Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

ENADE

ENADE 2021

Aos alunos ingressantes e concluintes listados, atenção!

Confira lista de alunos atualizada!

Atenção aos documentos abaixo:

1. MEC. PORTARIA Nº 494

2. ENADE EDITAL 36

3. LISTA ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES  (ATUALIZADA 30/08/21)

4. GUIA UFAL ESTUDANTES CONCLUINTES

Confira o local de provas para o ENADE 2021

ENADE 2018

Informamos à comunidade acadêmica do Curso de Licenciatura em Filosofia que na avaliação trienal de 2017 o curso foi avaliado com CPC = 3 (conceito preliminar de curso). O conceito 3 é concedido aos cursos que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem, dispensando avaliação in loco para a renovação de seu reconhecimento junto ao MEC.
***
Agradecemos a todos os estudantes concluintes que em 2017 prestaram o Exame do ENADE, contribuindo para a manutenção deste CPC.
***
Agradecemos a todos os docentes que, com seus projetos de pesquisa, de extensão e suas publicações contribuíram para elevar os indicadores do curso.
***
Para mais informações sobre ENADE e CPC, consultar:
Questionário de autoavaliação UFAL, AQUI.

ENADE – 2017

Relatório dos Estudantes em Situação Regular – SET/2008 – Disponível AQUI

Relatório de Regularidade – Ingressantes 2017 – disponível AQUI

Relatório de Regularidade – Ingressantes e Concluintes 2017 – disponível AQUI

___________

Informamos a todos os alunos concluintes e ingressantes (2017.1) do curso de Graduação em Filosofia que a Prova ENADE 2017 está prevista para o dia 26/11/2017, às 13h30min (horário de Brasília).

LISTA DE ALUNOS INSCRITOS – ENADE-FILOSOFIA-2017

**Todos os concluintes estão convidados para a Jornada de Resolução de Prova**
(clique AQUI para ver a programação)

Prova ENADE-2014 – Filosofia-Licenciatura
Gabarito ENADE-2014 – Filosofia-Licenciatura

Clique AQUI para acessar os conteúdos programáticos (Filosofia-Licenciatura está nas págs. 10-11, Portaria 495)

Clique AQUI para acessar o Edital completo.

ENADE – 2014

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O SINAES é composto ainda pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um ‘tripé’ avaliativo que permite conhecer em profundidade o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

Em 2014 o SINAES está completando 10 (dez) anos. Ao longo deste período, o sistema passou por muitas transformações, ao tempo em que se consolidou como uma das mais importantes políticas de educação superior do país, dada sua contribuição para o aprimoramento da qualidade da oferta deste nível de ensino e, ainda, para a construção de outras políticas, como as de financiamento e expansão.

O Enade também completará dez anos, tendo passado por diversas modificações. Dentre as Inovações mais recentes, estão o tempo mínimo de permanência no local de prova, de 1 (uma) hora, implantado em 2013, além da exigência de preenchimento do Questionário do Estudante e a publicação do Manual do Estudante, adotadas em 2014.

O Questionário do Estudante é parte integrante do Enade e, conforme a Portaria nº 40/2007, republicada em 29 de dezembro de 2010, deve ser respondido por todos os concluintes inscritos no Exame. Ele é disponibilizado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir de30 (trinta) dias antes da prova e, caso o estudante não o preencha, ficará em situação de irregularidade perante o Enade.

O Manual do Estudante, por sua vez, tem como objetivo ampliar o conhecimento do concluinte sobre o Enade, auxiliando – o no reconhecimento do seu papel e responsabilidade diante de todas as etapas de inscrição e realização da prova.

O “Manual do Enade 2014”, porém, continuará a ser o principal instrumento de divulgação dos procedimentos relativos ao Exame, em apoio a instituições, coordenadores de curso e procuradores institucionais (PI). Ele contém o cronograma e todas as orientações técnicas indispensáveis à operacionalização do Enade em 2014, estando disponível para download no Portal do Inep (http://portal.inep.gov.br).

O Enade 2014 será realizado no dia 23 de novembro de 2014, com início às 13 (treze) horas, horário oficial de Brasília (DF). As regras e procedimentos para a participação e realização do exame estão dispostos na Portaria Normativa nº 08, de 14 de março de 2014.

Fonte: Manual do ENADE 2014.

Perguntas frequentes sobre o ENADE.

Questionário do Estudante.

ENADE-Filosofia 2011: