Seleção para Bolsistas Monitoria - Podcast Saberes Filosóficos

| nothing
Inscrições para Projeto de Monitoria PODCAST SABERES FILOSÓFICOS
RESULTADO PROCESSO SELETIVO: 16 de agosto de 2024
É necessário que o discente interessado ACEITE a convocação via SIGAA até dia 17/08.
Prezados Alunos,
Tendo em vista o cumprimento do Edital de Monitoria 2024 UFAL, o prazo para realizar a seleção dos monitores para o projeto PODCAST SABERES FILOSÓFICOS se encerrará amanhã. Sendo assim, peço a todos os interessados que - simplificadamente - se cadastrem no sistema SIGAA no projeto e enviem para mim uma pequena e simples carta de intenções até o fim do dia de HOJE, via e-mail.
A seleção será feita com base no índice de rendimento acadêmico, nota na disciplina de Antiga I e análise desta carta de intenções.
Temos para o projeto:
1 Vaga Remunerada para Bolsista
4 Vagas para Voluntários
Por favor divulguem entre colegas!

Resumo do Projeto:
O presente Projeto de Monitoria pretende contemplar estudantes dos semestres iniciais do Curso de Licenciatura em Filosofia, através de uma proposta de Podcast que articule os conteúdos de duas disciplinas de sua grade curricular, a saber, História da Filosofia Antiga I, ofertada no 1º semestre do curso, e a disciplina de Saberes e Práticas no Ensino e na Pesquisa em Filosofia II, ofertada no 4º semestre. O objetivo da proposta é veicular, de maneira direta e didática, os assuntos relacionados aos conteúdos da disciplina de Filosofia Antiga I articuladamente à abordagem das estratégias desenvolvidas para a leitura de textos filosóficos trabalhados na disciplina de Saberes e Práticas II. O podcast representaria uma oportunidade de os/as monitores/as associarem uma disciplina de caráter fundamentalmente teórico com uma disciplina de caráter sobretudo prático, deixando visível ao seu público as possibilidades de articulação entre tais saberes, com uma linguagem acessível e “de estudante para estudante”, de modo a favorecer o diálogo entre discentes ingressantes e dirimir dificuldades encontradas neste momento de ingresso no ensino superior, além de favorecer a cooperação entre os diferentes professores destas diferentes disciplinas, fortalecendo a cooperação e integração entre disciplinas, áreas e docentes do curso. O presente projeto busca também lidar com um problema notório presente nos períodos iniciais do curso, que é a questão da evasão estudantil. Percebe-se que, sobretudo no período pós-pandêmico, os/as estudantes apresentam muitas dificuldades tanto na habilidade de leitura e interpretação dos textos contidos nas ementas, quanto na produção textual a partir de seus estudos. Frente a isso, buscamos uma alternativa que mitigue a resistência dos/as alunos/as frente ao texto filosófico, sobretudo os textos clássicos ofertados na disciplina de Filosofia Antiga I, através da sua articulação com as estratégias de leitura e produção de textos oferecidas na disciplina de Saberes e Práticas II, sendo que tal proposta seria desenvolvida no podcast por meio de apresentações e comentários acerca dos textos, combinados com a apresentação de metodologias de leitura e interpretação aplicadas àquele material bibliográfico. Entendemos que no projeto de monitoria, encontramos a possibilidade de desenvolver tal trabalho com maior disponibilidade de tempo e em um ritmo mais adequado ao tipo de consumo de informação e conteúdo que os jovens estão habituados, a saber, por meio de mídias digitais, resultando em material didático referenciado, gratuito, de fácil divulgação e grande valia para os ingressantes em nosso curso e comunidade externa interessada em geral.