III Encontro Regional das Licenciaturas: “Espaços-tempos da formação docente no Brasil: cenários, reflexões e perspectivas”

II Encontro Regional das Licenciaturas 2019

Maceió: 15, 16 e 17 de dezembro de 2019

Mais informações e inscrições no site: https://doity.com.br/erelic

Em 2015, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizou-se o I Seminário do Pibid da Região Nordeste, associando-se, num trabalho conjunto, ao Simpósio Baiano dasLicenciaturas – SBL e ao Seminário Estadual Pibid. O evento defendia a “importância da valorização do profissional da educação e da formação de professores como um processo contínuo, progressivo e democrático, visando à efetiva melhoria da qualidade da educação”. No biênio seguinte, com nova nomenclatura, foi realizado, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o II Encontro Regional das Licenciaturas – ERELIC, o qual aconteceu paralelamente ao II Seminário do Pibid Nordeste e ao VII Encontro do Pibid da UFCG. Com o tema “Pibid: políticas públicas e diversidade curricular na formação docente”, o II ERELIC promoveu diversos debates sobre os impactos do Pibid na formação inicial docente, o currículo das licenciaturas, a Base Nacional Comum Curricular, a valorização da carreira docente e as políticas nacionais para a formação de professores, entre outros.

Neste III Encontro Regional das Licenciaturas do Nordeste, que constitui uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas, o Instituto Federal de Alagoas, a Faculdade Tecnológica de Alagoas, o Centro de Estudos Superiores de Maceió e a Universidade Estadual de Alagoas, elegemos o tema “Espaços-tempos da formação docente no Brasil: cenários, reflexões e perspectivas” como eixo norteador das discussões. O objetivo é discutir sobre os lugares e os momentos da formação docente em nosso país, problematizando, por exemplo, os ambientes físicos, curriculares, metodológicos, teóricos e práticos em que se constrói a docência, numa perspectiva histórico-social e política, tanto da formação inicial, quanto da formação continuada.

O III ERELIC configura-se como um espaço privilegiado para se construírem e se compartilharem conhecimentos produzidos nas/sobre/para/pelos cursos de licenciatura nas instituições de ensino superior do Nordeste, para o intercâmbio de saberes gestados a partir das ações de ensino, de pesquisa e de extensão, desenvolvidas por professores/as, estudantes e alunos/as, com destaque para a socialização das experiências realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e no Programa de Residência Pedagógica – PRP, que integra pela primeira vez o evento.

Durante o III ERELIC, acontecerão também o II Encontro do PIBID Nordeste, o I Encontro do PRP Nordeste e o I Encontro Interinstitucional Integrado do Pibid e do PRP Alagoas. O evento contará com palestras, mesas-redondas, sessões de comunicação, sessões de pôster e reunião do Forpibid-RP do Nordeste.

OBJETIVOS

• Agregar discussões sobre a formação inicial e a formação continuada de professores no atual cenário político brasileiro;
  • Avaliar a implantação e desenvolvimento de políticas educacionais brasileiras para a formação docente;
  • Socializar e avaliar as ações realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação e profissionalização docente no nordeste brasileiro;
  • Socializar e avaliar as experiências desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica nos cursos de licenciatura das IES nordestinas;
  • Promover a interação entre alunos de licenciatura e profissionais da educação, seja ela no âmbito regional ou nacional;
  • Discutir, socializar e avaliar ações de inclusão no cenário educacional brasileiro;
  • Socializar experiências de ensino, de pesquisa e de extensão no âmbito das licenciaturas;
  • Refletir sobre experiências de gestão no âmbito da educação básica;
  • Discutir metodologias de ensino/aprendizagem nos currículos de licenciatura;
  • Compartilhar e avaliar experiências de integração curricular no ensino fundamental e no ensino médio em escolas nordestinas;
  • Avaliar o impacto de indicadores da educação em nível municipal, estadual, regional e/ou nacional face às ações desenvolvidas pelos profissionais da educação;
  • Estabelecer o debate interdisciplinar entre as áreas de formação docente das IES do Nordeste.
  • Discutir a implantação da Base Nacional Comum Curricular na Educação Básica e na reorganização dos currículos de licenciatura;
  • Discutir o uso de tecnologias no planejamento e na execução de atividades de ensino para a educação básica;
  • Debater, no cenário político brasileiro, a valorização e as condições de trabalho do licenciado.