Ufal e Sociedade traz uma entrevista com a professora Taynam Bueno

Ela é coordenadora do curso de Filosofia e fala sobre a nota 5 na avaliação recente do MEC

Por Lenilda Luna - Jornalista
- Atualizado em

Uma excelente novidade para a comunidade universitária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal): o curso de graduação em Filosofia recebeu a nota 5, conceito máximo do Ministério da Educação (MEC). Para falar sobre essa conquista e destacar o impacto da filosofia no debate público e na cidadania, a coordenadora do curso, professora Taynam Bueno, concede uma entrevista ao programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, que vai ao ar na próxima segunda-feira (14), a partir das 11h.

Na conversa, Taynam Bueno aborda a importância dessa avaliação para a formação acadêmica e para a valorização da Filosofia no Brasil. Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Université de Paris I - Pantheon-Sorbonne, a professora tem uma trajetória acadêmica sólida e é também coordenadora do projeto de extensão Civitas: Filosofia, Literatura e Política.

Outro destaque da entrevista será o projeto "Civitas", que busca levar reflexões filosóficas e políticas para a sociedade, promovendo debates sobre cidadania, direitos humanos e humanização. A iniciativa ocorre dentro e fora da universidade, alcançando comunidades e escolas, estimulando o pensamento crítico sobre temas como democracia, exclusão, tolerância e soberania.

A professora Taynam divulga ainda outros projetos de extensão já consolidados no curso de Filosofia, que levam conhecimento e debates para a sociedade alagoana, com atividades dentro e fora dos muros da Universidade. Ela destaca também a pós-graduação em Filosofia, que oferece o mestrado com duas linhas de pesquisa. Para saber mais sobre o curso de Filosofia da Ufal, acompanhe o programa Ufal e Sociedade.

Ouça o podcast aqui