Circular 01/2015 da Coordenação do Curso de Filosofia da UFAL

Prezados(as) Colegas Docentes do Curso de Filosofia da UFAL,

Estamos retomando, depois de longas e merecidas férias, nossas atividades docentes de sala de aula, portanto, primeiramente, a Coordenação do Curso de Filosofia deseja empenho e sucesso na realização do nosso trabalho de ensino, pesquisa e extensão em Filosofia neste semestre de 2015.1.

A Coordenação do Curso e o Centro Acadêmico de Filosofia – Douglas Magalhães, como é de praxe, vão realizar a Semana de Acolhida aos Feras UFAL – 2015.1. Este semestre, como já ocorreu semestre passado, a Semana de Acolhida terá como foco atividades exclusivas para os Feras: apresentação do curso e docentes, do CAFIL; discussões sobre temáticas iniciais da Filosofia; apresentação e reflexão sobre a realidade do ensino de Filosofia em Alagoas, além de exposição de trabalhos artísticos de nossos estudantes e um momento festivo, ao final da Semana. Sendo assim, as aulas serão normais para os estudantes do 2º ao 8º períodos, com exceção da segunda- feira, dia 09/03/2015, dia de abertura da Semana, pois pretende-se fazer a apresentação pessoal dos professores lotados no Curso. Sendo assim, convidamos a todos(as) a comparecerem neste dia para serem apresentados como professores do Curso aos estudantes novatos, o que significa dizer que, neste dia, os professores estão liberados para participarem da Semana trazendo sua turma para acolherem os nossos novos estudantes. O resto da semana ocorrerá normalmente.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DE ACOLHIDA AOS FERAS 2015.1

SEGUNDA-FEIRA (09/03)

Abertura 19:15h – Apresentação da Coordenação do Curso de Filosofia

– Apresentação do Centro Acadêmico de filosofia

– Apresentação cultural PROFANARTE

TERÇA-FEIRA (10/03)

17h-18:45h – Mini-curso: Questões Fundamentais da Filosofia

19:15h  -Palestra: A realidade do ensino de filosofia no estado de Alagoas – Robertina Teixeira

– Palestra: Relato de experiências PIBID –  Alunos do PIBID

QUARTA-FEIRA (11/03)

17h-18:45 – Mini-curso: Questões Fundamentais da Filosofia

19:15h – Palestra: O pensamento mitológico – Palestrante: Sérgio Lessa

QUINTA-FEIRA (12/03)

17h-18:45 – Mini-curso: Questões Fundamentais da Filosofia

19:15h – Mesa redonda: “Os diferentes conceitos de filosofia: Platão, Karl Marx, Nietzsche”

Palestrantes: Flávia Benevenuto, Artu Bispo, Marcus José

SEXTA-FEIRA (13/03)

17h-18:45h – Mini-curso: Questões Fundamentais da Filosofia

Festa na praça do ICHCA em parceria com os demais centros acadêmicos das Humanas.

Certos da colaboração de todos(as), desejamos, novamente, sucesso nas atividades acadêmicas deste semestre.

Atenciosamente,

Coordenação do Curso de Filosofia