Página do Curso de Filosofia Licenciatura da UFAL

Logo Curso de Filosofia UFAL

O curso de Filosofia da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) oferece a graduação presencial em Filosofia, na modalidade de Licenciatura. O curso tem duração mínima de 4,5 anos (9 semestres). As aulas ocorrem no período noturno, das 19:00 às 22:30.

Para ingressar no curso, o pretendente deve participar do processo seletivo da UFAL. Ocorrem duas entradas anuais, no 1o e 2o semestres do ano letivo; em cada entrada ingressam 30 alunos no curso. O processo seletivo, desde 2012, é feito integralmente por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada) – para participar, o aluno deve fazer a prova do ENEM e obter a nota necessária para o ingresso. O cálculo da nota de corte é feito pelo MEC, a partir do número de inscritos em cada curso.

Ao término do curso, o licenciado em Filosofia estará habilitado para lecionar a disciplina em escolas de ensino médio de todo o Brasil. Vale lembrar que desde 2006 a disciplina é item obrigatório no currículo de todas as escolas nacionais de Ensino Médio, o que abriu um campo de trabalho bastante amplo para o licenciado.

Além disso ele poderá optar por dar continuidade a sua pesquisa acadêmica após o término da graduação, optando por fazer a pós-graduação stricto sensu (Mestrado) ofertada pela UFAL, com duração de 24 meses, a qual o habilitará a dar aulas no ensino superior. Veja mais informações sobre o Mestrado em Filosofia neste link: PPGFIL / UFAL

Para maiores informações, consulte os projetos pedagógicos vigentes do curso de Licenciatura em Filosofia:

Telefone: 55 (82) 3214-1325

E-mail: coordenacao.filosofia@ichca.ufal.br