Grupos de pesquisa, Laboratórios e Núcleos

Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHis)

O CPDHis é o Centro de Pesquisa e Documentação Histórica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História e aos Cursos de Graduação em História, Bacharelado e Licenciatura, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA). Foi a primeira casa da Revista Crítica Histórica, periódico científico do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFAL)disponível para acesso gratuito. Seu colegiado é formado pelos seguintes professores permanentes do PPGH: Arrisete C. L. Costa, Anderson da Silva Almeida, Danilo Luiz Marques, Irinéia Maria Franco dos Santos e Michelle Reis de Macedo. Seu espaço é composto de duas salas, uma para reserva técnica, com mesas, cadeiras, dois computadores para consulta, um scanner planetário A2 com computador, uma mesa higienizadora, estantes e armário com portas e uma para a guarda do acervo documental. Em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, o colegiado do Centro decidiu criar um canal no Youtube (https://www.youtube.com/@cpdhisufal/about) para desenvolver atividades remotas dos cursos de graduação, pós-graduação e dos grupos e laboratórios de pesquisa. Foram produzidos, até o momento, 252 vídeos com uma adesão de 1.970 inscritos/as. O conteúdo é de acesso gratuito e inclui seminários, cursos de extensão, colóquios, aulas abertas, entrevistas, mesas de debate, reuniões de grupos de pesquisa, conferências, Fóruns do PPGH, simpósios temáticos, entre outros. Em um momento de grandes dificuldades, o canal serviu como espaço de continuidade das atividades dos cursos, e mais importante, como espaço de reforço dos laços de solidariedade e partilha entre docentes e discentes, além de fomentar um debate público e historiográfico nas redes sociais, ainda inédito nos cursos de História da UFAL. Com o retorno das atividades presenciais na Universidade, em 2022, o acervo geral do Centro passou por um novo processo de higienização e identificação. Em 2024, foi publicado o e-book Guia Geral do CPDHis, primeiro instrumento de pesquisa para divulgação da documentação. Essas atividades são desempenhadas por dois estagiários bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/Edital Pró-Saberes), e discentes do Bacharelado e do PPGH. O CPDHis também estabelece acordos técnico-científicos com diferentes instituições públicas e privadas de guarda documental no estado de Alagoas, para execução de projetos de tratamento, catalogação e digitalização de fontes históricas. Foram disponibilizados em 2024, dois outros catálogos, resultados de projetos e parcerias da docente permanente Irinéia Franco: Catálogo Seletivo: Correspondências do clero oitocentista no acervo do Arquivo Público de Alagoas; e, Catálogo Odè-Ayé. Fontes da imprensa sobre as religiões afrobrasileiras em Alagoas


Documento, Imagens e Narrativas (Cadastro CNPq 2003)


    O grupo abarca atualmente duas linhas de pesquisa: 1. Historicidade, Narrativas e Metodologias que tem como proposta desenvolver ensaios analíticos, interpretativos e críticos dos diversos estilos historiográficos; 2. Memória Social, Representação e Informação que tem como objetivo mapear e identificar tipos de representação da memória social vinculados a cultura material e imaterial de Alagoas. Estabelecer interfaces entre a informação, a representação e a memória pessoal e coletiva. O Grupo tem contribuído de forma interdisciplinar com uma experiência epistemológica de pesquisa e ensino no âmbito dos cursos de História, Biblioteconomia, Ciências Sociais e Arquitetura. Atua na promoção de intercâmbios científicos e culturais; na participação e produção de eventos científicos e culturais; na fomentação da Memória Social e suas formas de preservação. Dentre suas projeções vislumbra-se a divulgação do conhecimento na área de Ciências Humanas em suas múltiplas formas midiáticas. 

Professores Vinculados: Arrisete Cleide de Lemos Costa, Maria de Lourdes Lima e Janaina Cardoso de Mello.  



Grupo de Estudos Ensino, História e Docência (GEEHD) (Cadastro CNPq 2023)

O Grupo de Estudos Ensino, História e Docência desenvolve pesquisas voltadas para a formação inicial e continuada de professores pesquisadores em Ensino de História tendo como foco principal o desenvolvimento de debates, reflexões acerca da formação pedagógica dos professores de história, utilizando-nos das práticas e saberes dos professores no ambiente escolar para a produção de novas reflexões na área de ensino desta disciplina, gerando referências e possibilitando a inserção de novos sujeitos no campo da pesquisa em ensino de história. Nesse sentido, a proposta deste Grupo de Estudos está ancorada nos projetos institucionais de formação inicial de professores de história (PIBID/PRP), mas também nos saberes da docência nos momentos de Estágio Supervisionado Obrigatório. Assim, integram este Grupo professores universitários, discentes do curso de graduação - licenciatura em História e do PPGH, assim como os professores de História da rede pública de ensino de Alagoas.

Professor vinculado: Antonio Alves Bezerra


Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS) (Cadastro CNPq 2018)

     Nas últimas décadas, a história incorporou as categorias gênero (SCOTT, 1990; MATOS, 1998; PEDRO, 2005;) e sexualidade (RAGO, 2001; ALBUQUERQUE JUNIOR, 2007), nas análises historiográficas. Tais apropriações são efeitos de uma série de transformações político-sociais (movimentos feministas, negros, gays, lésbicos, trans, queer, etc.) e epistemológicas (história das mulheres e das relações de gênero; estudos pós-estruturalistas, pós-coloniais e queer, etc.), que, na oficina de Clio, se traduz na constituição de novos objetos, abordagens e problemáticas. O Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS), se insere nesse contexto de transformações político-epistemológicas e de renovação dos domínios da história. Dentre os objetivos do grupo estão: possibilitar discussões sobre gênero e sexualidade, que sirvam como ferramentas de pesquisa, ensino e extensão; promover estudos e pesquisas em torno do gênero e da sexualidade como categorias de análises históricas interseccionais; contribuir para a formação dos/das discentes, apresentando-lhes outras possibilidades de produção histórica. 

 Professor vinculado: Elias Ferreira Veras 



Grupo de Estudos em História Indígena no Brasil Republicano

    Criado em maio de 2022, o grupo desenvolve pesquisas históricas que contribuam para a desconstrução de narrativas históricas e historiográficas racistas sobre os povos originários do Brasil, refletindo sobre o protagonismo desses grupos em processos históricos ao longo dos séculos XX e XXI, ocupando espaços sociais diversificados como estratégias de (re)existência. A proposta é construir outras narrativas sobre a História do Brasil republicano a partir da perspectiva do protagonismo de sujeitos e coletividades indígenas como agentes políticos e sociais. Além disso, seus pesquisadores e pesquisadoras trabalham em divulgação científica, compartilhando os resultados de suas pesquisas em eventos acadêmicos e não-acadêmicos, ações e cursos de extensão e redes sociais. O grupo também promove atividades de engajamento político, em diálogo com os movimentos indígenas, a partir de ideias e práticas decoloniais. Suas linhas de pesquisa são: Movimentos e (re)existências indígenas; Estado e políticas indigenistas e Ensino de História Indígena. Os debates transversais são: História e memória; Trajetórias políticas e de vida; Genocídios e racismos; Gênero e etnia; Direitos indígenas; Colonialidade e decolonialidade.

Professora vinculada: Michelle Reis de Macedo



Grupo de Estudos sobre Territórios Atlânticos (GETA) (Cadastro CNPq 2020)

    O Grupo foi criado durante a pandemia com a proposta de debater temas sobre as sociedades que estiveram envolvidas de diferentes formas com o tráfico atlântico de escravizados entre os séculos XVII e XIX. As primeiras atuações do Grupo foram a de agregar pesquisadores interessados na temática, e também alunos dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em História que vem realizando estudos dialogam com História da África e História Atlântica. Atualmente o grupo conta com a participação de professores da UNILAB/Campus Malês, Pós-Graduandos da UFAL, da UFPE, da PUC-RJ, da UFF e alunos da Graduação da UFAL. Entre as atividades realizadas destacamos reuniões periódicas onde são debatidas pesquisas realizadas pelos membros do Grupo. Outra frente de atuação é o compartilhamento de fontes primárias originais e transcrições de documentos de instituições como o AHNA (Arquivo Histórico Nacional de Angola), AHU (Arquivo Histórico Ultramarino), AHCML (Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Luanda) e do ANTT (Arquivo Nacional da Torre do Tombo), fontes essas que vem contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de monografias de conclusão de curso, dissertações e teses. Destaca-se nesse ponto a importância da socialização de documentos que fazem parte de acervos de instituições angolanas, principalmente pela dificuldade de acesso a essas fontes. Durante a pandemia, o GETA realizou uma série de entrevistas com professores especialistas em História da África Centro Ocidental e que estão disponíveis no canal do CPDHis do nosso curso.

Professora vinculada: Flávia Maria de Carvalho



Grupo de Estudos Medievais - Vivarium (Cadastro CNPq 2010) 

O grupo de pesquisa tem seus estudos voltados para a reflexão sobre a cultura escrita e visual medieval europeia e africana, especialmente aquelas produzidas em códices. Analisa também as formas de transmissão e recepção desse material cultural nos aspectos formais, estruturais e de funcionamento, pensado não somente no seu contexto de produção, séculos V à XV, mas também numa perspectiva da longa duração, o que permite refletir sobre sua influência na cultura e na religiosidade da sociedade do nordeste brasileiro. Está associado ao Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo – Vivarium, fundado em 2009 por professores/as do Departamento de História da UFMT para promover o estudo da História da Antiguidade Tardia e da Idade Média. Hoje o Vivarium conta com 12 pesquisadores de diversas Universidades Brasileiras e uma delas é a professora permanente do PPGH da UFAL Raquel Parmegiani, que coordena o Grupo de Estudos Medievais. Este grupo se reúne periodicamente com graduandos/as e mestrandos/as para discussões de textos, orientações para produção de TCC’s e dissertações, apresentação de trabalhos científicos em eventos, bem como a preparação de aluno/a da graduação para o ingresso no mestrado.

Professora vinculada: Raquel de Fátima Parmegiani



Laboratório de História da África e Afro-brasileira (Cadastro CNPq 2011) 

    O grupo de pesquisa tem seus estudos na área de História da África e História étnico-racial, cultural e social no Brasil e na diáspora africana. Suas linhas de pesquisa são: Idade Média Africana, que tem por objetivo estudar a África na Idade Média, destacando a influência do cristianismo coopta e do islamismo na região norte desse continente; e, Cultura e Poder, estudando as relações de poder, desenvolvimento e transformações histórico-culturais da população negra no Brasil e na Diáspora.

Professor vinculado: Ana Paula Santana; Danilo Luiz Marques; Flávia Maria de Carvalho; Luana Teixeira; Willian Lucindo.

 Site: https://sites.google.com/site/lahafro/.  



Laboratório História e Estudo das Religiões (Cadastro CNPq 2012)

    O LHiER iniciou suas atividades de articulação das pesquisas sobre religiões a partir do mapeamento de diferentes estudos, no Colóquio Desvendando as Religiões, em abril de 2012. O objetivo do laboratório é desenvolver pesquisas sobre religiões em diferentes temporalidades e espaços, numa perspectiva interdisciplinar. Sua atuação dá-se também na realização de atividades de extensão (eventos, cursos de aperfeiçoamento) estabelecendo redes com outros grupos em nível nacional e internacional. Além da divulgação em mídias eletrônicas da produção de seus membros e parceiros. Em 2021 o Laboratório publicou pela editora CRV sua primeira coletânea intitulada, “Dinâmicas religiosas na História: perspectivas socioculturais e políticas em debate”, organizada pelos professores permanentes do PPGH Irinéia Franco e Pedro Vasconcellos; o e-book gratuito foi financiamento com verba PROAP. Em 2023, o grupo coordenou o 14º Encontro Nacional de História da UFAL e 3º Simpósio Regional Nordeste da Associação Brasileira para Pesquisa e História das Religiões (ABHR), com a temática, “Religiões e movimentos sociais: desafios para a construção de uma democracia popular”. O evento contou com fomento da FAPEAL e apoio do PPGH. Entre sua comissão organizadora estavam mestrandos, egressos e docentes do Programa, além da participação de docentes e discentes da graduação. 

Professores vinculados: Irinéia Maria Franco dos Santos e Pedro Lima Vasconcellos.

 Site: https://ichca.ufal.br/pesquisa/grupos/historia/lier-laboratorio-interdisciplinar-de-estudo-das-religioes-1



Laboratório de Leitura (Biblioteca de História). É um espaço que agrega um amplo acervo bibliográfico,  disponível aos pós-graduandos/as e graduandos/as, com obras da área de Humanas, sobretudo de História. O acesso é fácil, pois fica no mesmo prédio que o PPGH e os cursos de graduação em História (Bacharelado e Licenciatura). O acervo é composto por obras compradas pelo curso e/ou doadas por outras universidades ou por particulares. Reúne também cópias de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e de todas as dissertações de mestrado defendidas no PPGH. Atualmente, todo o acervo encontra-se com nova catalogação para atender à demanda de pesquisa de alunos/as e professores/as, que podem ter acesso aos livros nos dias e horários em que a Biblioteca fica aberta. O acervo atual de livros é de 3.261. Dissertações de mestrado e TCCs somam 917 exemplares e a coleção especial do GEAC (Grupo de Estudos de América Colonial), 463 livros, num total geral de 4.946 volumes. O empréstimo do material está sendo feito sob controle dos estudantes estagiários, bolsistas e voluntários da graduação, com supervisão do colegiado do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHis). Apesar das dificuldades decorrentes da pandemia, o acervo de livros cresceu consideravelmente, o que vem contribuindo muito para os trabalhos de pesquisa. 


Laboratório de Pesquisas e Práticas de Ensino de História – LAPPEHis (Cadastro CNPq 2017)

 O Laboratório de Pesquisas e Práticas de Ensino de História é coordenado pela professora permanente do PPGH, Lídia Baumgarten. A proposta do LAPPEHis é instigar os discentes (pós-graduação e graduação) e professores da rede pública a elaborarem material didático e realizarem pesquisas. Trata-se de propiciar debates mais profundos sobre o ensino de História em articulação com as produções de pesquisa, apresentando possibilidades inovadoras e significativas de incorporar suas pesquisas ao ensino de História para a Educação Básica e de pensar a prática a partir das pesquisas-ação, definidas como pesquisa de “reflexão-ação-avaliação-(re)ação”. O objetivo é que os discentes e professores utilizem o material didático nas escolas da rede pública (aulas, projetos e estágios/Programa Residência Pedagógica/PIBID) e reflitam sobre as ações das práticas de ensino e seus resultados, como possibilidade de ressignificar o ensino de História por meio de novas práticas em sala de aula. Além disso, e tão importante quanto as ações e reflexões, são as atividades de socialização, que podem ocorrer com a elaboração de resumos, artigos científicos, comunicações, oficinas, minicursos a serem apresentados em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais. Linhas de pesquisas do LAPPEHis: Memória, Diversidade Cultural e História de Alagoas; Aprendizagem Histórica: Metodologias, Linguagens e Fontes Históricas; Formação de Professores e Ensino de História. Temáticas de OrientaçãoFormação de Professores de História (inicial e continuada); Educação Histórica; Ensino de História e Estágio Supervisionado; Ensino de História: suas Metodologias, Linguagens e Fontes Históricas; Ensino de História e o Programa Residência Pedagógica; Currículos e Políticas Públicas; Livros Didáticos, entre outros. Podem ser pesquisados também, temas relacionados às Culturas Regionais do amplo Patrimônio Histórico e Cultural – material e imaterial do Estado de Alagoas: Grupos de Folclore (tais como Folguedo, Pastoril, Coco de Roda); Culinária e Pratos Típicos Regionais; Artesanato (bordados, trançados em palha, cerâmica); Temas sobre o Cotidiano e Modos de Viver e suas Representações: (Crenças, Hábitos, Costumes, Tradições, Trabalho, Lazer). O LAPPEHis tem organizado anualmente o Seminário Nacional de Ensino de História da UFAL, voltado para os nossos discentes (pós-graduação e graduação) e de outras instituições, inclusive de outros Estados, e o Curso de Formação Continuada e Colaborativa: “O Ensino de História e a Formação da Consciência Histórica de Professores e Alunos”, direcionado para os nossos discentes e professores da Rede Regular de Ensino (público e privado), contando com a participação e colaboração de professores da UFAL, da UNEAL e de outras instituições.

Professor Associado: Lídia Baumgarten


Núcleo de Estudos Sociedade, escravidão e Mestiçagens (NESEM-UFAL) (Cadastro CNPq 2014)

o NESEM envolve estudantes da graduação e pós graduação do curso de História da UFAL e integra a Rede de Grupos de Pesquisa Escravidão e Mestiçagem, que tem sede no Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais. Os/as integrantes pesquisadores/as atuam em diversas áreas da produção do conhecimento histórico o que possibilita, ao Núcleo, tanto transitar quanto criar bases de forma segura na história local, regional e nacional. O NESEM atua nas linhas de pesquisa "Família, Igreja Católica e Sociedade no Brasil" e "História da Escravidão e das Mestiçagens" e atualmente está envolvido no projeto "História da Escravidão em Alagoas: conceitos, instituições, dinâmicas sociais, econômicas e culturais séculos XVIII e XIX (1750-1889)" dentro do programa BDAI (Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Institucional da Universidade Federal de Alagoas). Em 2019, organizou o IV Encontro Nacional na UFAL, com participação de renomados/as historiadores/as da área, como João José Reis e Mary Del Priori.

Professor vinculado: Gian Carlo de Melo Silva


Núcleo de Pesquisa, Extensão e Documentação do Sertão do São Francisco (NUPEDES)

Em 2019, foi criado o NUPEDS com o objetivo de organizar e catalogar a documentação do já desativado Instituto/Programa Xingó. Além da documentação administrativa e financeira, foram produzidas milhares de fotografias, projetos, relatórios, jornais, prospectos e livros em diferentes áreas. Este material necessita de organização para ficar disponível aos/as pesquisadores/as de diversos segmentos, embasar novos estudos e inspirar a produção de outras memórias. O tema é o sertão do São Francisco e suas histórias, da Colônia até a atualidade, com ênfase nas últimas décadas considerando que o acervo à nossa disposição data do fim do século XX. Partindo da evidência de que o sertão tem muitas histórias, busca-se retomar o estudo dos diferentes temas elencados abaixo, além de formar e preservar acervos históricos, seja no formato documental, fotográfico ou digitais. Com relação ao espaço e infraestrutura, o acervo NUPEDS localiza-se numa sala no Campus do Sertão/UFAL, no município de Delmiro Gouveia, Sertão do Baixo do Rio São Francisco, o que contribui muito para a interiorização das pesquisas. Destaca-se também o fato de muitos mestrandos/as do PPGH da UFAL serem graduados/as pelo curso de História do Campus do Sertão da UFAL.

Professor vinculado: Pedro Abelardo de Santana


LiterHis - Literatura e História (Cadastro CNPq 2022)

O grupo de pesquisa LiterHis - Literatura e História vincula-se ao PPGH/Ufal, e busca estudar os imbricamentos entre o devir histórico e suas (trans)figurações através da escrita literária, com ênfase em textos narrativos (romances, contos, novelas e crônicas). As repercussões do trabalho do grupo encontram-se nas possibilidades de exercícios inter/transdisciplinares, na ampliação das fontes de pesquisas historiográficas, na próprio redimensionamento das dimensões do literário, de modo a abranger escrituras e autorias não-canônicas, promovendo, como proposto por Walter Benjamin, a ação de se escovar a História a contrapelo.

Professora vinculada: Ana Cláudia Aymoré Martins