Programa de Monitoria
Programa de Monitoria do Curso de Filosofia
- Professor e monitor desenvolvam atividades específicas visando a otimização do processo didático e pedagógico referente à sua disciplina, e que isso se reflita na sua prática.
- Os discentes percebam na figura do monitor um colaborador de seu processo de aprendizagem, sentindo-se encorajados a desfrutar ao máximo de tal processo.
- Os monitores sintam-se encorajados e entusiasmados em suas tarefas, de modo a reconhecerem-se como sujeitos ativos dentro do curso, e bem encaminhados no reconhecimento também de suas futuras práticas docentes.
- O professor sinta-se amparado pelo auxílio e a disponibilidade do monitor, explorando novas experiências e veredas didáticas.
- Evite-se a evasão discente por razões de falta de adaptação ao novo meio de ensino ou sensação de “distanciamento” dos professores e colegas.
O Programa Geral de Monitoria da UFAL é efetivado sob duas modalidades: Monitores com Bolsa (R$ 700,00 por mês) e Monitores sem Bolsa (Voluntários, que recebem igualmente certificado de participação).
Interessados/as em participar no Programa devem prestar atenção ao lançamento dos editais a cada final de semestre, divulgados pelo e-mail institucional. Mais informações podem ser obtidas no site: Monitoria — Universidade Federal de Alagoas (ufal.br)
Projetos Vigentes de Monitoria do Curso de Filosofia
(ANO 2024)
- Projeto Podcast Saberes Filosóficos (Coordenação: Profa. Dra. Juliele Sievers e Profa. Dra. Taynam Bueno)
- Projeto Práticas de leitura e de escrita acadêmicas (Coordenação: Prof. Dr. Sacha Kontic)
Atualmente, os projetos de monitoria/tutoria desenvolvidos no âmbito da UFAL são regidos por edital, sob supervisão da PROGRAD. O curso de Filosofia exitosamente participa do programa, no edital datado de 2024, com dois projetos distintos. O primeiro projeto intitula-se “Podcast Saberes Filosóficos”, voltado para a produção de um podcast com conteúdos de apoio voltados aos alunos ingressantes, bem como ao público extensionista em geral. Neste projeto, diversos temas filosóficos são tratados através de uma proposta que articula os conteúdos de duas disciplinas iniciais da grade curricular, a saber, História da Filosofia Antiga I,ofertada no 1º semestre do curso, e a disciplina de Saberes e Práticas no Ensino e na Pesquisa em Filosofia II, ofertada no 4º semestre. O objetivo da proposta é abordar, de maneira direta e didática, os assuntos relacionados aos conteúdos da disciplina de Filosofia Antiga I articuladamente às estratégias desenvolvidas para a leitura de textos filosóficos trabalhados na disciplina de Saberes e Práticas II. O podcast representa uma oportunidade de os/as monitores/as associarem uma disciplina de caráter fundamentalmente teórico com uma disciplina de caráter sobretudo prático, com uma linguagem acessível e “de estudante para estudante”, de modo a favorecer o diálogo entre discentes ingressantes e dirimir dificuldades encontradas neste momento de ingresso no ensino superior, além de favorecer a cooperação entre os diferentes professores destas diferentes disciplinas, fortalecendo a colaboração e integração entre disciplinas, áreas e docentes do curso. Entendemos que, no projeto de monitoria, encontramos a possibilidade de desenvolver um trabalho de aprofundamento dos temas e textos filosóficos com maior disponibilidade de tempo e em um ritmo mais adequado ao tipo de consumo de informação e conteúdo que os jovens estão habituados, a saber, por meio de mídias digitais, resultando em material didático referenciado, gratuito, de fácil divulgação e grande valia para os ingressantes em nosso curso e comunidade externa interessada em geral. O segundo projeto aprovado no Programa de Monitoria/Tutoria intitula-se Práticas de leitura e de escrita acadêmicas, vinculado à disciplina Organização do Trabalho Acadêmico (1º período) e voltado para auxiliar os estudantes a aplicar metodologias de leitura de textos argumentativos e, em especial, textos filosóficos. Nessa monitoria, os alunos são acompanhados na elaboração de fichamentos de textos clássicos, trabalhando diversas formas de fichas, das mais simples e rápidas às mais complexas e detalhadas, para municiar os ingressantes com variadas estratégias de leitura. Busca-se, com isso, sanar algumas das dificuldades mais comuns dos ingressantes no curso, diminuindo a evasão dos primeiros períodos e aliando, como previsto em nosso PPC, sólida formação teórica às competências práticas almejadas de um egresso em filosofia.
Estima-se que uma média de 50 alunos, dos dois primeiros períodos iniciais da graduação, sejam atendidos pelo programa de monitoria no Curso de Filosofia, de modo que destacamos a enorme importância do programa no sentido de evitar a evasão no curso entre os ingressantes. Não somente isso, o Programa de Monitoria/Tutoria do curso de filosofia favorece o acesso à informação e conhecimentos de qualidade por parte da comunidade externa, alunos do ensino básico, professores da rede, etc, uma vez que seus produtos são disponibilizados gratuitamente na internet, como em relação aos episódios de podcast, acima indicados.
Monitores em Atividade no curso, anos anteriores (Coordenação de Monitoria Anterior - Profa. Dra. Juliele Sievers em cooperação com os professores ministrantes das disciplinas relacionadas)
(ANO 2023)