NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO (Confira a nota na íntegra aqui!)

As Direções das Faculdades e dos Institutos da Universidade Federal de Alagoas abaixo relacionados repudiam com veemência os posicionamentos recentes do atual presidente da república e do ministro da educação sobre o ensino e a pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais, especialmente citadas a Filosofia e a Sociologia.

Tais posicionamentos revelam total descompromisso com a ética, atentam contra a construção do conhecimento e a pluralidade de ideias e desconsideram a necessidade de se refletir criticamente sobre a condição humana e a vida em sociedade. As comparações da educação no Brasil com episódios relacionados à educação em países como o Japão são
confusas e inapropriadas e se configuram, como vem ocorrendo em outras situações similares, como divulgação de falsas informações.

No reconhecimento do homem como ser social e histórico e no entendimento da necessidade de articulação de todo conhecimento científico, desmerecer ou diminuir o conhecimento construído nas universidades públicas no âmbito das Ciências Humanas e Sociais demonstra total ignorância sobre como se dá a organização dos paradigmas sob os quais os sentidos de mundo são construídos.

Entendemos que ataques sistemáticos à autonomia de cátedra nas universidades públicas, o cerceamento à liberdade de expressão de certos segmentos e o retrocesso das políticas públicas vem desenhando, nos últimos meses, o projeto autoritário do governo e confirmando o descaso que esse vem demonstrando em relação ao povo brasileiro.

Assim, reafirmamos a importância das Ciências Humanas e Sociais na formação cidadã e no combate aos pensamentos retrógrados que reduzem a formação científica a uma perspectiva tecnicista e autômata.

Maceió, 29 de Abril de 2019.

Faculdade de Direito de Alagoas – FDA
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAC