VI Colóquio Diálogos Interdisciplinares sobre Gênero, Raça e Sexualidade: circuito dos afetos

26/07/2024 08h49 - Atualizado em 26/07/2024 às 08h49

O Colóquio Diálogos Interdisciplinares sobre Gênero, Raça e Sexualidade é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS/CNPq) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da mesma instituição. O encontro parte dos referenciais teóricos promovidos pela interseccionalidade (Kimberlé CRENSHAW, 2002; Ângela DAVIS, 2016, Lélia GONZALEZ, 2020) para pensar gênero, raça e sexualidade (Judith BUTLER; 2003; Michel FOUCAULT, 2009; Letícia NASCIMENTO, 2021; Joan SCOTT, 1995), inserindo-se em um contexto de transformações político-epistemológicas, promovidas pelos movimentos feminista, negro e LGBTQIA+ que marcam o mundo político-acadêmico contemporâneo. Nas últimas cinco edições, as mesas-redondas reuniram palestrantes de diferentes regiões/instituições do país, também aconteceram sessões de seminários de pesquisa, nos quais os/as integrantes do GEPHGS (graduandos/as, mestrando/as) apresentaram suas pesquisas. O evento tem como finalidade promover uma discussão ampla e diversificada sobre gênero, sexualidade e raça a partir de uma perspectiva histórica e interdisciplinar. O encontro articula graduação e pós-graduação em História, diferentes instituições e grupos de pesquisa em gênero e sexualidade, além de estender o diálogo aos/às professores/as da educação básica e aos movimentos sociais. A sexta edição, prevista para acontecer na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió (AL), nos dias 17, 18, 19 e 20 de setembro de 2024, intenciona ampliar os diálogos e parcerias iniciadas nas edições anteriores e, pela primeira vez, a programação será composta por simpósios temáticos.

Inscrições abertas no site