Luana Teixeira

LUANA TEIXEIRA (Professora Colaboradora)

            Doutora em História na Universidade Federal de Pernambuco (2016). Mestra em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (2012) e Mestra em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Investiga temas ligados ao patrimônio cultural, história do Brasil (séculos XIX e XX), comunidades quilombolas e tradicionais, história social do trabalho, da escravidão e do pós-abolição. Atua em projetos de desenvolvimento de bancos de dados, educação patrimonial e turismo histórico. É autora do livro “Negócios da escravidão em Alagoas: o comércio interprovincial de escravos em Maceió e Penedo”.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6723578094257526

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientação: escravidão e pós-abolição no Brasil, história social do Brasil Império, patrimônio cultural.

E-mail: luateixeira1@yahoo.com.br

Projeto de pesquisa em andamento:

Trânsitos no Brasil Imperial: Banco de Dados Histórico

Informações nominais sobre um conjunto grande de pessoas escravizadas são fundamentais para conhecer a vida dos trabalhadores/as que contribuíram para formar esse país. A sistematização dessas informações em banco de dados acessíveis ao público tem mobilizado programas de diversas universidades no Brasil e no exterior, em um esforço conjunto para coletar e disponibilizar informações sobre os mais de 12 milhões de africanos forçados a sair da África durante os mais de três séculos de vigência do tráfico transatlântico de escravos. O projeto busca inserir a Universidade Federal de Alagoas nessa rede acadêmica, construindo uma plataforma de divulgação do banco de dados pré-existente e viabilizando que através dele sejam agregadas informações de fontes análogas em outras partes do Brasil. Simultaneamente, pretende produzir material que subsidie a utilização pedagógica desse instrumento de pesquisa no âmbito do Ensino Fundamental, projetando sua utilização no Sistema Básico de Ensino. Consiste numa reformulação de “Famílias cativas, famílias cidadãs: trajetórias da escravidão ao Pós-abolição” originalmente apresentado no Plano de Atividades Acadêmicas.