Histórico

Conforme o PCC vigente, O processo histórico do Curso de Filosofia remonta à Faculdade de Filosofia de Alagoas, criada pelo Professor Pe. Teófanes Augusto de Araújo Barros, no dia 16 de junho de 1950, no atual Colégio Guido de Fontgalland. Dias após sua criação, foi criada a Sociedade Guido de Fontgalland, entidade que seria a mantenedora dessa Faculdade. A Faculdade de Filosofia de Alagoas teve como grupo de fundadores, além de Pe. Teófanes (Diretor), Theobaldo Augusto de Barros (Vice-diretor), José Sílvio Barreto de Macedo, Pe. Hélio Lessa Souza, Gilberto deMacedo, Theotônio Vilela Brandão, Luiz Medeiros Neto, Aurélio Viana, Maria Herminia Oiticica, Paulo Senouillet, Eduardo da Mota Trigueiros, Antônio Assunção Araújo e João Leite Neto.

Em outubro de 1950, foi requerida ao Ministério da Educação e Cultura a autorização para funcionamento dos cursos de Geografia e História (geo-história), Filosofia, Letras Clássicas, Letras Neolatinas e Letras Anglo-germânicas. A autorização apenas foi concedida no dia 22 de janeiro de 1952, através do Decreto Federal de número 30.428/52, assinado pelo então Presidente Getúlio Vargas. A Faculdade de Filosofia teve como sede o prédio da Escola Industrial de Maceió, localizado na praça Sinimbú.

Em fevereiro de 1952 foi realizado o primeiro vestibular da Faculdade e, no dia 20 de março de 1952, teve lugar a aula inaugural ministrada pelo Pe. Hélio Lessa Souza. O Curso de Filosofia e demais cursos foram reconhecidos em 24 de dezembro de 1954, através do decreto 36.657, assinado pelo então presidente João Café Filho.

Com a criação da Universidade Federal de Alagoas, por força da Lei n. 3.867 de janeiro de 1961, assinada pelo presidente de então Juscelino Kubstscheck de Oliveira, os cursos que formavam a Faculdade de Filosofia de Alagoas passaram a formar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Do que se apurou para a produção deste histórico, o curso funcionou na modalidade Licenciatura durante toda sua história, apesar de, em 1974, haver, pela resolução 27/74 do Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (CCEP), a regulamentação da estrutura curricular do Bacharelado em Filosofia; do mesmo modo e no mesmo ano, pela resolução 28/74 do CCEP da regulamentação da estrutura curricular da Licenciatura Plena em Filosofia.

No ano de 1988, encontramos um interessante documento “Prospecto Informativo de Filosofia”, algo como um guia para o estudante ingressante no curso, que contém informações interessantes para compreensão do processo histórico do curso. Neste ano, era coordenadora a Profa. Cleonilse Nicácio Santa Cruz e já estavam instituídos, desde 1987, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CHLA) – (CEPE 05/87) e, dentro do Centro, o Departamento de Filosofia (CEPE – 27/87). Este prospecto trazia informações sobre o local do Curso na estrutura organizacional da UFAL, os processos de avaliação, as definições de funções da coordenação, do colegiado, do Centro Acadêmico (C.A.), um histórico breve do curso, informações gerais para o estudante sobre matrícula, frequência, duração do curso, disciplinas do curso com um ementário. Pelo documento, infere-se que o curso tinha periodização semestral.

No ano de 1992, ocorre a suspensão da oferta do curso de Filosofia (Licenciatura), através da Resolução CEPE 29/92. Na ocasião, era a chefe do departamento a Profa. Rosa Maria Sarmento C. Gusmão e como coordenadora a Profa. Cleonilse Nicácio Santa Cruz. O processo de discussão desta decisão encontra-se no documento “Revisão da Política Acadêmica do Departamento de Filosofia”, no ofício 056/92 da Chefia do Departamento à Prograd. Depreende-se dos documentos que a decisão da suspensão se deu por uma série de motivos elencados nos documentos: a) a ausência de produção teórica (pesquisa), com atividades basicamente de ensino; b) a demanda pelo curso era muito baixa, quase todos estudantes eram de segunda opção, o que gerava falta de motivação e evasão dos estudantes, o que significava turmas pequenas, abaixo do mínimo exigido, com grandes gastos na relação professor X aluno; c) a inexistência de mercado de trabalho, não havia Filosofia no Segundo Grau (nomenclatura da época); d) falta de preparação adequada do corpo docente para exercer a pesquisa e a extensão; e) número limitado de professores em função de aposentadorias, de 16 passou-se a ter 10. O documento “Revisão da Política Acadêmica do Departamento de Filosofia” chega a produzir as seguintes expressões: “A consequência desta situação localiza-se na existência de um Curso de Filosofia, cuja função social é praticamente nula”. Ou ainda, “A consequência desta situação é que a maioria dos professores tem a sua carga de trabalho concentrada no atendimento de um curso sem nenhuma finalidade”. A solução para a mudança desta situação foi a suspensão do curso a partir de 1993 com a não realização do concurso de vestibular para a qualificação do corpo docente, que com a ausência das atividades de docência para titulação inviabilizaria o funcionamento do próprio curso (por isso a solução da suspensão). É importante informar que desde o início de 1990 esta medida já tinha sido aventada no documento do Departamento de Filosofia: “Uma Política para o Departamento de Filosofia”. É indicado também que este período de suspensão serviria para fazer uma reflexão do sentido do Curso de Filosofia da UFAL. Foi bastante frisado que a suspensão não significaria a extinção do curso.

Em abril de 1995, através do ofício 72/95 do Departamento de Filosofia, a Chefia solicita a inclusão do Curso de Filosofia no vestibular para ingresso no ano letivo de 1996. Para isso foi elaborado um “Projeto Pedagógico de Filosofia” (PPF), assinado pelos professores: Francisco Antônio de Andrade Filho, Fernando Guilherme Silva Ayres, Cleonilse Nicácio Santa, Cruz, Rosa Maria Sarmento Cavalcanti de Gusmão, Maria Aparecida Batista de Oliveira e Walter Matias Lima. Existe um anexo no Projeto, cujo título é “Retorno do Concurso de Vestibular para o Curso de Filosofia”, neste anexo encontra-se uma breve avaliação da solução de suspensão tomada:

Pelo exposto, conclui-se que o Departamento de Filosofia seguiu, parcialmente e enquanto possível, as diretrizes dos dois documentos acima referidos. Conquistas foram registradas, objetivos atingidos. Se não “números professores”, dois retornaram a esta Universidade com seus títulos de Pós-graduação, no nível de Doutorado, um em Lógica e Filosofia da Ciência/Filosofia Política, outro em Ciências Sociais. Concursos Públicos para preenchimento de vagas foram realizados. Dois professores contratados para o Departamento de Filosofia. Um outro aguardando contratação. Antigos alunos de Filosofia já se formaram, alguns graduados em Filosofia, outros em outras áreas do saber, porque optaram por outros cursos durante o período de suspensão do vestibular. 

Pelo exposto, conclui-se que o Departamento de Filosofia seguiu, parcialmente e enquanto possível, as diretrizes dos dois documentos (Nota 1) acima referidos. Conquistas foram registradas, objetivos atingidos. Se não “números professores”, dois retornaram a esta Universidade com seus títulos de Pós-graduação, no nível de Doutorado, um em Lógica e Filosofia da Ciência/Filosofia Política, outro em Ciências Sociais. Concursos Públicos para preenchimento de vagas foram realizados. Dois professores contratados para o Departamento de Filosofia. Um outro aguardando contratação. Antigos alunos de Filosofia já se formaram, alguns graduados em Filosofia, outros em outras áreas do saber, porque optaram por outros cursos durante o período de suspensão do vestibular.

Depreende-se desta avaliação, um relativo sucesso na suspensão do ingresso no Curso. A retomada do Curso com novos professores, com dois doutores, apesar de apenas um na área de Filosofia, indicava que o curso viveria um novo momento na sua história. A elaboração do Projeto Pedagógico de Filosofia (PPF) pode ser um elemento que reforça esta avaliação, é o primeiro encontrado no processo de elaboração deste histórico do Curso, quase nos moldes dos atuais projetos pedagógicos da UFAL. No PPF, há a indicação de que o Curso terá habilitação de Licenciatura e Bacharelado, com regime anual, com um tronco comum de disciplinas nos dois primeiros anos, cabendo ao estudante, após este período, optar por uma ou outra habilitação. Na opção pela Licenciatura, o estudante cumpriria as disciplinas complementares obrigatórias de pedagogia e faria também um trabalho de conclusão de curso (TCC). Na opção pelo bacharelado, o estudante, além do tronco comum, teria um incremento de disciplinas eletivas de 300 h/a de disciplinas a mais que a Licenciatura e um trabalho de conclusão de curso (TCC). O Bacharelado e Licenciatura estavam previstos para funcionar no período vespertino. Entretanto, do ano de 1996 até 2006, ano em que se realizará um novo PPC de Filosofia, pelas informações colhidas entre os professores mais antigos, apenas entrou em funcionamento a licenciatura.

Não existe quase nenhum registro nos arquivos do Curso sobre estes 10 anos de atividade (1996-2006). No ano de 2006, houve a reformulação de todos os projetos pedagógicos dos cursos da UFAL em virtude de mudanças estruturais da organização da universidade. Em dezembro de 2003 foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) o novo estatuto da UFAL. Em janeiro de 2006, foi homologado o Regimento Geral da UFAL (CEPE 01/2006). Após este processo de reestruturação da Universidade Federal de Alagoas, teve-se como resultado a criação de 21 novas Unidades Acadêmicas, instaladas em março de 2006, aglutinando as diversas áreas de conhecimento da UFAL. Com estas alterações estruturais, o Curso de Filosofia da UFAL passou a integrar o Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), que surgiu com o desdobramento do antigo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CHLA). O ICHCA formou-se pela fusão dos Cursos de Graduação em Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro, Biblioteconomia, Canto - Bacharelado, Comunicação Social (com habilitações em Jornalismo e Relações Públicas), Filosofia - Licenciatura, História - Bacharelado, História - Licenciatura, Música - Licenciatura e Psicologia. Com o decorrer dos anos, alguns cursos foram se transformando em unidades acadêmicas.

Com todo este processo, que não foi apenas uma mudança organizacional de gestão, mas teve desdobramentos na organização interna dos vários cursos com as novas exigências legais, o curso de Filosofia teve que reformular seu PPC. Ainda em 2005 formou-se uma equipe para redação do novo PPC de Filosofia, que terminou seu trabalho em 2006, sendo aprovado pelo CONSUNI neste mesmo ano e também no mesmo ano entrando em vigor com uma nova matriz curricular. Nestes 12 anos de funcionamento deste PPC, muitos avanços foram percebidos nos processos de organização e institucionalização do curso, entretanto, já no início da implantação do PPC, muitas questões surgiram, tais como um descompasso de carga horária em algumas disciplinas, por exemplo, História da Filosofia Medieval e Ontologia, do mesmo modo, problemas de compreensão e de efetivação das disciplinas Projetos Integradores, no decorrer do processo, foram buscadas formas de adequar na prática estas deficiências do PPC, especialmente, de sua matriz curricular. A partir de 2006, inicia-se uma maior renovação do quadro de professores do curso, fruto do programa federal do REUNI. Este processo foi benéfico para o Curso, pois além da própria renovação com pessoas novas de outras regiões do Brasil engajando-se no processo, as pessoas que entraram depois desta época, a maioria eram pessoas da área e com perspectiva de se capacitar na área de Filosofia, problema antigo como já constatado na década de 90, com a suspensão provisória do curso. Além disso, o REUNI garantiu que o curso funcionasse com um quadro de professores efetivos, sem a necessidade de seleção de professores substitutos, prática recorrente nos anos 90 e inícios dos 2000. Em 2011, inicia-se um processo de discussão mais formal para renovação do PPC de Filosofia, com a formação (antes da UFAL institucionalizar tal instância) do Núcleo Docente Estruturante (NDE), algumas reuniões foram realizadas, mas, devido a conflitos internos o trabalho não teve a continuidade esperada, o processo foi retomado fortemente em 2013-15, que está resultando neste trabalho que ora apresenta-se. A heterogeneidade de compreensões e práticas acadêmicas entre os professores criou dificuldades na gestão do curso, especialmente nos anos de 2012/13. Nestes últimos anos, também ganhou efetividade um esforço de maior presença específica do curso de Filosofia na UFAL, especialmente, com a liberação de um grupo de professores novos para cursarem doutorado em Filosofia. De 2007, até o presente momento, foram liberados para cursar doutorado em Filosofia uma quantidade de 10 (dez) professores. Além destes, foi aprovado a liberação de 01 (um) professor para realizar pós-doutoramento em Filosofia. Recentemente, foram aprovadas as Resoluções de afastamento para qualificação e capacitação docente (Resoluções 001 e 002/2017), construindo uma política de capacitação do corpo docente.

Todo este processo mudou a configuração do quadro de professores. Em 2006 a configuração, em termos de titulação dos professores era: de um total de onze (11) professores, nenhum era doutor em Filosofia, havia 04 doutores em áreas afins; 03 (três) mestres em Filosofia e 04 (quatro) eram especialistas em Filosofia ou áreas afins. Em 2017, de um total de 20 (vinte) professores do corpo efetivo: 11 (onze) são doutores em Filosofia; 04 (quatro) doutores em áreas afins; 04 (quatro) mestres em Filosofia (todos doutorandos em Filosofia), 01 (um) mestre em áreas afins. Este processo de renovação e capacitação específica dos docentes do curso significou uma mudança sensível nos processos do curso. Inclusive na dimensão da implementação de um programa de pós-graduação em Filosofia na UFAL. Em 2011, iniciou-se um processo de organização de um embrião de uma pós-graduação em Filosofia na UFAL, com a primeira edição do Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea, modalidade Lato Sensu, o qual contou com três edições: 2011, 2013 e 2015. Em 2017, começou-se a investir na criação de um programa de pós-graduação em Filosofia stricto sensu – Mestrado Acadêmico de Filosofia, o qual materializou-se em 2018 com uma APCN que foi aprovada em todas as instâncias deliberativas internas da UFAL, bem como na CAPES, vindo a ser implementado em maio de 2019.

Atualmente o curso de filosofia conta com especialistas nas mais diversas áreas específicas da filosofia, docentes que realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

1 “Revisão da Política Acadêmica do Departamento de Filosofia” e “Uma Política para o Departamento de Filosofia” (Documento interno)


BREVE COMPILAÇÃO DE ALGUNS EVENTOS REALIZADOS AO LONGO DOS ANOS NO CURSO DE FILOSOFIA

2019

V Semana Nacional de Filosofia da UFAL – BINEAL Do Livro de Alagoas (Novembro 2019)

I Seminário Internacional: Crises e a Atualidade do pensamento crítico na América Latina (Outubro 2019)

Atividades Do Projeto de Extensão Civitas: Filosofia, Literatura e Política (Atividades Constantes)

I Congresso de filosofia Antiga, Medieval e Renascentista: Tolerância (Maio de 2019)

VIII Seminário Integrado de Linguagem e Cognição – SILC (Fevereiro de 2019)

Atividades do Projeto de Extensão Civitas: Filosofia, Literatura e Política (Ano 2019)

2018

I Jornada Estéticas do Cinema: 04 e 05 de Setembro de 2018

II Jornada de Ética e Filosofia Política da UFAL: Dia 02 de Agosto de 2018

2017

I Jornada de Ética e Filosofia Política da UFAL: dias 25 e 26/10/2017

III Semana Nacional de Filosofia da UFAL: de 13 a 15/09/2017

V SILC – Seminário Interno de Linguagem e Cognição: dias 10 e 11/08/2017.

Mesa-redonda sobre Filosofia da Mente – O enativismo de Hutto e Myin: dia 04/08/2017.

2016

III Encontro Linguagem e Cognição: de 24 a 26 de outubro de 2016.

2a. Semana Nacional de Filosofia da UFAL: de 28 a 30 de setembro de 2016.

Mora na Filosofia: Prof. Paolo Totaro, com o tema “Como a racionalidade dá conta do humano?“: 16 de julho de 2016.

Semana de Recepção aos Feras – 2016.1: de 20 a 23 de junho de 2016.

Mora na Filosofia: Prof. Marcos Silva, com o tema: Notas Sobre o Que é Ser Racional (ou Porque Descartes Tem Que Estar Errado): 16 de abril de 2016.

Aula inaugural da Especialização em Filosofia Contemporânea: 27 de janeiro de 2016.

Semana de Recepção aos Feras 2015.2: Programação Vespertina e Noturna entre os dias 11 e 15 de janeiro de 2016.

2015

Semana de Recepção dos Feras 2015.1: Programação Vespertina e Noturna entre os dias 09 e 13 de março de 2015 com Acolhida dos Feras, Apresentação do Curso, Palestras, Mesas-Redondas, Minicurso e Noite Cultural.

Defesa Pública de Tese: O Ser em Fuga, de autoria de Enildo Marinho Guedes no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas no dia 04 de março de 2015.

Curso de Extensão O Nascimento da História: Heródoto & Tucídides, ministrado por Daniel Barbo no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes a partir do dia 16 de abril de 2015.

Reuniões do Grupo de Estudo sobre a Antiguidade Clássica e sua Historiografia, coordenado por Daniel Barbo a partir do dia 16 de abril de 2015.

Curso de Extensão Grego I e Grego II, ministrado por Daniel Barbo no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes a partir do dia 17 de abril de 2015.

Mesa-Redonda dos Bolsistas do PIBID-Filosofia: Experiências sobre “A Poética” de Aristóteles, apresentação de Priscila Laiz de Sousa Ramos, Jhonael Ursulino da Rocha Silva, Edcleide da Rocha Silva José Antonio de Medeiros Silva e Maria Rita da Silva no Bloco João de Deus no dia 1º de abril de 2015.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: Reflexões sobre a Educação: Análise sobre a Emancipação Intelectual a partir das Contribuições Filosóficas de Jacques Ranciére,  ministrada por Moreno Baêta Neves Barbé no Miniauditório de Filosofia no dia 29 de abril de 2015.

Palestra promovida pela Coordenação do Curso de Filosofia: O que é Conhecer? Papel dos Sentidos e do Intelecto em Tomás de Aquino, ministrada por José Francisco Preto Meirinhos no Miniauditório do Curso de Filosofia no dia 30 de abril de 2015.

Palestra de Lançamento dos Livros do Instituto Lukács: A Crise do Capital: Os Impactos Econômico-Políticos no Brasil, ministrada por Sergio Afrânio Lessa Filho e Artur Bispo Santos Neto no Auditório Nabuco Lopes (Reitoria da Universidade Federal de Alagoas), no dia 05 de maio de 2015.

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Memória Biocultural: Uma outra face do Conhecimento, ministrada por Flávia de Barros Prado Moura no Soul Bar no dia 09 de maio de 2015.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: O Ser em Fuga: O Humano em Construção,  ministrada por Enildo Marinho Guedes no Miniauditório de Filosofia no dia 13 de maio 2015.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: O Supra e o Sublunar no Pensamento Grego,  ministrada por Daniel Barbo no Miniauditório de Filosofia no dia 20 de maio 2015.

Palestra promovida pelo Centro Acadêmico do Curso de Filosofia: Filosofia Debate: Metafísica – Deus está morto?, ministrada por Ricardo Seara Rabenschlag, José Urbano de Lima Júnior e Maxwell Morais de Lima Filho no Auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes no dia 27 de maio de 2015.

I Semana Nacional de Filosofia da UFAL: Atividades ocorridas no Congresso Acadêmico de Inovação e Tecnologia 2015 (CAIITE 2015) durante o período de 15 a 19 de junho de 2015.

II Encontro Linguagem e Cognição: Atividades ocorridas no Miniauditório do Curso de Filosofia durante o período de 16 a 19 de novembro de 2015.

VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas: Lançamento de livros com selo da Edufal publicados por Professores do Curso de Filosofia durante o período de 20 a 29 de novembro de 2015.

***************************

2014

Semana de Recepção dos Feras 2014.1: Programação Vespertina e Noturna entre os dias 10 e 14 de março de 2014 com Acolhida dos Feras, Apresentação do Curso, Palestras, Mesas-Redondas, Minicurso e Noite Cultural.

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: A Liberdade nos Paradoxos do Poder: As Várias Faces do Autoritarismo, ministrada por Ana Paula Palamartchuk no Baioke Petiscaria Baiana no dia 10 de maio de 2014.

Curso de Introdução ao Grego Clássico, ministrado por Daniel Barbo no Auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes durante o período de 25 de abril a 6 de junho de 2014.

Semana de Recepção dos Feras 2014.2: Programação Vespertina e Noturna entre os dias 04 e 08 de agosto de 2014 com Acolhida dos Feras, Apresentação do Curso, Palestras, Mesas-Redondas, Minicurso e Noite Cultural.

Congresso Acadêmico de Inovação e Tecnologia 2014 (CAIITE 2014): Atividades do Curso de Graduação em Filosofia e de Especialização em Filosofia Contemporânea no Centro de Convenções Ruth Cardoso durante o período de 18 a 23 de agosto de 2014.

Curso de Extensão Michel Foucault e a Escola dos Annales, ministrado por Daniel Barbo no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes a partir do dia 04 de setembro de 2014.

Curso de Extensão Pólis: Estrutura, Pensamento e Cultura Política, ministrado por Daniel Barbo e Flávia Benevenuto no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes a partir do dia 8 de setembro de 2014.

Curso de Extensão Grego I e Grego II, ministrado por Daniel Barbo no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes a partir do dia 10 de setembro de 2014.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: O Problema dos Universais e o Nominalismo de Avestruz na Meta-Metafísica,  ministrada por Thiago Xavier de Melo no Miniauditório de Filosofia no dia 28 de agosto de 2014.

I Encontro Vivarium Núcleo Nordeste: Atividades ocorridas na Universidade Federal de Alagoas durante o período de 22 a 24 de outubro de 2014.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: A Teoria Política de Maquiavel, ministrada por Flávia Roberta Benevenuto de Souza no Miniauditório de Filosofia no dia 11 de setembro de 2014.

Palestra no Projeto de Extensão Mora na FilosofiaO Homoerotismo Antigo e a Modernidade, ministrada por Daniel Barbo no Rex Bar no dia 20 de setembro de 2014.

I Encontro Linguagem e Cognição: Atividades ocorridas no Auditório do ICHCA e Miniauditório do Curso de Filosofia durante o período de 22 a 24 de setembro de 2014.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: Discutindo Nomes Próprios, ministrada por Marcus José Alves de Souza no Miniauditório de Filosofia no dia 25 de setembro de 2014.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de FilosofiaLógica e Linguagem: Fundamentos Onto/Epistemológicos do Juspoliticismo Hegeliano e Habermasiano, ministrada por Francisco Pereira de Sousa no Miniauditório de Filosofia no dia 09 de outubro de 2014.

Palestra promovida pela Coordenação do Curso de Filosofia: Aborto: Bioética e Biodireito, ministrada por Jorge Reboredo no Auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes no dia 16 de outubro de 2014.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: Foucault Revoluciona a História, ministrada por Daniel Barbo no Miniauditório de Filosofia no dia 06 de novembro de 2014.

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: A Quebra das Certezas no Mundo Físico, ministrada por Marcos Vermelho no Baioke Petiscaria Baiana no dia 22 de novembro de 2014.

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Luta pela Terra: Um Desafio Contemporâneo, ministrada por Cícero Albuquerque & Carlos Lima no Feira da Reforma Agrária (Praça da Faculdade/Prado) no dia 12 de dezembro de 2014.

***************************

2013

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Pode a Ciência não ser Cartesiana?, ministrada por Érico Andrade Marques de Oliveira no Rex Bar no dia 26 de janeiro de 2013.

Palestra promovida pela Coordenação do Curso de Filosofia: A Teoria Humeana da Justificação das Crenças, ministrada por Jaimir Conte no Auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes no dia 30 de janeiro de 2013.

hume-web.jpg (800×1132)

Palestra no Projeto Quintas Filosóficas (Centro Acadêmico de Filosofia/UFAL): Filosofia e Ciência: A Autonomia da Biologia, ministrada por Maxwell  Morais de Lima Filho na Sala de Multimeios do Bloco João de Deus no dia 31 de janeiro de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de FilosofiaRevisitando o Problema de Molyneux, ministrada por Roberta Miquelanti no Miniauditório de Filosofia no dia 19 de fevereiro de 2013.

Palestra no Projeto Quintas Filosóficas (Centro Acadêmico de Filosofia/UFAL): Cinema, Cultura e Alienação: Arte; Conhecimento ou Indústria?, ministrada por Tiago Penna na Sala de Multimeios do Bloco João de Deus no dia 28 de fevereiro de 2013.

http://centroacademicodm.files.wordpress.com/2013/02/253132_454215344651439_362939006_n.jpg

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de FilosofiaFilosofia, Pessimismo e Ironia: Uma Aproximação de Schopenhauer na Poesia de Augusto dos Anjos, ministrada por Fernando Guilherme no Miniauditório de Filosofia no dia 5 de março de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de FilosofiaCiência e Ideologia segundo Paul Ricoeur, ministrada por Cristina Viana no Miniauditório de Filosofia no dia 19 de março de 2013.

A Crise Mundial e seus Reflexos: Crise da Educação, Crise Econômica e Crise Ética e Cultural, Mesas-Redondas organizadas pelo Grupo de Pesquisa em Ética e Ensino de Filosofia em parceria com o Centro Acadêmico de Filosofia e ministradas por Walter Matias, Maria Aparecida Batista de Oliveira, Ruslane Bião. Elizabete Amorim, Francisco Pereira, Artur Bispo, Alexandre Torres, Tiago Penna e Fernando Guilherme Ayres no Auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: A Gênese do Sujeito no Laboratório Cinematográfico de Gilles Deleuze (Reflexões sobre Cinema I e II), ministrada por Fernando Monegalha no Miniauditório de Filosofia no dia 23 de abril de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Entre Opacidade e Transparência: Sobre o Real no Cinema (Hitchcock Diretor de Titanic), ministrada por Julio Cabrera no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore no dia 27 de abril de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: A Ciência e os Modos de Abstração em Tomás de Aquino, ministrada por José Urbano de Lima Júnior no Miniauditório de Filosofia no dia 7 de maio de 2013.

Palestra no Projeto Quintas Filosóficas (Centro Acadêmico de Filosofia/UFAL): Sartre no Maio de 1968, ministrada por Walter Matias no Auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes no dia 23 de maio de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: A Concepção de Linguagem em Rousseau Aplicada numa Experiência de Sala de Aula, ministrada por Yvisson Gomes dos Santos no Auditório do ICHCA no dia 11 de junho de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Diálogos sobre Alimentação e Ética, ministrada por Marcus José de Souza & João Bittencourt no Ser-Afim Espaço Natural no dia 29 de junho de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: A Necessidade, a Possibilidade e o Sentido de uma Filosofia Latino-Americana, ministrada por Alberto Vivar Flores no Auditório do ICHCA no dia 9 de julho de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: A Racionalidade da Arte segundo Aristóteles, a ser ministrada por Tiago Penna no Auditório do ICHCA no dia 23 de julho de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: Hermenêutica e Fenomenologia em Paul Ricoeur, ministrada por Cristina Viana no Auditório do ICHCA no dia 6 de agosto de 2013.

Palestra no Projeto Quintas Filosóficas (Centro Acadêmico de Filosofia/UFAL): Filosofia e História: Uma Relação Necessária para Entendermos as Manifestações Populares, ministrada por Sérgio Lessa no Auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes no dia 12 de setembro de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: Linguagem e Pensamento em Wittgenstein, ministrada por José Quitério da Silva no Auditório do ICHCA no dia 24 de setembro de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Maquiavel: Política e Corrupção, ministrada por Flávia Benevenuto no Espaço Cultural La Rosa Mossoró no dia 28 de setembro de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: Bergson e a Lógica da Criação de Possibilidades, ministrada por Fernando Monegalha no Auditório do ICHCA no dia 8 de outubro de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: O Sensível Partilhado: Diálogos entre a Política e o Espetáculo na Filosofia Estética de Jacques Rancière, ministrada por Moreno Baêta Neves Barbé no Auditório do ICHCA no dia 22 de outubro de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: A Luta por Reconhecimento no Estado Democrático de Direito, ministrada por Anderson de Alencar Menezes no Auditório do ICHCA no dia 5 de novembro de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: Simulação X Duplicação: A Crítica de Searle ao Teste de Turing, ministrada por Robertina Teixeira da Rocha no Miniauditório de Filosofia no dia 19 de novembro de 2013.

3ª Semana de Filosofia Francesa Contemporânea da UFAL/1º Encontro do Grupo de Pesquisa Subjetividade no Pensamento Contemporâneo – De 2 a 4 de dezembro de 2013 (http://semanaufal.blogspot.com.br/2013/10/3a-semana-de-filosofia-francesa.html)

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: O Olho foi Projetado para Enxergar? Algumas Reflexões sobre o Argumento do Desígnio e a Seleção Natural,  ministrada por Maxwell Morais de Lima Filho no Rex Bar no dia 7 de dezembro de 2013.

Evento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Filosofia: Filosofia – Entre Muros e Horizontes, coordenado por Ruslane Bião no Auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes no dia 9 de dezembro de 2013.

Palestra no PAINTER Ensino de Filosofia: Boas Práticas da Publicação Científica: O Desenvolvimento de Projetos, Artigos e Submissão, ministrada por Gustavo Henrique Silva de Souza no Auditório do CEDU no dia 10 de dezembro de 2013.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: O Acaso na Física Aristotélica, ministrada por Nailton Fernandes da Silva no Miniauditório de Filosofia no dia 10 de dezembro de 2013.

***************************

2012

Lançamento de Livros do Instituto Lukács: Lançamento de 12 Obras que retomam a Perspectiva Revolucionária Marxista, realizado no Auditório Nabuco Lopes (Reitoria da Universidade Federal de Alagoas), no dia 11 de dezembro de 2012.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: Wittgenstein e o Fisicalismo, ministrada por Marcus José Alves de Souza no Miniauditório de Filosofia no dia 5 de dezembro de 2012.

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: A Angústia de Viver na Cidade, ministrada por Ana Cláudia Martins no Boteco da Lua no dia 1º de dezembro de 2012.

Intervenção Estética ao Som de Musicacidade no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Olhares sobre a Cidade – O que Angustia Você na Cidade?, projeções de registros fotográficos de Maceió no Boteco da Lua no dia 1º de dezembro de 2012.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de FilosofiaO Ensino da Filosofia: A Importância do Texto na Sala de Aula, ministrada por Elizabete Amorim de Almeida Melo no Miniauditório de Filosofia no dia 21 de novembro de 2012.

Congresso Acadêmico 2012 – de 22 a 27 de Outubro de 2012

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de FilosofiaÉ o Naturalismo Compatível com o Realismo?, ministrada por Ricardo Seara Rabenschlag no Miniauditório de Filosofia no dia 17 de outubro de 2012.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de FilosofiaMetafísica da Irredutibilidade: A Proposta de Fisicalismo Não-Redutivo de Pereboom e Kornblith, ministrada por Maxwell Morais de Lima Filho no Miniauditório de Filosofia no dia 10 de outubro de 2012.

2ª Semana de Filosofia Francesa Contemporânea da UFAL – De 30 de Julho a 01 de Agosto de 2012 (http://semanaufal.blogspot.com.br/)

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Tributo a Eros: Pensando o Amor através do Mythos, ministrada por Jadir Pereira no Espaço Cultural La Rosa Mossoró no dia 26 de maio de 2012.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de FilosofiaA Ideia de Epistemologia Naturalizada, ministrada por Ricardo Seara Rabenschlag no Miniauditório de Filosofia no dia 9 de maio de 2012.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de FilosofiaDummett: Sobre Semântica e Metafísica, ministrada por Rafael Ribeiro Silva no Miniauditório de Filosofia no dia 26 de abril de 2012.

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: A Experiência Estética e a Formação do Gosto, ministrada por Ronaldo Bispo no Feital Restaurante & Bar no dia 31 de março de 2012.

Semana dos Feras 2012 – De 13 a 16 de Fevereiro de 2012

***************************

2011

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: O Tempo e a Consciência, ministrada por Fernando Monegalha no Feital Restaurante & Bar no dia 19 de novembro de 2011.

Palestra no Projeto de Extensão Clinamen – Seminário Permanente de Filosofia: Evolução da Consciência e Causação Mental, ministrada por Maxwell Morais de Lima Filho no Miniauditório de Filosofia no dia 13 de novembro de 2011.

Congresso Acadêmico 2011 – De 17 a 21 de Outubro de 2011

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Filosofia e Teatro: O Caso Antígona, ministrada por Laureny Silva no Barroco Bar & Restaurante no dia 15 de outubro de 2011.

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Como Posso Saber se Sou a Mesma Pessoa que Era Há 25 Anos?, ministrada por Cristina Viana no Barroco Bar & Restaurante no dia 27 de agosto de 2011.

1ª Semana de Filosofia Francesa Contemporânea da UFAL – De 09 a 11 de Agosto de 2011

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Do Jovem como Problema ao Jovem como Problemática: Considerações sobre o Conceito de Juventude, ministrada por João Batista Menezes Bittencourt no Café & Cultura no dia 18 de junho de 2011.

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: “SOU MEU CORPO!” Notas sobre o Corpo na Filosofia de Maurice Merleau-Ponty, ministrada por João Carlos Neves no Boteco do Arroz no dia 28 de maio de 2011.

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Filosofia e Idade Média: Uma Análise a partir dos Séculos XII e XIII, ministrada por José Urbano de Lima Júnior no Bar Observatório no dia 19 de março de 2011.

Semana dos Feras 2011 – 14 a 18 de Fevereiro de 2011

***************************

2010

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Filosofia e Cinema, ministrada por Marcus José Alves de Souza no Bar Trilha do Mar no dia 27 de novembro de 2010. 

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Filosofia e Ciência, ministrada por Ricardo Seara Rabenschlag no Miniauditório da Biblioteca Central da UFAL no dia 27 de outubro de 2010.

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Filosofia da Violência na Literatura Contemporânea Brasileira, ministrada por Marcus Matias no Bar Boteco Tradicional no dia 25 de setembro de 2010.

Palestra no Projeto de Extensão Mora na Filosofia: Sentidos e Significados da Filosofia na Contemporaneidade, ministrada por Walter Matias no Miniauditório da Biblioteca Central da UFAL no dia 25 de agosto de 2010.