula. Além disso, e tão importante quanto as ações e reflexões, são as atividades de socialização, que podem ocorrer com a elaboração de resumos, artigos científicos, comunicações, oficinas, minicursos a serem apresentados em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais. Linhas de pesquisas do LAPPEHis: Memória, Diversidade Cultural e História de Alagoas; Aprendizagem Histórica: Metodologias, Linguagens e Fontes Históricas; Formação de Professores e Ensino de História. Temáticas de Orientação: Formação de Professores de História (inicial e continuada); Educação Histórica; Ensino de História e Estágio Supervisionado; Ensino de História: suas Metodologias, Linguagens e Fontes Históricas; Ensino de História e o Programa Residência Pedagógica; Currículos e Políticas Públicas; Livros Didáticos, entre outros. Podem ser pesquisados também, temas relacionados às Culturas Regionais do amplo Patrimônio Histórico e Cultural – material e imaterial do Estado de Alagoas: Grupos de Folclore (tais como Folguedo, Pastoril, Coco de Roda); Culinária e Pratos Típicos Regionais; Artesanato (bordados, trançados em palha, cerâmica); Temas sobre o Cotidiano e Modos de Viver e suas Representações: (Crenças, Hábitos, Costumes, Tradições, Trabalho, Lazer). O LAPPEHis tem organizado anualmente o Seminário Nacional de Ensino de História da UFAL, voltado para os nossos discentes (pós-graduação e graduação) e de outras instituições, inclusive de outros Estados, e o Curso de Formação Continuada e Colaborativa: “O Ensino de História e a Formação da Consciência Histórica de Professores e Alunos”, direcionado para os nossos discentes e professores da Rede Regular de Ensino (público e privado), contando com a participação e colaboração de professores da UFAL, da UNEAL e de outras instituições.
Professor Associado: Lídia Baumgarten
Núcleo de Estudos Sociedade, escravidão e Mestiçagens (NESEM-UFAL) (Cadastro CNPq 2014)
o NESEM envolve estudantes da graduação e pós graduação do curso de História da UFAL e integra a Rede de Grupos de Pesquisa Escravidão e Mestiçagem, que tem sede no Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais. Os/as integrantes pesquisadores/as atuam em diversas áreas da produção do conhecimento histórico o que possibilita, ao Núcleo, tanto transitar quanto criar bases de forma segura na história local, regional e nacional. O NESEM atua nas linhas de pesquisa "Família, Igreja Católica e Sociedade no Brasil" e "História da Escravidão e das Mestiçagens" e atualmente está envolvido no projeto "História da Escravidão em Alagoas: conceitos, instituições, dinâmicas sociais, econômicas e culturais séculos XVIII e XIX (1750-1889)" dentro do programa BDAI (Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Institucional da Universidade Federal de Alagoas). Em 2019, organizou o IV Encontro Nacional na UFAL, com participação de renomados/as historiadores/as da área, como João José Reis e Mary Del Priori.
Professor vinculado: Gian Carlo de Melo Silva
Núcleo de Pesquisa, Extensão e Documentação do Sertão do São Francisco (NUPEDES)
Em 2019, foi criado o NUPEDS com o objetivo de organizar e catalogar a documentação do já desativado Instituto/Programa Xingó. Além da documentação administrativa e financeira, foram produzidas milhares de fotografias, projetos, relatórios, jornais, prospectos e livros em diferentes áreas. Este material necessita de organização para ficar disponível aos/as pesquisadores/as de diversos segmentos, embasar novos estudos e inspirar a produção de outras memórias. O tema é o sertão do São Francisco e suas histórias, da Colônia até a atualidade, com ênfase nas últimas décadas considerando que o acervo à nossa disposição data do fim do século XX. Partindo da evidência de que o sertão tem muitas histórias, busca-se retomar o estudo dos diferentes temas elencados abaixo, além de formar e preservar acervos históricos, seja no formato documental, fotográfico ou digitais. Com relação ao espaço e infraestrutura, o acervo NUPEDS localiza-se numa sala no Campus do Sertão/UFAL, no município de Delmiro Gouveia, Sertão do Baixo do Rio São Francisco, o que contribui muito para a interiorização das pesquisas. Destaca-se também o fato de muitos mestrandos/as do PPGH da UFAL serem graduados/as pelo curso de História do Campus do Sertão da UFAL.
Professor vinculado: Pedro Abelardo de Santana
LiterHis - Literatura e História (Cadastro CNPq 2022)
O grupo de pesquisa LiterHis - Literatura e História vincula-se ao PPGH/Ufal, e busca estudar os imbricamentos entre o devir histórico e suas (trans)figurações através da escrita literária, com ênfase em textos narrativos (romances, contos, novelas e crônicas). As repercussões do trabalho do grupo encontram-se nas possibilidades de exercícios inter/transdisciplinares, na ampliação das fontes de pesquisas historiográficas, na próprio redimensionamento das dimensões do literário, de modo a abranger escrituras e autorias não-canônicas, promovendo, como proposto por Walter Benjamin, a ação de se escovar a História a contrapelo.
Professora vinculada: Ana Cláudia Aymoré Martins