Projeto Universal do CNPq: O Governo Misto da República Romana e o Conceito de Liberdade Política no Renascimento Italiano

No segundo semestre de 2014, a Professora do Curso de Filosofia Flávia Roberta Benevenuto de Souza teve aprovado o seu Projeto, intitulado O Governo Misto da República Romana e o Conceito de Liberdade Política no Renascimento Italiano, no Edital de Projeto Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Vale a pena ressaltar que apenas 15 Projetos de Filosofia foram aprovados em todo o Brasil.

O Projeto coordenado pela Professora Flávia Benevenuto investiga as constituições dos antigos e a retomada destes modelos constitucionais pelos principais autores do Renascimento Italiano. Trata-se, assim, de investigar os antigos e as apropriações que os pensadores renascentistas fizeram de suas obras. Parte-se do pressuposto dos antigos, explícito nas Histórias de Políbio, de que a efetividade de um regime político é consequência direta da concepção que se tem de liberdade política. Portanto, o objetivo é investigar, nestes dois momentos da história da filosofia política, a saber, antiguidade e renascimento, as melhores formas de governo (possíveis, realizáveis), tal como apontadas pelos autores clássicos, tendo em vista suas concepções de liberdade política.

Dois Estudantes que integram este Projeto, Emanuel Cicero Cavalcanti Vieira da Silva e Jonas Rodrigo Lima de Moraes, tiveram seus trabalhos aprovados no XVIII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP: Ética e Filosofia Política, que será realizado na Universidade de São Paulo, de 25 a 29 de maio de 2015.

O Estudante Emanuel Cavalcanti apresentará o trabalho intitulado “Opressores e Oprimidos: Análise da Teoria dos Humores de Maquiavel”, enquanto Jonas Moraes apresentará o trabalho intitulado “Do Uso das Armas para a melhor Forma de Governo”.

Sobre a Coordenadora do Projeto:

A Professora Flávia Benevenuto possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), com estágio de Doutoramento pela École de Hautes Études en Sciences Sociales-Paris (2008-2009), e Pós-Doutorado pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo – USP (2012-2013). Atualmente, é Professora Adjunta do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas.

Para mais informações, acesse o site do CNPq  e o Blog do Evento da USP.