Atenção: Editais de Residência Pedagógica Disponíveis!

Edital de residência Pedagógica Disponíveis – Ano 2020

Atenção: Segue divulgação dos dois editais de seleção: preceptores(as) e residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFAL, assim como as listagens das escolas cadastradas na Plataforma Capes de Educação Básica (rede federal, estadual e municipal).

Para mais informações acessar o link abaixo:

https://editais.ufal.br/graduacao/selecao-de-residentes-programa-de-residencia-pedagogica

EDITAL PARA PRECEPTOR

EDITAL PARA RESIDENTES

Lista MUNICIPAIS

Listas ESTADUAIS

Listas FEDERAIS

 

Posted in Uncategorized | Comments Off on Atenção: Editais de Residência Pedagógica Disponíveis!

Seleção de alunos e professores supervisores do PIBID/ UFAL/ 2020

ATENÇÃO: Editais de seleção de alunos e professores supervisores do PIBID/ UFAL/ 2020:

Nº 28 Seleção de Licenciandos – PIBID

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, POR MEIO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO, no uso de suas atribuições regimentais, torna público que, no período de 28/09/2020 a 13/10/2020, estarão abertas as inscrições para exame de seleção de: CADASTRO DE RESERVA PARA BOLSISTAS E COLABORADORES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID).

https://editais.ufal.br/graduacao/selecao-de-licenciandos-pibid


Nº 29 Seleção de Professores Supervisores – PIBID

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, POR MEIO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO, no uso de suas atribuições regimentais, torna público, para conhecimento dos interessados, que, no período de 28/09/2020 a 13/10/2020, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção de professores supervisores para provimento de Cadastro de Reserva do referido programa.

https://editais.ufal.br/graduacao/selecao-de-professores-supervisores-pibid

Posted in Uncategorized | Comments Off on Seleção de alunos e professores supervisores do PIBID/ UFAL/ 2020

III Jornada de Ética e Filosofia Política da UFAL – 23 Outubro de 2020

Em sua terceira edição, a III Jornada de Ética e Filosofia Política da UFAL contará com a presença majoritária de pesquisadores do grupo CNPq Res Publica. Tal evento é resultado das atividades realizadas conjuntamente entre os grupos Res Publica e GEFP/ UFAL e oferecerá um ciclo de palestras sobre diversos temas da área versando, dentre outros, acerca da ética e política antiga e moderna, do pensamento filosófico e historiográfico grego, dos problemas de tradução, da questão da phronesis, das virtudes, do pensamento político de Maquiavel e Jonh Locke, etc.

Site com programação completa, informações e link para transmissão ao vivo: https://sites.google.com/ufal.br/gefp/eventos/iii-jornada-2020

Excepcionalmente, em decorrência da pandemia de COVID-19, este ano nosso evento será realizado de modo remoto, totalmente online. Para participar, é necessária prévia inscrição no endereço: https://doity.com.br/iii-jornada-ufal

Pesquisadores e Professores Confirmados:

  • Profa. Dra. Patrícia Aranovich (UNIFESP)

  • Prof. Dr. Patrício Tierno (USP)

  • Prof. Dr. Renato Ambrosio (UFBA)

  • Alessandra Tsuji (Doutoranda USP)

  • João Pedro Correia (Mestrando USP)

  • Vinícius Gonzaga (Doutorando UNIFESP)

FAÇA SUA INSCRIÇÃO COM ANTECEDÊNCIA, VAGAS LIMITADAS!
EVENTO GRATUITO COM EMISSÃO DE CERTIFICADO

O EVENTO SERÁ TRANSMITIDO VIA YOUTUBE PARA TODOS AQUELES QUE NÃO CONSEGUIREM VAGA NA INSCRIÇÃO: https://www.youtube.com/gefpufal

Posted in Uncategorized | Comments Off on III Jornada de Ética e Filosofia Política da UFAL – 23 Outubro de 2020

Atividades de Extensão na Pandemia: Mora na Filosofia Mês de Outubro de 2020

Universidade Federal de Alagoas – Projeto de Extensão Mora na Filosofia

Programação de Outubro de 2020

2 de Outubro (18 horas)

Tércia Montenegro – Universidade Federal do Ceará (http://lattes.cnpq.br/2978515595910390)

LITERATURA E FILOSOFIA – ESCREVER PARA PENSAR

Resumo: Nesta palestra, vamos debater sobre algumas proximidades da arte literária com o texto filosófico, a partir de autores selecionados. Inicialmente, partiremos de distinções específicas para categorizar o literário e, na sequência, veremos como o diálogo com a filosofia se estabelece não somente em termos de conteúdo, mas também de forma, com exemplos ilustrativos. Situações presentes no caso inverso, ou seja, no texto filosófico que apresenta “timbre literário”, serão igualmente aventadas, para uma reflexão mais produtiva.

Palavras-Chave: Literatura. Filosofia. Linguagem. Pensamento.

Sobre a Palestrante: Graduada em Letras, mestra em Letras e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora do Departamento de Letras Vernáculas da UFC e realizou estágio pós-doutoral na Université de Liège com o projeto intitulado A semiótica na fotografia de Tiago Santana. Começou sua carreira como ficcionista em 1998, com a publicação de O Vendedor de Judas, livro que atualmente está em sua quinta edição e recebeu o selo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), do MEC. Em 1999, ganhou a Bolsa para Escritores Brasileiros com Obra em Fase de Conclusão, da Biblioteca Nacional, e em 2000 venceu, com Linha Férrea, o prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, promovido pela Revista Cult. Este livro foi publicado no ano seguinte, em São Paulo, pela Lemos Editorial. Em 2005, publicou os contos de O resto de teu corpo no aquário, livro que foi premiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Em 2012, foi a vez de O tempo em estado sólido, volume que recebeu o prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura e o prêmio nacional Ideal Clube de Literatura, tendo sido selecionado pela primeira temporada de originais da editora Grua, de São Paulo. Em 2013, este livro foi finalista do Jabuti e do prêmio Portugal Telecom. Seus contos também integram várias antologias nacionais e estrangeiras, como 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (ed. Record), Contos cruéis: as narrativas mais violentas da literatura brasileira (Geração Editorial), Contos de agora (audiobook pela Livro Falante), Quartas histórias: contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa (Garamond), Um rio de contos (Editorial Tágide, de Portugal), O conto brasileiro contemporâneo (ed. Laiovento, de Santiago de Compostela), Der schwarze Sonh Gottes – 16 Fußballgeschichten aus Brasilien (Assoziation A, de Berlim), Wir sind bereit. Junge Prosa aus Brasilien (Lettrétage, de Berlim) e Wenn der Hahn kräht – Zwölf hellwache Geschichten aus Brasilien (edition fünf, de Munique). Em 2015, lançou o romance Turismo para cegos, pela editora Companhia das Letras – uma obra que recebeu o incentivo do programa Petrobras Cultural e recebeu o prêmio Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional, como o melhor romance do ano. Também pela editora Companhia das Letras, publicou no ano passado o romance Em plena luz. Blog: http://literatercia.wordpress.com/

Inscrições Gratuitas: https://doity.com.br/moranafilosofiaempandemia-02deoutubro

 

9 de Outubro (18 horas)

Lílian Martins – Repórter da Assembleia Legislativa do Ceará (http://lattes.cnpq.br/4036638505318530)

O PROTAGONISMO LITERÁRIO DAS ESCRITORAS CEARENSES

Resumo: Quando falamos em literatura de autoria feminina cearense, logo nos vem à mente o nome de Rachel de Queiroz (1910-2003), primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras em 1977. Porém, pouco se sabe sobre as escritoras que a antecederam e que muito contribuíram para o movimento literário não só no Ceará, mas também no Brasil. É sobre o pioneirismo dessas mulheres cearenses nas letras e na vida política e social do país, nos séculos XIX e XX, que vamos conhecer um pouco mais!

Palavras-Chave: Literatura. Literatura de autoria Feminina. Escritoras Cearenses. Feminismo.

Sobre a Palestrante: Possui graduação em Letras Português, Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará, especialização em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Stella Maris e em Gestão Educacional pela Universidade Cesumar (2020), proficiência em Língua Espanhola pelo Instituto Cervantes-Madrid (DELE), capacitação para professor de língua espanhola como língua estrangeira pelo Instituto Alpha de Buenos Aires, Argentina e MBA em Jornalismo Político, Marketing e Comunicação Midiática pela Universidade do Parlamento Cearense. É mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com a dissertação: Com saudades do verde marinho: O Ceará como território de pertencimento e infância em Ana Miranda; vencedora do Prêmio Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura (2015) e do Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR) em 2016. Atualmente, cursa especialização em EaD e as Novas Tecnologias Educacionais pela Universidade Cesumar. Atua como roteirista para TV, Rádio e Projetos Transmídias. É repórter da Rádio FM Assembleia (96,7 MHz) vinculada à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desde 2007. Nesta emissora, é responsável pela apresentação e produção do programa literário semanal: Autores e Ideias. É coordenadora de conteúdo do curso de extensão em Literatura Cearense da Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Universidade Federal do Ceará em 2020. Foi curadora do I Simpósio sobre Literatura Cearense da Universidade Federal do Ceará em 2013. Tem experiência na área de Letras, Comunicação, Literatura, Língua Espanhola, Educação a Distância e Inovações Educacionais. Desenvolve pesquisa sobre Infância, Identidade, Pertencimento, Literatura de Autoria Feminina, Literatura Latino-americana e Literatura Cearense com ênfase na produção bibliográfica da escritora Ana Miranda.

Inscrições Gratuitas: https://doity.com.br/mora-na-filosofia-em-pandemia-09deoutubro

 

16 de Outubro (18 horas)

Cristina Viana – Universidade Federal de Alagoas (http://lattes.cnpq.br/1573151088758210)

NECESSIDADE E LIBERDADE: DUAS NEGAÇÕES (OU: A LIBERDADE COMO RECUSA NA FILOSOFIA DA VONTADE DE PAUL RICOEUR)

Resumo: É verdade que liberdade e necessidade são opostos? Todos nós certamente já nos deparamos com uma conceituação de liberdade pautada na ausência de determinações externas. “Sou livre quando faço o que quero!” – alguns chegam mesmo a afirmar. Ora, mas todos nós igualmente sabemos que ninguém é livre dessa forma o tempo todo. E, no entanto, nem sempre nos sentimos constrangidos quando precisamos fazer “o que somos obrigados”. Acordar de madrugada para cuidar de nosso bebê, levantar cedo para estudar para uma prova, parar de assistir um filme para lavar louça… todas essas tarefas são obrigações! E nem por isso nos sentimos menos livres quando as desempenhamos, sobretudo quando podemos fazê-las por querer. O filósofo francês Paul Ricoeur (1913-2005), em sua primeira grande obra – Le volontaire et l’involontaire (1950) – foi sagaz ao escrutinar a liberdade que existe no consentimento. No consentimento, é como se liberdade e necessidade se harmonizassem, e o sujeito dissesse “Eu aceito a necessidade de bom grado”. Porém, para chegar ao consentimento, a liberdade percorre um longo caminho de enfrentamento da necessidade. Esta, por sua vez, se anuncia sempre na forma de uma negação. Buscaremos nesta apresentação explicar como Ricoeur concebeu a aproximação entre necessidade e liberdade a partir do fio condutor da negação.

Palavras-Chave: Liberdade. Necessidade. Negação.

Sobre a Palestrante: Licenciada em Filosofia pela Unesp, Mestre em Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica pela Unesp e Doutora em Filosofia Contemporânea pela Unicamp. Professora da Licenciatura e do Mestrado em Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência em temas de Filosofia da Mente, como identidade pessoal e continuidade psicológica. É autora do livro O enigma filosófico da identidade pessoal (Edufal, 2011) e coorganizadora da obra Fenomenologia e Hermenêutica (Anpof, 2019). Atualmente, pesquisa aspectos da Ética e Hermenêutica de Paul Ricoeur, como a consciência de si, o mal e a intersubjetividade.

Inscrições Gratuitas: https://doity.com.br/moranafilosofiaempandemia-16deoutubro

 

23 de Outubro (18 horas)

Raymundo Netto – Gerente Editorial e de Projetos da Fundação Demócrito Rocha (http://raymundo-netto.blogspot.com/)

ARTE LITERÁRIA VERSUS MERCADO EDITORIAL: DUAS FACES DA MESMA MOEDA?

Resumo: Neste encontro, discorreremos sobre o fazer literário e as regras tácitas ou não que regem o mercado editorial contemporâneo. Qual o papel do(a) escritor(a), quais as suas expectativas e anseios, por que escreve e porque escreve o que escreve, onde quer chegar, quais as suas frustrações e por que elas existem. O conflito entre criador e criatura em um convite para refletirmos juntos.

Palavras-Chave: Literatura. Mercado editorial. Escrita Literária. Profissão Escritor.

Sobre o Palestrante: Jornalista, escritor, editor e produtor cultural. Autor de Um Conto no Passado: cadeiras na calçadaOs Acangapebas (Prêmio Osmundo Pontes de Literatura, da Academia Cearense de Letras), Crônicas Absurdas de Segunda (finalista do Prêmio Jabuti), Quando o Amor é de Graça!Cronologia Comentada de Juvenal GalenoCentro: um coração malamadoPadre Cícero: o filmeNilto Maciel: perfil biográfico; e dos infantojuvenis A Bola da VezA Casa de Todos e de NinguémOs Tributos e a CidadeBoto Cinza Cor de Chuva. Cronista convidado do Vida &Arte do jornal O POVO desde 2007. Coeditor das revistas CAOS PortátilPara Mamíferos e curador da Maracajá; Coordenador de Políticas do Livro e de Acervos da Secult-CE (2008-2011), curador da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, redator do Prêmio Literário para Autor Cearense e coordenador da I Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde. Recebeu a Medalha Boticário Ferreira em 2012. É gerente editorial e de projetos da Fundação Demócrito Rocha.

Inscrições Gratuitas: https://doity.com.br/moranafilosofiaempandemia-23deoutubro

 

30 de Outubro (18 horas)

Marcus Matias – Universidade Federal de Alagoas (http://lattes.cnpq.br/0632026530234053)

UTOPISMOS E PANDEMIA – UMA PERSPECTIVA ECOCRÍTICA

Resumo: A proposta da palestra é refletir e discutir sobre os vários conceitos relacionados aos utopismos, tratando também de termos usuais no nosso atual contexto como “normalidade” e “novo normal”, especialmente, em contraste com a realidade da pandemia e do desequilíbrio ambiental.

Palavras-Chave: Ecocrítica. Utopismos. “Novo normal”.

Sobre o Palestrante: Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e professor no ensino de Inglês e suas Literaturas na Faculdade de Letras desta instituição. Pós-Doutoramento em estudos literários e utopismos pela Universidade do Porto – Portugal. Orienta pesquisas sobre histórias de detetive e de anti-detetive pós-moderno, Romance Gráfico e Literatura, Hiper-Realismo Distópico, representação da violência na Literatura e outras mídias e o fantástico contemporâneo. Integra os grupos de pesquisa Literatura e Utopia; e o Quadro a quadro. É cocoordenador do Projeto de Extensão Mora na Filosofia e coorganizador dos livros Mora na Filosofia (Edufal, 2013), Distopia – Fragmentos de um céu límpido (Edufal, 2016), Quadro a quadro – o que há por trás das narrativas gráficas (Edufal, 2018) e Trânsitos Utópicos (Edufal, 2019).

Inscrições Gratuitas: https://doity.com.br/moranafilosofiaempandemia-30deoutubro

 

Projeto de Extensão Mora na Filosofia (UFAL):

http://moranafilosofiaufal.blogspot.com/

https://www.facebook.com/nafilosofiaufal/

https://www.instagram.com/moranafilosofiaufal/

 

 

Posted in Uncategorized | Comments Off on Atividades de Extensão na Pandemia: Mora na Filosofia Mês de Outubro de 2020

II Encontro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFAL

Já estão abertas as inscrições para ouvinte no II Encontro do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFAL.

A programação pode ser acessada e as inscrições efetuadas por meio do seguinte link: https://doity.com.br/ii-encontro-do-ppgfil-ufal/

Devido à pandemia de covid-19, o evento este ano será totalmente online, transmitido pelo canal do PPGFIL-UFAL no Youtube. O evento é gratuito e dará direito a certificado para quem assistir a pelo menos 75% das atividades. A comprovação da presença será feita por meio de preenchimento de formulário a ser disponibilizado durante as sessões do evento. Quaisquer dúvidas, favor mandar e-mail para os organizadores do evento:

ii.encontro.ppgfil.ufal.2020@gmail.com

Posted in Uncategorized | Comments Off on II Encontro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFAL

II Encontro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFAL – Dias 21, 22 e 23 de Setembro

A secretaria do Mestrado em Filosofia divulga o  II Encontro do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFAL, que acontecerá de 21 a 23 de setembro de 2020, na plataforma virtual do Youtube – Canal do PPGFIL UFAL.

O evento contará com a presença de importantes convidados da área.

A  submissão de propostas de comunicação pode ser feita por estudantes pós-graduandos e também os pós-graduados em Filosofia ou áreas com temática filosófica através do e-mail: ii.encontro.ppgfil.ufal.2020@gmail.com, o prazo será de 20/07 até 20/08/2020.

As demais informações encontram-se especificadas nos cartazes abaixo:

Posted in Uncategorized | Comments Off on II Encontro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFAL – Dias 21, 22 e 23 de Setembro

Convite: Cursos de extensão oferecidos pela filosofia no período da pandemia – Participe!

Os cursos serão gratuitos e realizados na plataforma GoogleClassroom/GoogleMeet. Para acompanhar os cursos e acessar os materiais disponíveis é necessário ter uma conta de email cadastrada no gmail. Um email deverá ser enviado para @s docentes ministrantes para efetivar a matrícula no curso. Será emitido certificado de participação para cada curso, através do sistema Sigaa, tendo como critério a participação em no mínimo 75% dos encontros. em anexo, cartaz com informações geraisi sobre os cursos de extensão.

1. Curso de Extensão: Introdução à Análise Argumentativa.

Ministrante: Prof. Dr. José Marques (UFAL- Filosofia)
Período: 22/06/20 a 05/10/20

Contatojose.vercosa@ichca.ufal.br

Vagas: 40

Resumo e dados dos encontros: Na presente atividade de extensão, será trabalhado com os alunos o livro Introdução à análise argumentativa: teoria e prática, do Prof. Dr. Marcus Sacrini. Nesse livro, o autor apresenta um método de compreensão de argumentos que auxilia não apenas na leitura de textos filosóficos, mas também na produção de textos necessários ao desenvolvimento acadêmico do aluno, como TCC’s, dissertações e teses. A atividade constitui-se de 15 encontros de 2h, totalizando 30h. Os encontros serão realizados às segundas-feiras, às 19h,  e terão uma parte destinada à exposição do assunto (1h) e outra à realização de exercícios (1h). A plataforma utilizada será o GoogleClassroom/GoogleMeet.


2. Curso de Extensão: Introdução à ética contemporânea: a ética das virtudes de A. MacIntyre.

Ministrante: Profa. Dra. Flora Cardoso (UFAL – Filosofia)

Período: 25/06 a 27/08

Contatoflora.filosofia@gmail.com

Vagas: 40

Resumo e dados dos encontros: Alasdair MacIntyre (1929- ) é considerado um dos representantes da reabilitação da ética das virtudes na contemporaneidade, que ganhou visibilidade ao propor uma interpretação bastante controversa sobre o estado do debate ético contemporâneo. O presente minicurso tem como objetivo apresentar uma introdução à sua reflexão ética, na obra Depois da Virtude (1984). Pata tal, serão trabalhados temas fundamentais para sua proposta filosófica, como a sua crítica à moral iluminista e a sua releitura do conceito de virtude. A atividade será realizada em 10 encontros de 3h, totalizando 30h. Os encontros serão às quintas-feiras, às 19h, a partir de 25/06/20, na plataforma GoogleMeet.


3. Curso de Extensão: Introdução à Filosofia de Kant: Razão Teórica e Razão Prática.

Ministrante: Prof. Dr. José Marques (UFAL- Filosofia) e Profa. Dra. Flora Cardoso (UFAL – Filosofia)
Período: 24/06/20 a 30/09/20

Contatojose.vercosa@ichca.ufal.br  

Vagas: 40

Resumo e dados dos encontros: Immanuel Kant (1724-1804) é um filósofo cuja importância se deve não apenas às suas contribuições à teoria do conhecimento, mas principalmente devido às implicações que essas contribuições têm para o estudo da ética, uma vez que engendra a reformulação da noção de liberdade. O objetivo da presente atividade consiste em apresentar o pensamento de Kant aos alunos, de modo que possam compreender como se dá a passagem da teoria do conhecimento à ética. A atividade constitui-se de 15 encontros de 2h, totalizando 30h. Esses encontros são divididos em dois módulos. No primeiro módulo, serão apresentadas as noções fundamentais da filosofia teórica de Kant (encontros de 1 a 8). No segundo módulo, a partir dos resultados obtidos no primeiro, serão apresentadas as noções fundamentais de sua filosofia prática (ética) (encontros de 9 a 15). Os encontros serão realizados às quartas-feiras, às 19h. A plataforma utilizada será o GoogleClassroom/GoogleMeet.

Posted in Uncategorized | Comments Off on Convite: Cursos de extensão oferecidos pela filosofia no período da pandemia – Participe!

ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA PANDEMIA – CONVITE

O curso de filosofia, diante da pandemia de COVID-19, está organizando uma série de palestras, cursos de extensão, entre outras atividades remotas. As atividades são de natureza extensionista, ou seja, não são obrigatórias, são gratuitas e estão abertas para toda a comunidade acadêmica do curso de filosofia e para a comunidade em geral. Será emitido certificado de participação para cada uma das atividades. Contamos com a participação de todos!

SEGUE CRONOGRAMA INICIAL DE ATIVIDADES:

Dia 17 de junho. 19h.

. Palestra: A noção newtoniana de espaço: do emprego metodológico à metafísica

. Ministrante: Prof. Dr. José Marques (UFAL/ Filosofia).

. Inscrição. Enviar mensagem para  jose.vercosa@ichca.ufal.br com o seguinte assunto: “Palestra. Inscrição. A noção newtoniana de espaço”.

. Plataforma a ser utilizada: GoogleClassroom/GoogleMeet

. ResumoOs Philosophiae Naturalis Principia Mathematica de Newton, ainda hoje, é uma obra de extrema relevância. Mesmo que a física tenha avançado em muitos pontos, como, por exemplo, na doutrina geral da relatividade de Einstein, a teoria proposta nos Principia Mathematica ainda encontra utilidade. Um dos pontos centrais dessa obra está no modo como o espaço é concebido: sempre similar e imóvel, isto é, absoluto. Por um lado, se essa concepção proporciona a universalização das leis do movimento, por outro, incorre em graves dificuldades quando a questão se volta para a natureza do próprio espaço. A assunção do espaço como um sensório divino e como um ser que contém não ser em si – a existência do vácuo no espaço – proporciona um campo fértil às críticas de seus adversários, que buscam identificar as falhas, por assim dizer, na metafísica do espaço de Newton. Na presente palestra, tenta-se exercitar a compreensão de como uma doutrina do espaço que encontra um emprego consistente na experiência pode, ao mesmo tempo, ser inconsistente em relação à metafísica. Nesse sentido, desenvolve-se uma análise que parte da fundamentação do espaço em sua necessidade metodológica na explicação das leis do movimento para buscar compreender as suas implicações metafísicas.

 

Dia 18 de junho. 19h.

. Palestra: Política, ética e técnica na teoria pedagógica de Aristóteles.

. Ministrante: Profa. Dra. Flora Cardoso (UFAL/ Filosofia).

. Inscrição. Enviar mensagem para flora.filosofia@gmail.com com o seguinte assunto: “Palestra. Inscrição. Teoria pedagógica de Aristóteles”.

. Plataforma a ser utilizada: GoogleClassroom/GoogleMeet

. Resumo: Em Aristóteles e a educação (1998), Antoine Hourdakis investiga uma suposta teoria pedagógica de Aristóteles, com base no que foi dito em seus tratados de ética e política. Seu texto fortalece a hipótese de um tratado desaparecido Sobre a educação, visto que a preocupação com a formação emocional, intelectual e cidadã é constante na obra aristotélica. Para realizar o estudo, Hourdakis recorre aos conceitos de “politologia”, “etologia” e “tecnologia”, enquanto campos de estudo da política, da ética e da técnica, estabelecendo relações desses três campos com a educação. A palestra terá como objetivo fazer um convite ao estudo da moral e da política de Aristóteles sob uma ótica pouco habitual, fornecendo explicações de conceitos elementares, tais como a teleologia e a virtude, ao mesmo tempo em que dá espaço para uma reflexão atemporal sobre a educação. 

Posted in Uncategorized | Comments Off on ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA PANDEMIA – CONVITE

SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS PARA PROGRAMA DE MONITORIA 2020.1

De acordo com o Edital nº07/2020 – PROGRAD/UFAL e a Norma Complementar do ICHCA, anunciamos as datas para inscrição e seleção para alunos bolsistas e voluntários do Programa de Monitoria 2020.1, coordenado pela Profa. Juliele Sievers no curso de Filosofia.

As disciplinas ofertadas nesta edição são:

– Organização do Trabalho Acadêmico (1° período)

– Saberes e Práticas no Ensino e na Pesquisa em Filosofia 1 (1° período)

– Lógica (2° período)

– Atividades Curriculares de Extensão (2° período) – Antropologia Filosófica (3° período)

– Filosofia Medieval (3° período)

Cada aluno pode se candidatar à monitoria de apenas 1 (uma) disciplina, de sua escolha.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO (16 a 20 de março)

A inscrição para o processo de seleção deve ser feita na secretaria do curso, entre os dias 16 e 20/03/2020, mediante entrega dos documentos solicitados pelo edital, que são:

– Comprovante de matrícula 2020.1

– Histórico escolar analítico

– Ficha de inscrição preenchida (em anexo nesta mensagem)

PROCESSO DE SELEÇÃO – PROVA ESCRITA (24 de março)

A seleção será feita no dia 24/03/2020, por meio de prova escrita a ser realizada as 14h no mini-auditório  do Curso de Filosofia. Os candidatos poderão escolher 1 (um) dentre os 5 (cinco) tópicos para dissertar:

(1) A relevância da disciplina de Organização do Trabalho Acadêmico e seus conteúdos para a formação do aluno de Licenciatura em Filosofia

(2) A relevância da disciplina de Saberes e Práticas no Ensino e na Pesquisa em Filosofia 1 e seus conteúdos para a formação do aluno de Licenciatura em Filosofia

(3) A relevância da disciplina de Lógica e seus conteúdos para a formação do aluno de Licenciatura em Filosofia

(4) A relevância da disciplina de Antropologia Filosófica e seus conteúdos para a formação do aluno de Licenciatura em Filosofia

(5) A relevância da disciplina de Filosofia Medieval e seus conteúdos para a formação do aluno de Licenciatura em Filosofia

Serão pontos avaliados na prova escrita: a capacidade de organização e desenvolvimento dos argumentos apresentados no texto, o domínio da língua portuguesa e a clareza da estrutura argumentativa do texto, além do rigor e do domínio conceitual na argumentação filosófica.

Lembramos também que os alunos podem demandar as ementas de suas respectivas disciplinas de interesse na secretaria, visando um melhor preparo para a prova dissertativa. A prova será individual e sem consulta, e a nota, juntamente com a classificação final dos candidatos, serão divulgadas nos murais do curso até o dia 25/03/2020.

nota final representará a média entre a nota na prova escrita e o coeficiente de rendimento escolar que consta no histórico analítico.

Das cinco vagas ofertadas, três vagas dispõem de bolsa. As bolsas serão destinadas aos três primeiros colocados na seleção.

Em caso de dúvidas, escrever à profa. Juliele (juliele.sievers@gmail.com), coordenadora do Programa de Monitoria do Curso de Filosofia da UFAL.

Confira dos Documentos, Editais e Anexos nestes links: LINK 1, LINK 2 e LINK 3.

Posted in Uncategorized | Comments Off on SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS PARA PROGRAMA DE MONITORIA 2020.1

Divulgação: Programa Conexões de Saberes lança edital para monitor: Serão 22 monitores para compor a equipe que fará parte do Pré-Enem Conexões de Saberes

Divulgação: Programa Conexões de Saberes lança edital para monitor: Serão 22 monitores para compor a equipe que fará parte do Pré-Enem Conexões de Saberes

Segue abaixo links com informações sobre o edital do  Programa Conexões de Saberes, há uma vaga para Filosofia:

https://ufal.br/estudante/noticias/2020/1/programa-conexoes-de-saberes-lanca-edital-para-monitor

https://editais.ufal.br/extensao/bolsas-no-programa-conexoes-de-saberes-2/edital/view

https://www.instagram.com/conexoesdesaberes/?igshid=ovw0s6xx9ql9

Posted in Uncategorized | Comments Off on Divulgação: Programa Conexões de Saberes lança edital para monitor: Serão 22 monitores para compor a equipe que fará parte do Pré-Enem Conexões de Saberes

CONVITE: MINICURSO SOBRE FILOSOFIA AFRICANA E AFRO-DIASPÓRICA

Convidamos todos os alunos e professores do Curso de Filosofia a participarem do Minicurso sobre Filosofia Africana e Afro-diaspórica, que acontecerá na próxima semana, de segunda a quarta, dias 27, 28 e 29 de janeiro, a partir das 17h30 no miniauditório da Filosofia.

O minicurso será ministrado pelo Prof. Dr. Ivan Maia de Mello, da UFBA. Teremos também palestra do Prof. Alberto Vivar Flores e comunicações dos alunos do Grupo de Estudos sobre Feminismo Negro e Filosofia Africana, que se reúne todas as sextas-feiras, as 17h, na sala de projetos do curso de Filosofia, e que recebe a todos sempre de portas abertas.

O evento será gratuito e garante certificado aos participantes com mais de 75% de frequência. As inscrições serão feitas no local.

Mais informações podem ser obtidas com a profa. Juliele Sievers (juliele.sievers@gmail.com)

Compareça e prestigie!

 

 

Posted in Uncategorized | Comments Off on CONVITE: MINICURSO SOBRE FILOSOFIA AFRICANA E AFRO-DIASPÓRICA

Divulgação e Convite: Atividade de extensão do Cineclube Intacta Retina

No início de 2020, retomaremos os encontros do Projeto de extensão Cineclube Intacta Retina (Ufal/ Proex).  Para a emissão de certificados de participação é necessário fazer inscrição nas seguintes páginas:

1. Filme: Bacurau (27/01): https://doity.com.br/cineclube-intacta-retina-bacurau

2. Filme: Coringa (03/02): https://doity.com.br/cineclube-intacta-retina-coringa

Estão todos convidados!


Posted in Uncategorized | Comments Off on Divulgação e Convite: Atividade de extensão do Cineclube Intacta Retina

ENCONTRO DE SOCIALIZAÇÃO DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Encontro de Socialização do PIBID e da Residência Pedagógica

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (2), no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Encontro de Socialização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica (RP) da Ufal. O evento contou com um grande público que lotou as poltronas do local. LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Posted in Uncategorized | Comments Off on ENCONTRO DE SOCIALIZAÇÃO DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

FOTOS DO CAFÉ FILOSÓFICO COM DANIEL LINS – EL PORTEÑO PUB

O Café Filosófico com Prof Daniel Lins no El Porteño Pub no dia 30/11/19 foi um sucesso. Agradecemos a presença de todos e todas!

Veja todas as imagens AQUI

Posted in Uncategorized | Comments Off on FOTOS DO CAFÉ FILOSÓFICO COM DANIEL LINS – EL PORTEÑO PUB

CONVITE: VII Encontro do Grupo Subjetividade no Pensamento Contemporâneo – Dias 05 e 06 de Dezembro de 2019

VII Encontro do Grupo Subjetividade no Pensamento Contemporâneo

Dias 05 e 06/12/2019

Inscrições no local até o limite de assentos no miniauditório de Filosofia.

Haverá certificado para quem comparecer a 75% das atividades.

Mais informações: AQUI



Posted in Uncategorized | Comments Off on CONVITE: VII Encontro do Grupo Subjetividade no Pensamento Contemporâneo – Dias 05 e 06 de Dezembro de 2019

EDITAL DE REINTEGRAÇÃO – CHAMADA PARA ALUNOS QUE QUEREM CONCLUIR O CURSO

Segue o Edital nº 42/2019 (PROGRAD/DRCA/UFAL) – que trata do Processo Seletivo de Reintegração na UFAL 2020.1:

Posted in Uncategorized | Comments Off on EDITAL DE REINTEGRAÇÃO – CHAMADA PARA ALUNOS QUE QUEREM CONCLUIR O CURSO

VII Encontro do grupo Subjetividade no pensamento contemporâneo (UFRB-UFS-UFF-UEFS-UFAL), juntamente como o II Encontro do grupo Subjetividade e crítica ao sujeito moderno (UFAL)

Entre os dias 5 e 6/12/2019 a UFAL sediará o VII Encontro do grupo Subjetividade no pensamento contemporâneo (UFRB-UFS-UFF-UEFS-UFAL), juntamente como o II Encontro do grupo Subjetividade e crítica ao sujeito moderno (UFAL).

ATENÇÃO: PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA ABAIXO! COMPAREÇA

VII ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA SUBJETIVIDADE NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO
5 E 6 DE DEZEMBRO DE 2019

PROGRAMAÇÃO

05/12/19 (5ª. feira)

13:00 – 15:05 – Comunicações de pesquisa
MESA: Subjetividade, acontecimento e psicanálise

O ato de criação da filosofia segundo Deleuze
Lucas Santos Marinho (Graduando/UFAL)

Tempo e linguagem em Deleuze: uma abordagem a partir das aventuras de Alice e sua
relação com os estoicos

Anderson Silva Rodrigues (Mestrando/UFAL)

Uma reflexão sobre a responsabilidade ética com os loucos a partir de uma releitura da obra
“As Instituições da Violência” de Basaglia no filme Joker

Anizia Lino de Messias (Graduanda/UFAL)

Michel Foucault em defesa e contra a Psicanálise
Ricardo Max Lima Cavalcante (Mestrando/UFAL)

Consciência escatológica coletiva como uma possibilidade
Jonathan Guedes Leite (Graduando/UFAL)

15:05 – 15:20 – Intervalo

15:20 – 17:50 – Comunicações de pesquisa
MESA: Subjetividade, mal e condição humana

O livre-arbítrio e o problema do mal em Santo Agostinho
Daniel Reis de Araújo Rufino (Graduando/UFAL)

Divergências e convergências entre Agostinho e Ricoeur acerca do mal
José Hélio de Moraes Lima Filho (Graduando/UFAL)

Análise do conceito de belo sexo em Kant
Kaline Selmira da Silva (Graduando/UFAL)

O “eu penso” e a ilusão transcendental no primeiro paralogismo da edição B da “Crítica da
razão pura”

Patrícia Fernandes da Cruz (Mestranda/UFSCar)

Existencialismo sartreano
João Lennon da Silva (Graduando/UFAL)

O existencialismo como resposta à condição humana: Uma introdução ao pensamento
de Sartre

Lucas Una de Souza (Graduando/UFAL)

17:50 – 19:00 – Intervalo

19:00 – 21:00 – Mesa-redonda

A ontologia indireta de Merleau-Ponty
Matheus Hidalgo (Filosofia/UFS)

Entre vida e loucura: A função da intuição em Bergson e Jung
Rodrigo Barros Gewehr (PPGFIL/UFAL)

06/12/19 (6ª. feira)

13:00 – 15:40 – Comunicações de pesquisa
MESA: Subjetividade, linguagem e crítica social

Uma breve análise sobre a retenção secundária husserliana
Diogo Henrique Lira de Andrade (Mestrando/UFAL)

Sobre as metáforas nas ciências cognitivas: qual escolher?
Deyvisson Fernandes Barbosa (Mestrando/PUC-Rio)

A configuração da narrativa em Paul Ricoeur e o “Livro do Desassossego”
de Fernando Pessoa

Denis Ricardo da Silva (Mestrando/UFS)

Crise do capitalismo, crise da família e subjetividade no sujeito contemporâneo
Magno Francisco da Silva (Professor IFAL/UFAL)

Robôs da Alvorada e Superação da Metafísica
Luiz Henrique da Silva Santos (Mestrando/PUC-Rio)

O Sujeito da Modernidade Colonial no Pensamento de Enrique Domingo Dussel Ambrosini 
Alberto Vivar Flores (Professor UFAL)

15:40 – 16:00 – Intervalo

16:00 – 18:00 – Mesa-redonda

A resistência na literatura palestina
Ahmed Zoghbi (Filosofia/UFS)

Sartre e a dramaturgia
Romero Venâncio (Filosofia/UFS)

18:00 – 19:00 – Intervalo

19:00 – 21:00 – Mesa-redonda

Infância, estratégias de governo e o pastorado laico
Sandra Raquel Santos Oliveira (Psicologia/UFS)

O regime de verdade e a manifestação da verdade em Foucault
Giovana Carmo Temple (UFRB – UCLA)


Aqueles que desejarem submeter uma proposta de comunicação, devem enviar resumo para o email encontrosubjetividade@gmail.com até o dia 18/11/2019. Mais informações no cartaz em anexo.

Posted in Uncategorized | Comments Off on VII Encontro do grupo Subjetividade no pensamento contemporâneo (UFRB-UFS-UFF-UEFS-UFAL), juntamente como o II Encontro do grupo Subjetividade e crítica ao sujeito moderno (UFAL)

HORÁRIO EXCEPCIONAL DE FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA DO CURSO DE FILOSOFIA

ATENÇÃO: excepcionalmente, nos dias 21 (quinta/amanhã), 22 (sexta) e 25 (segunda) de novembro não haverá expediente de atendimento vespertino na secretaria do curso de filosofia.

Entre os dias 21/11, 22/11 e 25/11 – funcionaremos normalmente no horário de 18:00h às 22:00h.

A partir do dia 26/11 –  O expediente da secretaria se normaliza, voltando a atendimento das 14:00 às 22:00h,

Posted in Uncategorized | Comments Off on HORÁRIO EXCEPCIONAL DE FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA DO CURSO DE FILOSOFIA

SARAU FILOSÓFICO: A ARTE DA VIDA EM PLATÃO E ARISTÓTELES

Posted in Uncategorized | Comments Off on SARAU FILOSÓFICO: A ARTE DA VIDA EM PLATÃO E ARISTÓTELES

CONVITE: CAFÉ FILOSÓFICO COM PROF. DR. DANIEL LINS


Atenção: O Café Filosófico com Prof Daniel Lins no El Porteño Pub no dia 30/11/19 foi um sucesso. Agradecemos a presença de todos e todas! Confira as fotos do evento AQUI.


 

Posted in Uncategorized | Comments Off on CONVITE: CAFÉ FILOSÓFICO COM PROF. DR. DANIEL LINS