Palestra (30 abril 2015): O que é Conhecer? Papel dos Sentidos e do Intelecto em Tomás de Aquino

A Coordenação do Curso de Filosofia convida toda a comunidade acadêmica para prestigiar a palestra O que é Conhecer? Papel dos Sentidos e do Intelecto em Tomás de Aquino, a ser ministrada pelo Professor do Departamento de Filosofia da Universidade do Porto José Francisco Preto Meirinhos na quinta-feira, dia 30 de abril, a partir das 19 horas, no Miniauditório de Filosofia (salas novas do Curso, localizadas ao lado da cantina do ICHCA).

Sobre o Palestrante:

O Professor José Francisco Preto Meirinhos é Professor Catedrático do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal), além de exercer a função de Diretor e Coordenador Científico do Instituto de Filosofia desta Universidade. De suas muitas publicações, destacamos as seguintes (clique nos links):

1. “Averroes and Averroisms in Portuguese. Medieval and Early Modern Scholastic authors”. In: BURNETT, Charles & MANTAS-ESPAÑA, Pedro (Eds). Mapping Knowledge: Cross-Pollination in Late Antiquity and the Middle Ages. Cordoba: CNERU (Cordoba Near Eastern Research Unit) – The Warburg Institute (London) – Oriens Academic, 2014.

2. “O Tesouro dos pobres de Pedro Hispano, entre o século XIII e a edição de Scribonius em 1576”. In: Humanismo, Diáspora e Ciência (Séculos XVI e XVII): Estudos, Catálogo e Exposição. Universidade de Aveiro/Biblioteca Pública Municipal do Porto. Porto, 2013.

3. “Pensar a Natureza: Problemas e Respostas na Idade Média (Séculos IX-XIV)”. MEIRINHOS, José Francisco & PULIDO, Manuel Lázaro (Organização e Introdução do livro). Editora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Edições Húmus, Lda., 2011.

4. “Ao leitor, sobre a Metafísica como ciência humana”.  In: MEIRINHOS, José Francisco & OLIVEIRA E SILVA, Paula (Orgs.). As Disputações Metafísicas de Francisco Suárez: Estudos e Antologia de Textos. Editora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Edições Húmus, Lda., 2011.

5. “Afonso de Dinis de Lisboa: percurso de um filósofo, médico, teólogo, tradutor e eclesiástico do século XIV”. Península: Revista de Estudos Ibéricos, n.º 4, pp. 47-64, 2007.

6. “Definições da alma. O confronto de tradições na Scientia libri de anima de Pedro Hispano Portugalense”. In: SOUZA, J.A. de Camargo de (Org.). Idade Média: Tempo do mundo, tempo dos Homens, Tempo de Deus. Livro comemorativo dos 25 Anos da Comissão Brasileira de Filosofia Medieval EST, Porto Alegre, 2006.

Para mais informações, acesse a página pessoal do Professor José Meirinhos ou entre em contato através do seguinte e-mail: meirinhos@letras.up.pt

Acesse também o site da Universidade Federal de Alagoas.