Seleção de Monitoria/Tutoria: Inscrições até 23 de março (2ª-feira)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES

CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL N° 06/2015 – PROGRAD

A COORDENAÇÃO DE MONITORIA/TUTORIA DE FILOSOFIA, no uso de suas atribuições, de acordo com o estabelecido na Resolução n° 55/2008-CONSUNI/UFAL, de 10/11/2008, convoca os alunos de Filosofia, Campus A. C. Simões, para inscrição na seleção de MONITORIA/TUTORIA, conforme o disposto abaixo:

A Coordenação de Monitoria/TUTORIA de Filosofia, apoiada dela Coordenação do Curso de Filosofia acata o Projeto Piloto de Tutoria tal como proposto pela PROGRAD. Seguido as disposições do EDITAL N° 06/2015.

1. Do número de vagas para tutoria:

1.1. São oferecidas 2 (duas) vagas com bolsa e 2 (duas) vagas sem bolsa para tutoria em Filosofia.

1.2.  As disciplinas objeto de tutoria são todas as disciplinas filosóficas do 1º e 2º períodos, a saber: Introdução à Filosofia, História da Filosofia 1, História da Filosofia 2, Lógica;

1.3. O orientador dos tutores será o coordenador de monitoria/tutoria do Curso de Filosofia (auxiliado pela Coordenação e Colegiado do Curso de Filosofia e em consonância com os professores das disciplinas).

2. Dos requisitos exigidos para o exercício da tutoria:

De acordo com as regras constantes no artigo 12 da Resolução n° 55/2008 – CONSUNI/UFAL e do EDITAL N° 06/2015 – PROGRAD, são requisitos para o exercício da tutoria:

I – ser discente regularmente matriculado em curso de graduação da UFAL;

II – ter sido aprovado na disciplina/área do conhecimento em que pretende ser monitor (disciplinas filosóficas do 1º e 2º períodos), com no mínimo média 7 (sete);

III – ser aprovado no processo seletivo para a monitoria/tutoria com, no mínimo, média 7 (sete);

IV – dispor de 12 (doze) horas semanais para as atividades de monitoria/tutoria.

3. Data, horários e local de inscrição

As inscrições devem ser realizadas de 17.03.2015 a 23.03.2015, das 15h30min às 22h, na secretaria da Coordenação do curso de Filosofia, mediante ficha de inscrição disponível no local.

4. Documentação exigida para inscrição:

– Ficha de inscrição preenchida. No mesmo ato, o candidato assumirá que tem disponibilidade de horário (12 horas semanais) que atenda às demandas da monitoria, bem como de que não acumula outra bolsa da UFAL;

– Comprovante de matrícula no semestre 2015.1, devidamente autenticada pela coordenação ou assessor técnico;

– Histórico analítico comprovando aprovação com média igual ou superior a 7,0 (sete) nas disciplinas que são objeto da seleção (disciplinas filosóficas do 1º e 2º períodos), devidamente autenticado pela coordenação ou assessor técnico.

5. Realização e pontos a serem estudados para prova:

As provas serão realizadas de acordo com o seguinte calendário:

Entrevista:

Data 26.03.2015 a 27.03.2015

Horário: A partir das 15h

Local: Miniauditório da Filosofia

Pontos da Avaliação (entrevista):

– Discussão acerca do texto de Platão, Criton. (Obs.: O referido texto está disponível na copiadora do ICHCA).

– Questões relacionadas ao objetivo do projeto piloto de tutoria:

“A Tutoria é uma ação destinada a auxiliar estudantes do 1º e 2º períodos da graduação, com dificuldades em conhecimentos básicos necessários às disciplinas introdutórias de seus cursos e também àqueles reprovados nas disciplinas básicas no decorrer do curso de graduação. O Programa objetiva diminuir os índices de reprovação e de evasão e consequentemente contribuir para a qualidade da formação acadêmica dos estudantes”.

(EDITAL N° 06/2015 – Tutoria)

Banca:

– Profa. Dra Flávia Roberta Benevenuto de Souza (coordenação de Monitoria/Tutoria de Filosofia)

– Prof. Dr. Marcus José de Souza (coordenação do Curso de Filosofia)

– PLATÃO, Criton. Trad. Manuel de Oliveira Pulquério. Lisboa: Ed. Verbo, 1972.

– EDITAL N° 06/2015 – PROGRAD

Maceió, 13 de março de 2015