Clinamen – 11/06/2013

A coordenação do Clinamen – Seminário Permanente do Curso de Filosofia – convida toda a comunidade acadêmica para prestigiar a palestra A Concepção de linguagem em Rousseau aplicada numa experiência de sala de aula, a ser ministrada pelo Mestrando Yvisson Gomes dos Santos na próxima 3ª feira, a partir das 18h, no auditório do ICHCA.

Resumo da palestra:

Considerado o pai da pedagogia moderna e um dos fundadores da psicologia do desenvolvimento, Rousseau esboçou as suas ideias de forma a articularem-se entre si de maneira virtuosa. Fruto de uma sociedade revolucionária, ele esquematizou pressupostos políticos contundentes que o definiram também como um filósofo contratualista. Sua concepção sobre a linguagem, fruto deste artigo, confirmou a perspicácia especulativa do genebrino em se falar da língua e da palavra pelo viés das paixões. Tema central em seu Ensaio, as paixões são desdobras da formação do homem em seu estado natural. Como ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-Filosofia/UFAL), desenvolvi com a concepção das paixões, advindas do Ensaio, uma atividade-ação com alunos do ensino médio de uma escola pública de Maceió-AL, conseguindo estabelecer com a sugestão rousseauniana da linguagem uma argumentação filosófica através de uma nova proposta pedagógica dentro do espaço escolar pesquisado.