Convite: Cursos de extensão oferecidos pela filosofia no período da pandemia – Participe!

Os cursos serão gratuitos e realizados na plataforma GoogleClassroom/GoogleMeet. Para acompanhar os cursos e acessar os materiais disponíveis é necessário ter uma conta de email cadastrada no gmail. Um email deverá ser enviado para @s docentes ministrantes para efetivar a matrícula no curso. Será emitido certificado de participação para cada curso, através do sistema Sigaa, tendo como critério a participação em no mínimo 75% dos encontros. em anexo, cartaz com informações geraisi sobre os cursos de extensão.

1. Curso de Extensão: Introdução à Análise Argumentativa.

Ministrante: Prof. Dr. José Marques (UFAL- Filosofia)
Período: 22/06/20 a 05/10/20

Contatojose.vercosa@ichca.ufal.br

Vagas: 40

Resumo e dados dos encontros: Na presente atividade de extensão, será trabalhado com os alunos o livro Introdução à análise argumentativa: teoria e prática, do Prof. Dr. Marcus Sacrini. Nesse livro, o autor apresenta um método de compreensão de argumentos que auxilia não apenas na leitura de textos filosóficos, mas também na produção de textos necessários ao desenvolvimento acadêmico do aluno, como TCC’s, dissertações e teses. A atividade constitui-se de 15 encontros de 2h, totalizando 30h. Os encontros serão realizados às segundas-feiras, às 19h,  e terão uma parte destinada à exposição do assunto (1h) e outra à realização de exercícios (1h). A plataforma utilizada será o GoogleClassroom/GoogleMeet.

2. Curso de Extensão: Introdução à ética contemporânea: a ética das virtudes de A. MacIntyre.

Ministrante: Profa. Dra. Flora Cardoso (UFAL – Filosofia)

Período: 25/06 a 27/08

Contatoflora.filosofia@gmail.com

Vagas: 40

Resumo e dados dos encontros: Alasdair MacIntyre (1929- ) é considerado um dos representantes da reabilitação da ética das virtudes na contemporaneidade, que ganhou visibilidade ao propor uma interpretação bastante controversa sobre o estado do debate ético contemporâneo. O presente minicurso tem como objetivo apresentar uma introdução à sua reflexão ética, na obra Depois da Virtude (1984). Pata tal, serão trabalhados temas fundamentais para sua proposta filosófica, como a sua crítica à moral iluminista e a sua releitura do conceito de virtude. A atividade será realizada em 10 encontros de 3h, totalizando 30h. Os encontros serão às quintas-feiras, às 19h, a partir de 25/06/20, na plataforma GoogleMeet.

3. Curso de Extensão: Introdução à Filosofia de Kant: Razão Teórica e Razão Prática.

Ministrante: Prof. Dr. José Marques (UFAL- Filosofia) e Profa. Dra. Flora Cardoso (UFAL – Filosofia)
Período: 24/06/20 a 30/09/20

Contatojose.vercosa@ichca.ufal.br

Vagas: 40

Resumo e dados dos encontros: Immanuel Kant (1724-1804) é um filósofo cuja importância se deve não apenas às suas contribuições à teoria do conhecimento, mas principalmente devido às implicações que essas contribuições têm para o estudo da ética, uma vez que engendra a reformulação da noção de liberdade. O objetivo da presente atividade consiste em apresentar o pensamento de Kant aos alunos, de modo que possam compreender como se dá a passagem da teoria do conhecimento à ética. A atividade constitui-se de 15 encontros de 2h, totalizando 30h. Esses encontros são divididos em dois módulos. No primeiro módulo, serão apresentadas as noções fundamentais da filosofia teórica de Kant (encontros de 1 a 8). No segundo módulo, a partir dos resultados obtidos no primeiro, serão apresentadas as noções fundamentais de sua filosofia prática (ética) (encontros de 9 a 15). Os encontros serão realizados às quartas-feiras, às 19h. A plataforma utilizada será o GoogleClassroom/GoogleMeet.