CONVITE MINICURSO: SILÊNCIOS E RUÍDOS: AS FOTOGRAFIAS DE CLAUDIA ANDUJAR E MAUREEN BISILLIAT

SILÊNCIOS E RUÍDOS: AS FOTOGRAFIAS DE CLAUDIA ANDUJAR E MAUREEN BISILLIAT

Ministrado por Profa. Dra. Kelly Ichitani Koide (GRAVI/USP)

Quais as relações entre texto e fotografia? Existem limites entre esses dois tipos de linguagens? As fotografias falam ou nos fazem falar? Partindo desses questionamentos, o mini-curso apresentará algumas reflexões relacionadas à Antropologia Visual e aos modos de ver próprios da poesia e da fotografia. Essas reflexões servirão de base para pensarmos sobre as produções fotográficas de Claudia Andujar e Maureen Bisilliat e como elas transitam entre ética e estética, criando afinidades entre política e poética.

SOBRE A PROFESSORA KELLY ICHITANI KOIDE

Possui Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2017). Realizou um estágio de Doutorado Sanduíche na Université Lyon 1 (2014-2015), onde foi integrante do ‘Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques – S2HEP’. Também foi membro dos grupos interdisciplinares de pesquisa ‘Transformation de la Santé et du Corps’ e ‘Sciences Humaines et Santé’, com integrantes da École Normale Supérieure de Lyon e da Université Claude Bernard Lyon 1. Realizou um estágio de pós-doutorado em Filosofia na USP, sob a supervisão de Pablo Mariconda, sobre o papel das representações fotográficas da doença na medicina tropical. Atualmente, é pós-doutoranda em Antropologia Visual na USP, sob a supervisão de Sylvia Caiuby Novaes, sobre as influências artísticas e o contexto sociocultural da produção fotográfica de Claudia Andujar e Maureen Bisilliat, com bolsa da Fapesp. É pesquisadora do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI) / USP e do Instituto de Estudos Avançados (IEA) / USP.

EVENTO PRESENCIAL

DATA: 27, 28 e 29 de SETEMBRO de 2022

HORÁRIO: Das 16h às 18h

LOCAL: MINIAUDITÓRIO DO CURSO DE FILOSOFIA UFAL