Tópicos Especiais em História e Historiografia da Classe Trabalhadora
Tópicos Especiais de História e Historigrafia da Classe Trabalhadora.pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
CURSO:
PERÍODO LETIVO:
MESTRADO E DOUTORADO EM HISTÓRIA
2025/02
DISCIPLINA:
SIGLA:
TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA E
PPGH023
HISTORIOGRAFIA DA CLASSE TRABALHADORA
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 HA
CRÉDITOS: 4
Professores: AIRTON DE SOUZA MELO
ANDERSON VIEIRA MOURA
E-mails: airton_sm@hotmail.com / anderson.moura@ichca.ufal.br
Horário das aulas: quintasLocal: Sala da
Horário e local de
feiras (14h)
Pós-Graduação / Google Meet
atendimento: a combinar.
2. EMENTA
O curso pretende discutir a produção historiográfica recente sobre a história do trabalho no
Brasil, visando identificar as principais linhas de interpretação acerca do tema, uso das fontes e
as principais temáticas abordadas. O curso será dado em quinze sessões e constará, em um
primeiro momento, de aulas dialogadas com especialistas em temáticas previamente
selecionadas. Em seguida, teremos seminários de leitura em que as/os alunas/os apresentarão
sumários dos textos, enfatizando os tópicos selecionados. O número de sessões reservado para
cada texto levará em consideração a sua complexidade e tamanho e poderá variar de acordo com
a dinâmica da discussão.
3. OBJETIVOS
3.1 GERAL (Conforme PPC do curso)
Propor um amplo panorama de discussão acerca dos fundamentos históricos e metodológicos
do trabalho, evidenciando a multiplicidade das abordagens, com ênfase na pesquisa histórica.
3.2 ESPECÍFICOS (Se houver)
- Apresentar de maneira introdutória alguns autores que se dedicam ao estudo proposto e a
atualidade do tema;
- Discutir possibilidades metodológicas da pesquisa sobre o trabalho em consonância com a
situação arquivística.
4. PROCEDIMENTOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Discussão dos textos previamente definidos e colocados à disposição das/os alunas/os.
5. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Leitura e discussão de todos os textos programados para cada aula;
Presença e participação assíduas nas aulas (Exercício Avaliativo 1);
Apresentação dos textos selecionados por meio de seminário (Exercício Avaliativo 2);
Trabalho final em forma de artigo (Exercício Avaliativo 3). O artigo deve conter:
o No mínimo 12 e no máximo 18 páginas;
o Texto em formato .doc, .docx ou similares, fonte Georgia, tamanho 13,
espaçamento 1,5, alinhamento justificado, margens 2,5 cm;
o Introdução, desenvolvimento, conclusão ou considerações finais; bibliografia no
final do texto. Não precisa de capa e folha de rosto;
o Enviar para: anderson.moura@ichca.ufal.br
o Prazo final: 28 de dezembro de 2025.
6. OBSERVAÇÕES
Comunicar imediatamente os docentes de quaisquer problemas que sejam impeditivos
para acompanhar a disciplina de forma regular;
Solicita-se as/aos discentes encarecidamente:
o Não utilizar equipamentos eletrônicos durante a aula, exceto para anotações;
o Não gravar das aulas, quer em vídeo, quer em áudio;
o Não cometer plágio (parcial ou total) ou terceirizações de textos avaliativos;
o Não responder a chamada por terceiros;
o Não utilizar inteligência artificial para a produção de avaliações.
Expressar-se de forma clara, articulada e educada nos debate em sala de aula;
Ingressar na turma via plataforma Google Classroom e acompanhar os debates, avisos e
postagem de textos;
Informações sobre quantidade de faltas, trancamento da disciplina, atestados médicos ou
qualquer
outra
deve
ser
dirigida
à
Coordenação
do
PPGH:
coordenacao.ppghufal@gmail.com
Os termos aqui descritos de avaliação, de presença e as datas de aula poderão sofrer
ajustes pontuais, a depender de eventos ou circunstâncias imprevistas, sempre avisados
com antecedência;
Saúde mental é algo muito importante, não descuide da sua. Se você necessitar de ajuda
psicológica, entre em contato com a Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), que fica
localizado no prédio da Reitoria. Contatos: acolhimentopsicologico.proest@gmail.com e
psicologia@proest.ufal.br (82 3214-1081)
Datas
7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/CRONOGRAMA
Conteúdo
Aula 1: 10/07
Apresentação do curso, ementa e professores.
História do Trabalho: métodos, conceitos, mudanças e permanências
17/07
Não haverá aula (33º SNH-BH)
Aula 2: 24/07
Atualidade de Thompson: Tyrone Cândido (UECE)
Aula 3: 31/07
Trabalho e gênero: Gláucia Fraccaro (UFSC)
Aula 4: 07/08
O abolicionismo como campanha trabalhista: Felipe Souza (PUC-RJ)
14/08
Não haverá aula (VII CDIGRS-UFAL)
Aula 5: 21/08
Trabalho e indigenismo: Rafael Ale Rocha (UFAM)
28/08
Não haverá aula (V Jornada de Debates em História-UFAM)
Aula 6: 04/09
Trabalho e biografia: Lucas Porto (UFPR)
Aula 7: 11/09
Trabalho e escravidão: Jessyka Costa (UFAM)
Aula 8: 18/09
História do Trabalho em Alagoas: Osvaldo Maciel (UFAL)
Aula 9: 25/09
Seminários
Aula 10: 02/10
Seminários
Aula 11: 09/10
Seminários
Aula 12: 16/10
Seminários
Aula 13: 23/10
Seminários
Aula 14: 30/10
Seminários
Aula 15: 06/11
Encerramento do curso e orientações para a elaboração dos trabalhos
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BATALHA, Cláudio. "A historiografia da classe operária no Brasil: trajetórias e tendências". In:
FREITAS, Marcos Cesar de (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo:
Contexto, 2007, p. 145-158.
BATALHA, Cláudio; SILVA, Fernando Teixeira da; e FORTES, Alexandre. Culturas de classe: i
dentidade e diversidade na formação do operariado. São Paulo: Editora da Unicamp, 2006.
CHALHOUB, Sidney. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de
Janeiro da belle époque. 2º ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.
CHALHOUB, Sidney e SILVA, Fernando Teixeira da. “Sujeitos no imaginário acadêmico:
escravos e trabalhadores na historiografia brasileira desde os anos 1980”. Cadernos AEL, v. 14,
n. 26, 2009, p. 13-47.
FONTES, Paulo. “História e mundos do trabalho no Brasil: desenvolvimento, paradoxos e
desafios”. Revista Ars Historica, n. 19, 2019, p. 1-7.
FRACCARO, Glaucia. “Mulheres, sindicato e organização política nas greves de 1917 em São
Paulo”. Revista Brasileira de História, v. 37, n. 76, 2017, p. 73-90.
LINDEN, Marcel van der. Trabalhadores do mundo: ensaios para uma história global do
trabalho. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
LINEBAUGH, Peter e REDIKER, Marcus. A hidra de muitas cabeças: marinheiros, escravos,
plebeus e a história oculta do Atlântico revolucionário. São Paulo: Companhia das Letras,
2020.
MATTOS, Marcelo Badaró. A classe trabalhadora; de Marx ao nosso tempo. São Paulo:
Boitempo, 2019.
NASCIMENTO, Álvaro Pereira. “Trabalhadores negros e o ‘paradigma da ausência’:
contribuições à História Social do Trabalho no Brasil”. Estudos Históricos, v. 29, n. 59, 2016, p.
607-626.
NEGRO, Antonio Luigi e FONTES, Paulo. “Trabalhadores em São Paulo: ainda um caso de
polícia. O acervo do DEOPS paulista e o movimento sindical”. In: AQUINO, Maria Aparecida de,
MATTOS, Marco Aurélio Vannucchi de, e SWENSSON Jr., Walter Cruz (org). No coração das
trevas: o DEOPS/SP visto por dentro. São Paulo: Arquivo do Estado: Imprensa Oficial, 2001,
pp. 157-179.
SILVA, Fernando Teixeira da. “Apresentação”. História Social, n. 14/15, 2008, p. 9-18.
THOMPSON, E. P. A formação classe operária inglesa. 4º ed. São Paulo: Editora Paz e Terra,
2004.