15º Encontro Nacional de História da UFAL - "História presente, futuro ancestral: Povos indígenas em retomada"

- Atualizado em
 | nothing

O 15º Encontro Nacional de História da UFAL será realizado, presencialmente, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) entre os dias 8 e 10 de outubro de 2024. Com o tema “História presente, futuro ancestral: Povos indígenas em retomada”, o destaque será o protagonismo dos povos indígenas nas relações sociais e políticas estabelecidas com o Estado brasileiro e a sociedade não-indígena ao longo da História do Brasil. Apesar dos avanços, políticos, jurídicos e científicos, muitas práticas racistas ainda são empregadas para negar a legitimidade das reivindicações dos povos indígenas pelo direito ao território e à autodeterminação, elementos fundamentais para sua sobrevivência física e sociocultural. O desconhecimento e/ou a falta de comoção social com os diversos tipos de violência sofrida por esses povos acabam por reproduzir relações coloniais que persistem na sociedade brasileira. Portanto, o evento terá como objetivo desenvolver debates públicos que combatam narrativas racistas, baseadas em preceitos colonialistas, que invisibilizam a presença e os saberes dos povos indígenas na sociedade. E, a partir daí, em diálogo com eles, pretende refletir sobre como a História do Brasil pode ser reescrita a partir de uma perspectiva pluriétnica, destacando os protagonismos de coletividades e sujeitos indígenas. Aprendendo com os saberes ancestrais desses povos, pretende-se, também, refletir sobre caminhos possíveis para a superação de crises humanitárias e ambientais.

A programação será composta por rodas de conversa, simpósios temáticos, minicursos, oficinas e lançamento de livros. Além disso, teremos atividades culturais e de acolhimento e autocuidado. Os convidados que conduzirão as rodas de conversa são intelectuais indígenas, de povos e regiões diferentes, que ocupam os espaços das universidades para lutar por seus direitos e propor projetos políticos que promovam a vida.

Inscrições abertas no site