1. Tutoria
A tutoria é um projeto piloto da PROGRAD/UFAL. Ele visa assistir os alunos dos primeiros períodos dos cursos de graduação em suas dificuldades teóricas e práticas em seu ingresso na Universidade. Ao se estimular um melhor aproveitamento acadêmico, especialmente do discente em um dos dois primeiros períodos do curso, pretende-se tornar sua experiência acadêmica mais satisfatória e diminuir a evasão no curso.
Coordenador: Prof. Dr. Marcos Silva (marcossilvarj@gmail.com)
A atual equipe de tutores (2016.1) é composta por:
Luiz Henrique Santos
Acácio Ferreira
Juliana Verçosa
Marco Antonio da Silva
Jhonael Ursulino
A tutoria ocorre nas modalidades com bolsa e sem bolsa, com duração de um ano. Além disso, ao final do período de tutoria, o aluno receberá um certificado. A seleção para tutor é feita por meio de análise do histórico, carta de motivação, plano de atividades e entrevista. A seleção ocorre sempre no início do ano letivo.
Para acessar a programação do semestre corrente (2016.1), clique aqui.
2. PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Objetivos do Programa
- Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
- contribuir para a valorização do magistério;
- elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
- inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
- incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
- contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
http://www.capes.gov.br/
Coordenador do programa PIBID: Prof. Dr. Artur Bispo
3. PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica)
Programa de bolsas financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que tem como objetivos:
- “Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.
- Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
- Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação.
- Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.
- Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
- Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
- Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural.
- Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.” [3]
A bolsa PIBIC deve ser requisitada diretamente pelo professor-orientador, que deve ter titulação de doutor e participar de edital anual do CNPq. Atualmente seu valor é de R$ 360,00, e ela tem validade de um ano.
Para mais informações, acesse: http://www.cnpq.br/programas/pibic/index.htm
4. Bolsa Permanência
“Este programa visa dar possibilidade de continuidade dos estudos para alunos com vulnerabilidade social. A Bolsa é considerada uma grande contribuição para o provimento de condição favorável aos estudos, bem como fonte motivadora para ampliação do conhecimento, sendo que uma parte dos alunos utiliza o recurso para participação em encontros e eventos.
Na Bolsa Permanência o aluno recebe a quantia de R$ 360,00, oferecendo em contrapartida 12hs semanais de trabalho em setores administrativos da Universidade, ou em área acadêmica.
A inscrição é permanente, e o aluno deve se encaminhar à Gerência de Assistência Estudantil da PROEST para realizar entrevista com uma Assistente Social.” [4]
5. Programa de Residência Pedagógica
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica. [5]
Coordenado pelo Professor Maxwell Lima Filho.
——————-
[1] <http://www.ufal.edu.br/estudante/graduacao/programas/monitoria>, acessado em 05/03/12.
[2]<http://www.ufal.edu.br/estudante/graduacao/programas/PIBID>, acessado em 05/03/12.
[3] <http://www.cnpq.br/programas/pibic/index.htm>, acessado em 05/07/12.
[4]<http://www.ufal.edu.br/estudante/o-estudante/assistencia-estudantil/servicos-oferecidos/bolsa-permanencia>, acessado em 31/03/12.
[5] http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica