Programa de Iniciação à Docência PIBID

Programa Institucional de Iniciação à Docência do curso de Filosofia - PIBID/UFAL

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Objetivos do Programa

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • contribuir para a valorização do magistério;
  • elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Para mais detalhes, veja o link:

http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid


Projeto PIBID 2022 - 2024 - Supervisão: Prof. Artur Bispo (2022/23) e Profa. Flávia Benevenuto (2023/24)

O subprojeto de Filosofia inscreve-se no interior do projeto institucional “PIBID UFAL: formação de professores e construção de saberes na contemporaneidade”, em que o ensino da filosofia passa pela recorrência à história da filosofia, mediante o recurso heurístico da problematização dos temas filosóficos geradores e as propostas contidas no BNCC e nas matrizes curriculares apresentadas pelas secretarias municipal e estadual de educação. O filosofar, como práxis filosófica, consiste na interação dialética entre teoria e prática, entre o cabedal de conhecimentos apreendido do rico manancial que constitui a tradição e a história da Filosofia com o universo de questões que emergem da vida cotidiana e das aporias suscitadas pelo cotidiano escolar. A práxis filosófica deve plasmar-se como resultado da pluralidade de posições que constitui a vicissitudes do ato de filosofar, em que o pensar sistematizado e organizado não deve ser considerado como sinônimo de conhecimento fechado, acabado ou determinado de maneira apriorística, mas como resultado de um movimento aberto ao outro, equidistante de qualquer dogmatismo doutrinário.

Objetivos: Promover a reflexão filosófica mediante a apropriação dialética da relação existente entre temas filosóficos e história da filosofia com a problematização da realidade das escolas públicas selecionadas.

Participam do subprojeto Filosofia na condição de coordenador: Artur Bispo dos Santos Neto; como supervisor(es):Carolina Rangel Silva e Ismar Francisco Torres. E como estudantes (bolsistas): Alyton Costa da Silva, Zayr Cláudio Gomes da Silva, Aremilton Junior Costa Cavalcanti, Ramon Silva Ferro, Laís Emília Santos da Silva, Bruno Henrique dos Santos, Barbara Rachel Ciriaco do Carmo, José da Silva Cavalcante Junior, Caio Francisco Gomes dos Santos, José Paulo de Barros Junior, Marcos Bruno Santana, Fernando Inácio Pereira, Adson Junior Carvalho da Silva, John Ewerton Veríssimo da Silva Araújo, Amabile Katharina Tavares dos Santos, Sheysella Pamella Cabral da Silva Santos; e como estudante colaborador: Erick Santos da Silva.

O subprojeto atua na Escola Estadual Tavares Bastos (Seduc), que atende estudantes da Educação Básica (5º ano ao 9º ano) e do Ensino Fundamental (1ª serie a 3ª série do Ensino Médio Turnos). A escola conta com 39 (trinta e nove) docentes, quatro coordenadores e sete servidores. O Colégio da Polícia Militar Tiradentes (Seduc) atende estudantes da Educação Básica (1º, 2º e 3º ano), possuindo 5 turmas do primeiro ano, 3 turmas do segundo ano e 4 turmas do terceiro ano. O Colégio atende 850 alunos e possui 50 docentes (efetivos, monitores e militares).

    


CICLO PIBID 2020-2022 - Coordenação Profa Dra. Cristina Viana / Prof. Dr. Marcus José

No ciclo 2020-2022, o PIBID de Filosofia da UFAL se desenvolveu em duas escolas da rede estadual de Alagoas: EE Profa. Irene Garrido (primeira etapa/modalidade on-line devido à pandemia de covid-19); EE Profa. Edite Machado (segunda etapa/modalidade presencial). Essa edição do PIBID foi estruturada em três eixos de pesquisa: Epistemologia; Ética e Filosofia Política; Estética. Os principais produtos desse ciclo foram os seguintes: (1) oficinas presenciais; (2) oficinas virtuais; (3) criação do canal do Youtube com diversos conteúdos sobre ensino de Filosofia (entrevistas, mesas-redondas, vídeos explicativos). Cf. https://www.youtube.com/@pibidfilosofia8114; (4) publicação do artigo “Filosofia e os impactos da pandemia: Uma experiência de ensino remoto no PIBID” (Curitiba: CRV, 2022). Cf. PDF em anexo.

 

            

A referida edição do PIBID-Filosofia se inscreveu como parte inerente de um conjunto de ações centradas no propósito de estabelecer um processo contínuo de ações educativas que se materializaram na profícua inserção do Curso de Licenciatura em Filosofia no interior da Escola Pública e na comunidade acadêmica, promovendo a vocação interdisciplinar e a reflexão crítica acerca da peculiaridade da realidade educacional alagoana.

O foco do subprojeto PIBID/FILOSOFIA/UFAL foi compartilhar conhecimento e experiências de ensino de filosofia entre professores, graduandos, graduados e a toda comunidade em geral. Os pibidianos de Filosofia tiveram oportunidade de acompanhar as aulas remotas e aplicaram as oficinas nas turmas do Ensino Médio. Após o reconhecimento das escolas selecionadas, os pibidianos acompanharam as aulas presenciais, explicaram a natureza do PIBID para as turmas e falaram sobre o subgrupo de Filosofia e as propostas das oficinas desenvolvidas. Entre as oficinas realizadas merece destaque: 1) A Oficina de Estética versou sobre o conceito de belo tendo como referencia a obra “Hípias Maior” de Platão. Construída como dinâmica em grupo se desenvolveu em três partes: (i) compartilhamento de imagens que representavam o “belo” articuladas ao texto de Platão; (ii) rodada de perguntas e apresentação do conceito de belo a partir de Hípias Maior; (iii) varal para exposição das respostas por escrito que os estudantes deram sobre o conceito de belo. 2) A oficina de Ética e Política trabalhou reflexões, categorias e conceitos marxianos, como: mais-valia, força de trabalho, alienação e salário, o grupo planejou uma oficina que desencadeasse o senso crítico dos estudantes e permitisse que eles pensassem a realidade social-econômica para além da ótica determinista, tendo como referência textos de Karl Marx. 3) A Oficina de Epistemologia trabalhou questões relacionadas a lógica, mais precisamente ao estudo das falácias tendo como referenia o texto “O poder da lógica e da Argumentação” de Richard L. Epstein e Walter Carnielli além de textos do filosófo grego Aristóteles. 4) A Oficina de Lógica: construída em forma de aula dialogada se desenvolveu em três momentos: (i) breve apresentação da lógica e conceito de falácia; (ii) apresentação de tirinhas com exemplos práticos do uso de argumentos falaciosos; (iii) roda de perguntas e respostas com os estudades sobre os tipos de falacias apresentados.

Para socializar o saber produzido e incentivar o gosto pela Filosofia foi constituido o site do PIBID/FILOSOFIA/UFAL. O propósito das atividades apresentadas visava fortalecer a noção de que a disciplina filosofia não é um mero instrumento de formação da cidadania, que possui um caráter unilateral de reflexão e crítica da realidade. O projeto foi coordenado pela professora Dra. Cristina Amaro Viana Meireles e contou com os supervisores Priscila Kelly Silva Ferreira e Thiago Ferreira dos Santos. Escolas participantes E. E. Profa. Irene Garrido e E. E. Profa. Edite Machado. As atividades foram realizadas nas turmas de 1º, 2º e 3º anos das E.E. Irene Garrido e E.E. Profa. Edite Machado, em que 596 estudantes do Ensino Médio foram atendidos.

Foto da equipe:

 

Ações realizadas (Fotos, links, organização e participação em eventos, Matérias, entre outros):

https://www.youtube.com/channel/UCa5gooZC-X6fKjmPYf22G2Q

https://www.youtube.com/watch?v=rJTeOpWQc40

 https://www.youtube.com/watch?v=zUcQd9Hrcgc

https://www.youtube.com/watch?v=XlXfEhFx16A

https://filosofiapibidufal.webnode.com/


CICLO PIBID 2018-2020 - Coordenação Prof. Artur Bispo

A subárea constituiu-se de modo interdisciplinar, envolvendo Filosofia, Sociologia e Artes. O subprojeto deve como campo central de atuação a necessidade de conferir um papel mais abrangente e envolvente do conceito de letramento, em que no campo filosófico o letramento compareceu como uma forma de codificar e descodificar o mundo vivido e a necessidade da interpretação da realidade está conectada com a intervenção objetiva no mundo. Entre os objetivos destacaram-se o desenvolvimento de estudos e práticas didático-pedagógicas que ajudaram os participes a decodificarem a realidade escolar e a sociedade. Assim, a inserção do letramento filosófico, sociológico e artístico nas escolas contempladas pelo PIBID teve como eixo atender a demanda da necessidade de superação da alienação dos educandos e educadores acerca da essencialidade/compreensão do mundo social. Nesse processo, a superação da manipulação e da alienação exerceu um papel essencial nas práticas pedagógicas efetivadas. Entre as atividades desenvolvidas destacam-se: construção de banco de dados com material produzido pelos seus participes; debate acerca da peculiaridade da Filosofia no contexto da Reforma do Ensino Média – BNCC; Relação dialética entre Filosofia e Música; A arte como mecanismo de aprendizagem dos conteúdos filosóficos.

A escola selecionada e que serviu de objetivação do subprojeto de Filosofia foi o Instituto Federal de Alagoas (IFAL-Maceió). O subprojeto contou com a coordenação dos professores: Artur Bispo dos Santos Neto e Tiago Penna. E teve como supervisores os professores Wanderlan Santos Porto e Edmilson Gomes Matias. Estudantes que participaram do projeto foram: Emmely Katly S. Natalício, Igor César, Wille Monteiro, Matheus Erik, Maria Pauleana, Haylton Silva, Lillya Rhana, Sana Bertoldo, Emanuella Silva, Jandira Rodrigues, César Muller, Danilo Calheiros, Paulo Vinicius, Antonio Augusto, Washington Ferreira, Jonhn Leno Mariano, Wesley Bruno Ferreira, Samuel Jordan Costa, Alisson Almeida.

Estudantes da Educação Básica atendidos (série, EF, EM): Curso Técnico - Subsequente Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 1ª Série Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 2ª Série Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 3ª Série Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 4ª Série

  


CICLO PIBID 2011 - 2017 - Coordenação Prof. Dr. Artur Bispo

A subárea de Filosofia configurou-se mediante um cronograma de atividades bastante diversificado e multiforme, evocando, sobretudo, a estética como força motora para problematizar a relação entre Filosofia e realidade, mediante o reconhecimento do espaço educativo da escola pública como topos privilegiado para o desenvolvimento das atividades do ensino, da pesquisa e inovações tecnológicas. Doravante, forjou-se um ambiente fortuito para a construção de práticas criativas, comunicativas, pedagógicas e emancipatórias entre supervisores, bolsistas e estudantes do Ensino Médio nas escolas selecionadas, havendo uma integração e interação nas atividades desenvolvidas, tais como: 1) A construção do Blog Se liga na Filosofia, da Escola Estadual Professora Irene Garrido, onde foi criado um espaço para divulgação de textos produzidos pelos bolsistas, bem como o desenvolvimento de atividades que foram exercitadas à distância; a criação da Novela filosófica, em que se desenvolveu atividade cênica dos estudantes do Ensino Médio, abordando questões relativas ao gênero, preconceito e diversidade; 2) A formação cartilha de histórias em quadrinhos, partindo das questões de gênero e preconceitos gerais, objeto de criação dos estudantes de Ensino Médio, nas escolas estaduais Irene Garrido e Manoel Simplício; 3) A institucionalização do Filosofia em cena, pela Escola Estadual Moreira e Silva, que, com o acúmulo de experiências do PIBID 2011, desenvolveu, em 2014, uma adaptação do texto Édipo Édipo rei, com a integração e participação dos bolsistas e estudantes do Ensino Médio; participação do XVI Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Ademais, a produção de microaulas elaboradas por bolsistas, abrangendo diversas práticas e metodologias pedagógicas.

Participaram na condição de coordenadores a professora Ruslane Bião de Oliveira e o professores Artur Bispo dos Santos Neto. Na condição de supervisores participaram: José Airton Albuquerque Torres, José Flávio Martins da Silva, Priscila Kelly Ferreira, Edivaldo Vieira Barros, José Cristiano dos Santos. Participaram do subprojeto como bolsistas, os estudantes: Aldenize Tomé dos Santos, Arthur de Albuquerque M. de Araújo, Deyvisson Fernandes Barbosa, Edcleide da Rocha Silva, Edivaldo Vieira Barros, Isaac Anderson da Silva Lima, Jhonael Ursulino da Rocha Silva, Jonathan Napoleão dos Santos, Jonas Rodrigo Lima de Moraes, José Aparecido de Oliveira Lima, José Antônio de Medeiros Silva, Josilene Araújo de Lira, Josivaldo Berto de Lima, Marco Antônio da Silva Filho, Maria Rita da Silva, Natália Domingos de Oliveira, Nailton Fernandes da Silva, Paulo Jorge Vieira da Silva, Rafaella Caroline Hilário, Ricardo Max Lima Cavalcante, Samária Edycarla Viana da Silva, Karine Batista, Priscila Laiz.

Escolas beneficiadas foram: Escola Estadual Moreira e Silva, Escola Estadual Professora Irene Garrido, Escola Estadual Manoel Simplício do Nascimento, Escola Estadual Maria Ivone Santos de Oliveira, Escola Estadual Professor Afrânio Lages.

Foto da equipe: