Convite Curso de Extensão: “Pandemia e Saúde Mental. Consequências do isolamento prolongado em crianças e adolescentes”

Curso de Extensão em modalidade Remota Sábado 03 e 10 de Dezembro (Plataforma Meet): (Inscrição www.linktr.ee/filomove)

Objetivos Gerais: Identificar problemas específicos em saúde mental trazidos pelo isolamento social prolongado nas infâncias.
Objetivos Específicos. Investigar os modos em que as crianças e adolescentes simbolizaram a experiência do isolamento.
Apontar fatores de risco modificáveis. Debater as novas realidades educativas, saúde mental e políticas públicas em Argentina e Brasil

O Minicurso “Pandemia e Saúde Mental. Consequências do isolamento prolongado em crianças e adolescentes” é produto da pesquisa realizada na Argentina pelos professores Dr. Leadro Drivet e Dra. Mariana B. López na tentativa de investigar os efeitos do isolamento na saúde de crianças e adolescentes. Conjecturou-se que a situação de Isolamento Social Preventivo e Obrigatório havia produzido um aumento na vulnerabilidade de crianças no pleno exercício do direito à saúde. Os efeitos nocivos do isolamento prolongado afetaram o acesso das famílias à alimentação (proporcionada na Argentina pelas escolas, lanchonetes comunitárias entre outros espaços); assim como a atividade física insuficiente afetou a saúde física (sobrepeso, distúrbios do sistema imunológico etc.), emocional (ansiedade, depressão etc.) e intelectual (falta de atenção, distúrbios do sono etc.) de crianças e adolescentes. A partir do Núcleo Nordeste-Litoral argentino, investigamos a saúde mental de crianças e adolescentes por meio de duas metodologias: uma predominantemente qualitativa, por meio da qual coletamos e analisamos histórias e ilustrações de sonhos de crianças e adolescentes durante o isolamento em busca de angústias recorrentes; outra predominantemente quantitativa, por meio de um estudo que objetivou rastrear os transtornos de saúde mental e analisar os condicionantes socioambientais do desenvolvimento desses problemas. As informações obtidas permitiram identificar problemas específicos em saúde mental e apontar fatores de risco modificáveis. Durante o isolamento, nesse país, as crianças foram populações que o Estado não considerou prioritárias. Com as aulas presenciais suspensas por um período muito longo -face ao que aconteceu na maioria dos países do mundo-, e com o encerramento simultâneo das atividades, assim como pelo afastamento das outras crianças colegas e amigos/as da escola, com acesso e permanência restritos em espaços públicos exteriores, os menores da Argentina, que não pertenciam aos grupos de risco para COVID-19, ficaram isolados e negligenciados. Todos esses elementos geram ansiedade, sentimento de abandono, incerteza e irrelevância. Este trabalho fornece informações relevantes para o âmbito educativo, a clínica com infâncias e adolescências e a tomada de decisões públicas, destacando a centralidade do problema da saúde mental infantil e adolescente no contexto da pandemia e pós-pandemia. O Prof. Leandro Drivet realiza estágio de Pesquisa no Grupo FiloMove do ICHCA UFAL (coordenado pela prof. Natacha Muriel López Gallucci); e é bolsista de Raíces Conicet Argentina em convênio com a Red de Científicos/as argentinos/as en Brasil (RCAB).

Programação:
O MINICURSO “Pandemia e Saúde Mental. Consequências do isolamento prolongado em crianças e adolescentes” DE DOS (2) ENCONTROS REMOTOS será oferecido com inscrição prévia e gratuita nos dias sábados 03/12/2022 e 10/12/2022 das 09 às 11 horas.

O link da plataforma MEET será enviado aos participantes inscritos 1h antes do início do minicurso por e-mail.

No ingresso à sala será tomada a presença para os CERTIFICADOS. O minicurso será gravado.

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