Programa de Iniciação Científica PIBIC

Programa de bolsas financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que tem como objetivos:

• “Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.
  • Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
  • Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação.
  • Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
  • Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
  • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural.
  • Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.” [1]

A bolsa PIBIC deve ser requisitada diretamente pelo professor-orientador, que deve ter titulação de doutor e participar de edital anual do CNPq. Atualmente seu valor é de R$700, e ela tem validade de um ano.

Estudantes interessados devem procurar diretamente os docentes do curso que tenham projetos de pesquisa ativos para participarem. Áreas de pesquisa e interesses diversos devem ser pesquisados nos respectivos currículos Lattes dos professores e professoras.

[1] - Referências: Para mais informações, acesse: http://www.cnpq.br/programas/pibic/index.htm