Docentes

 ANA CLAUDIA AYMORÉ MARTINS

             É professora associada do curso de História e do PPGH da Universidade Federal de Alagoas. Graduada em História e Mestre em História Social da Cultura pela Puc-Rio e doutora em Ciência da Literatura/Teoria Literária pela UFRJ, realizou estágio pós-doutoral no PPGH/Uerj, na linha de pesquisa Política & Cultura, com o projeto "Metáforas contagiosas: as epidemias no Brasil da República Velha e suas representações literárias". Desenvolve suas pesquisas através das interrelações entre história e literatura, com ênfase nas temáticas das utopias/distopias/heterotopias/queertopias, do sentimento de catástrofe e suas representações literárias, e do perspectivismo e multinaturalismo ameríndios.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9682809265187010

Linha de pesquisa: Culturas políticas, representações, discursos e narrativas

Temáticas de orientação: história e literatura, utopias e distopias, história e historiografia da cultura, arte e iconografia, perspectivismo e multinaturalismo, teoria queer e questões de gênero na literatura, narrativas e representações literárias do devir.

ANA PAULA SILVA SANTANA

        Doutora pelo programa de pós graduação em História da Universidade Federal de Outro Preto (PPGHIS-UFOP). Mestra pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduada em história licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professora de Ensino de História do curso de História da Universidade Federal de Alagoas. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Alagoas. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-UFAL). Integrante do Laboratório de História Afro-brasileira (LAHAFRO-UFAL). Integrante do PLURAL- Laboratório de História, Ética e Democracia da UFOP. Integrante do Grupo de História Ética e Política (GHEP) da UFOP. Membra associada da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Membra associada da SBTHH- Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia. Editora da Revista Histórias Públicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (DCH- UEMG). Editora Colaboradora da Revista HHMagazine - Humanidades em Rede. Atualmente é Coordenadora do GT de Teoria da História e História da Historiografia da ANPUH-Brasil. Interesses: Ensino de História, Teoria e História da Historiografia, Educação para Relações Étnico Raciais, Estudos Gênero.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/8304477007617958 

Linha de pesquisa: Culturas políticas, representações, discursos e narrativas

Temáticas de orientação:  Ensino de História, Teoria e História da Historiografia, Educação para Relações Étnico Raciais, Estudos Gênero.

E-mail: ana.santana1@ichca.ufal.br 


ANDERSON DA SILVA ALMEIDA

            É doutor (2010-2014) e mestre (2008-2010) em História Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF, onde também se especializou em História Contemporânea (2006-2008). Entre 2002 e 2006 cursou Licenciatura em História pela Universidade Católica do Salvador. Desenvolve pesquisas com foco no período da ditadura civil-militar (1964-1985) com uma abordagem voltada para a História Política e as relações entre Memória, História e Biografias históricas. Sua dissertação de mestrado - Todo o leme a bombordo - sobre as trajetórias de marinheiros excluídos da Marinha de Guerra do Brasil após o Golpe de 1964, foi agraciada com o Prêmio Memórias Reveladas do Arquivo Nacional, edição 2010. No segundo semestre de 2012 realizou estágio de doutorado como pesquisador visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa/ ICS-UL, sob a orientação do professor António Costa Pinto. Desde 2014 é membro da Comissão de Altos Estudos do Prêmio Memórias Reveladas do Arquivo Nacional. Atualmente integra o projeto da CAPES “A República no Brasil: trajetórias de vida entre a Democracia e a Ditadura” com as participações de professores da UFF/UFRRJ/UFRN e UFAL, sob as coordenações de Jorge Ferreira e Samantha Quadrat (UFF).

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/2303097060072830

 Linha de pesquisa:  Culturas políticas, representações, discursos e narrativas

Temáticas de orientação: Ditaduras, Memórias, Biografias, Música, história política, Tempo Presente, Arte Engajada.

 E-mail: anderson.almeida@ichca.ufal.br

 


ANDERSON DIEGO DA SILVA ALMEIDA

            Professor/pesquisador/artista da arte, do design, das visualidades e poéticas na Universidade Federal de Alagoas. Pós-doutorando em História da Arte na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutor em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica da Arte, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2021), com pesquisa sobre coleções de arte afrorreligiosa oriunda de batidas policiais no século XX. Realizou mestrado em História na Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2015), com ênfase na estética da Coleção Perseverança e a construção conceitual de etnodesign. Possui formação inicial em Design pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL (2011), em Artes Cênicas pela UFAL (2011) e Artes Visuais pela UNINTER (2020). É autor do livro "Narrativa imagética da Coleção Perseverança: um conceito de etnodesign" (Editora Graciliano). Atuou como professor substituto de Museologia da Arte no Instituto de Artes - UFRGS (2017-2018), nos cursos de História da Arte , Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais.  É membro da Red de Investigadores em Diseno, da Faculdad de Diseno y Comunicacion - Universidad de Palermo/Argentina (2021-). Atualmente pesquisa coleções, estética africana e afro-brasileira, arte assombrada, objetos religiosos, memória, performances e ritos afro-brasileiros nas Artes Visuais e no Teatro, história e memória do design.       

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9288777054839304 
Linha de pesquisa: Culturas políticas, representações, discursos e narrativas

Temáticas de orientação: história da arte universal e brasileira, arte afro-brasileira, estética afro-alagoana, museus, coleções e expografias, cultura material afro-brasileira, história, memórias, poéticas e visualidades do design

ANTONIO ALVES BEZERRA 

          Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1999); Mestrado em História - História Social, PUC/SP (2002); Especialização em Cultura & Cidadania, UNICAMP/SEE/CENP (2006); Formação de Governante pela Escola de Governo de São Paulo, USP (2003); Doutorado em História - História Social PUC/SP (2011). Experiência como professor de História na educação básica tendo atuado até dezembro de 2013 no Ensino Fundamental e Médio junto as Secretarias de Educação do estado de São Paulo e do município de São Paulo, experiência como professor-coordenador pedagógico e vice-diretor de escola na SEE/SP. Dedica-se, atualmente, a estudar temas como exclusão social, reforma agrária, imprensa popular e MST, políticas educacionais de formação continuada de alunos e professores em nível de graduação e pós graduação, comprometido, sobretudo, com a disciplina de Prática de Ensino de História e Estágio Supervisionado - ICHCA /UFAL, Campus de Maceió. Vinculado aos grupos de pesquisa do CNPq: Grupo de Estudo Ensino, História e Docência (GEEHD), da Universidade Federal de Alagoas e do Grupo de pesquisa História, Religião e Política no Mundo Contemporâneo, do(a) Universidade Federal de Mato Grosso.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9534474333315783

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientação: Exclusão social, reforma agrária, imprensa popular e MST, políticas educacionais de formação continuada de alunos e professores em nível de graduação e pós graduação, comprometido, sobretudo, com a disciplina de Prática de Ensino de História e Estágio Supervisionado.

E-mail: antonio.bezerra@ichca.ufal.br 

 


ANDRÉA  GIORDANNA ARAUJO DA SILVA

          Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004), Graduação em Pedagogia pela UNINTER (2018), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Também realizou Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EJA, pelo  IFPE (2009), e Especialização em Novas Linguagens de Ensino: Ênfase em Tecnologias, pela UFRPE (2007). Pesquisadora do “Grupo de Estudos Ensino, História e Docência”. Líder do Grupo de Pesquisa “História da Educação, Cultura e Literatura”. Tem experiência nas áreas de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História e História e Política da Educação. Atualmente é professora no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: Ensino de História, História e Política da Educação e Concepções e práticas históricas de Educação Integral e de Ensino de Tempo Integral.

E-mailandrea.giordanna@cedu.ufal.br 

 


ARRIZETE CLEIDE DE LEMOS COSTA

       É professora associada da Universidade Federal de Alagoas e dedica-se aos campos de estudos relacionados à Epistemologia da História: Teoria da História, Metodologia da História, Historiografia e História da Historiografia. Atua prioritariamente no domínio da história sociocultural, história intelectual, história das ideias contemporâneas e escrita da história. É líder do Grupo de Pesquisa: Documento, Imagens e Narrativas/UFAL/CNPq. Atualmente é pesquisadora colaboradora do CITCEM/Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto/Portugal.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473909520883167

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: Dedica-se aos campos de estudos relacionados à epistemologia da História, em particular, as abordagens de temáticas teóricas e de metodologias implicadas na elaboração das narrativas historiográficas: representação, historicidade, linguagem, procedimentos analíticos qualitativos, hermenêutica, memória pessoal e coletiva, poder, cultura e sociedade, cultura historiográfica contemporânea e cultura política.

E-mailmicro_historia@yahoo.com.br 


ARUà SILVA DE LIMA

            É Licenciado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2006), Mestre em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) (2009) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (2015). Foi bolsista CAPES-FIPSE em 2006 e do Coimbra-Group em 2012, quando estagiou, respectivamente, na University of North Carolina at Charlotte (Estados Unidos) e Åbo Akademi (Finlândia). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas lotado na Faculdade de Serviço Social (FSSO). É integrante do Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais (UEFS) e do Grupo de estudos sobre a Guerra Fria (USP). 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7366450114058190

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientação:Desenvolve pesquisas sobre organizações de esquerda transnacionais e atingidos por barragens na calha do rio São Francisco.

E-mail: arualima@gmail.com 

 


DANILO LUIZ MARQUES

          Doutorou-se em História Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 2018, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Izilda Santos de Matos, onde defendeu a tese Sob a “Sombra” de Palmares: escravidão, memória e resistência na Alagoas oitocentista, com período sanduíche na Michigan State University (MSU), nos EUA. Possui mestrado (2013) em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Odila Leite da Silva Dias, onde defendeu a dissertação Sobreviver e Resistir: os caminhos para a liberdade de africanas livres e escravas em Maceió (1849-1888). Licenciado em História pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é professor do curso de História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Latteshttp://lattes.cnpq.br/5170508611402457

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientação: História Social da Escravidão, Emancipações e Pós-Abolição, Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, História do Movimento Negro no Brasil.

E-mail:  danilo.marques@ichca.ufal.br

 


ELIAS FERREIRA VERAS

          Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor do Curso de História (Bacharelado e Licenciatura) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde também coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS/UFAL/CNPq). Tem experiência na área de História, com ênfase em historiografia LGBTQIA+, das relações de gênero e sexualidade dissidentes. Em 2017, publicou o livro "Travestis: carne, tinta e papel" (Editora Prismas).

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215190D6

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: Historia LGBTQIAPN +, dos gêneros, cospos e sexualidades dissidentes; História das Mulheres, dos Feminismos e das Relações de Gênero; Teoria da história e interseccionalidade, Teoria Queer.

E-mail: elias.veras@ichca.ufal.br  

 


 IRINÉIA MARIA FRANCO DOS SANTOS

          Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), em 2012. Professora Associada nos Cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade Federal de Alagoas. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2018. Autora dos livros: O Axé Nunca se quebra: transformações históricas em religiões afro-brasileiras, São Paulo e Maceió (1970-2000), Edufal, 2014, 2 edição, 2023; A Caverna do Diabo e outras histórias: ensaios de história social das religiões (Alagoas, séculos XIX e XX), Edufal, 2016; Imprensa Católica na Primeira República: uma história social do hebdomadário A Fé Christã (Penedo, Alagoas), Edufal, 2019 e "(Re)Encontro com as lutas e perspectivas da Teologia da Libertação em tempos de autoritarismo e pandemia", Olyver, 2021. Organizou junto com o prof. Dr. Pedro Lima Vasconcellos a coletânea "Dinâmicas religiosas na História: perspectivas socioculturais e políticas em debate", CRV, 2022. 

 Latteshttp://lattes.cnpq.br/6801048248935718

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientação: História Social das Religiões; Religiões Afro-Brasileiras, Catolicismo, Teologia da Libertação e Comunidades Eclesiais de Base, Religião e Política, Religião e Movimentos Sociais.

 E-mailirineia.franco@ichca.ufal.br 


FLÁVIA MARIA DE CARVALHO

          Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Doutora em História Social (UFF) realiza pesquisas sobre a História de Angola e de regiões da África Centro Ocidental, sobre as relações de poder estabelecidas pelas elites políticas do antigo Ndongo, sobre a História dos sobados, e sobre escravidão africana. Possui mestrado em História pela UFF (2002) e graduação pela UERJ (1999). Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas às hierarquias sociais da África Centro Ocidental e sobre administração portuguesa em Angola nos séculos XVII e XVIII, que fazem parte de seu projeto de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós Graduação em História da UFRRJ.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3197648102123157

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientação: História da África, Administração portuguesa em conquistas e colônias africanas, Dinâmicas e processos de escravidão atlântica.

 E-mailflamariacarvalho@gmail.com

 


 GIAN CARLO DE MELO SILVA

Licenciado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2005). Mestre em História Social da Cultura Regional pela mesma instituição (2008). Doutor em História do Norte e Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014) e com Pós-Doutorado (2024) pela UNIFESP. É Professor Associado dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Também é professor permanente do PPGH da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colonial e Imperial atuando principalmente com os seguintes temas: História Social da Escravidão e da Liberdade, História da Família, História das Mestiçagens, História Social, História do Cotidiano, Documentação Eclesiástica e História da Igreja Católica, Sociedade Colonial e Imperial. Possui dissertação e tese com fontes eclesiásticas de batismo e casamento, sobre o Pernambuco em fins do século XVIII e início do XIX. Atualmente desenvolve estudos sobre Alagoas através dos projetos de Pesquisas "História da Escravidão em Alagoas" que abrange os séculos XVI e XIX. Além disso, investiga a presença africana em Alagoas e Pernambuco no período Colonial e Imperial. Sobre o século XIX, tem enveredado pela História política das efemérides da independência e da Confederação do Equador. É Líder do Grupo de Pesquisa NESEM (Núcleo de Estudos Sociedade e Escravidão na Época Moderna - séc. XVI-XIX). Na graduação leciona disciplinas de Brasil Colônia e Brasil Império nos cursos de História. Ainda é professor do curso de Lic. em Pedagogia - EAD - UAB, atuando nas disciplinas Saberes e Metodologias do Ensino de História I e II. Foi coordenador do PPGH entre os anos de 2014 e 2017. Já atuou como coordenador do PIBID-História do Campus A.C. Simões entre os anos de 2013 e 2016. Integra o quadro de sócios do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - IHGAL, cadeira n. 22 e também é Sócio Correspondente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco - IHAGP.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816194135811718

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientação: História Social da Escravidão e da Liberdade, História da Família, História das Mestiçagens, História Social, História do Cotidiano, Documentação Eclesiástica e História da Igreja Católica, Sociedade Colonial e Imperial.

 E-mailprofgianufal@gmail.com 

 


JAILTON DE SOUZA LIRA (Professor Colaborador)

Professor da Universidade Federal de Alagoas. Graduado em História e Pedagogia, Especialista em Educação em Direitos Humanos, Mestre e Doutor em Educação. Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas. Colaborador da Linha Relações de poder, conflitos e movimentos sociais do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFAL). Pesquisa as temáticas de História da Educação em Alagoas, Financiamento da Educação, Planos de Cargos e Carreiras Educacionais, Políticas Educacionais, Gestão Democrática da Educação, Direitos Humanos e Movimento Sindical.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802352389342090  

Linha de pesquisa: Relações de poder, conflitos e movimentos sociais.

Temáticas de orientação: História da Educação em Alagoas, Financiamento da Educação, Planos de Cargos e Carreiras Educacionais, Políticas Educacionais, Gestão Democrática da Educação, Direitos Humanos e Movimento Sindical.

E-mail: jailtonsouzalira@gmail.com 


LÍDIA BAUMGARTEN

           Doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (2010). As pesquisas têm contemplado os temas sobre Memória, Cultura e Ensino de História. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas, atuando na área de Ensino de História e Estágio Supervisionado. Coordena o Laboratório de Pesquisas e Práticas de Ensino de História – LAPPEHis, que desenvolve atividades relacionadas às pesquisas-ação, que são pensadas a partir da “reflexão-ação-avaliação-(re)ação”; um processo que propicia, primeiramente, conhecer e refletir sobre a realidade escolar, para então, elaborar e desenvolver as práticas de ensino na sala de aula ou em outros espaços, para, em seguida, repensá-las como forma de ressignificar o Ensino de História. Entre outras ações, o LAPPEHis passou a organizar, anualmente o Seminário Nacional de Ensino de História e o Curso de Formação Continuada e Colaborativa de Professores de História da rede pública de ensino. A docente também está vinculada ao grupo de pesquisa Grupo de Estudo Ensino, História e Docência (GEEHD), da mesma Universidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7312808913197579

Linha de pesquisa do PPGH: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de OrientaçãoFormação de Professores de História (inicial e continuada); Ensino de História e Estágio Supervisionado; Ensino de História e o Programa Residência Pedagógica; Educação Histórica; Formação da Consciência Histórica; Ensino de História: suas Metodologias, Linguagens e Fontes Históricas; Currículos e Políticas Públicas; Livros Didáticos, entre outros. Podem ser pesquisados também, temas relacionados às Culturas Regionais do amplo Patrimônio Histórico e Cultural – material e imaterial do Estado de Alagoas: Grupos Folclóricos, Artesanato, Temas sobre o Cotidiano e Modos de Viver e suas Representações.

E-mail: lidia.baumgarten@ichca.ufal.br  

 


LUANA TEIXEIRA (Professora Colaboradora)

            Doutora em História na Universidade Federal de Pernambuco (2016). Mestra em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (2012) e Mestra em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Investiga temas ligados ao patrimônio cultural, história do Brasil (séculos XIX e XX), comunidades quilombolas e tradicionais, história social do trabalho, da escravidão e do pós-abolição. Atua em projetos de desenvolvimento de bancos de dados, educação patrimonial e turismo histórico. É autora do livro “Negócios da escravidão em Alagoas: o comércio interprovincial de escravos em Maceió e Penedo”.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6723578094257526

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientação: escravidão e pós-abolição no Brasil, história social do Brasil Império, patrimônio cultural.

E-mail: luateixeira1@yahoo.com.br


MARCELO GOES TAVARES

       Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2016), Mestre em História Cultural pela Universidade de Brasília - UnB (2005) e graduado em História pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2003). É docente em Alagoas, lotado no curso de História da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL / Campus III - Palmeira dos Índios. Nesse mesmo curso e campus, coordena o Laboratório de História, Memória e Política (LAHMP). É membro do Núcleo de Estudos Estratégicos, Políticos e Filosóficos (NEPEF / UNEAL) e Laboratório de História e Memória / TRT 6ª Região (LAHM / UFPE). No campo da História atua com estudos e pesquisas sobre Política, Trabalho, Memória, Cultura e Poder, com ênfase principalmente em História do Brasil Republicano, História Política, Trabalho e Trabalhadores, Vilas Operárias, Justiça do Trabalho, Patrimônio, Imagem, Imprensa e Oralidade.

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/2926035020378320

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas.

Temáticas de orientação:História política, Memorias, Imagens e Fotografia, Historia Oral e Oralidades, Trabalho, Poder, Autoritarismo e violência, Brasil Republicano, Alagoss Republicana, Lutas politicas, Operários(as), Indústria Têxtil, Trabalhadores(as) e Justiça do Trabalho.

E-mail: marcelo.tavares@uneal.edu.br 


 MICHELLE REIS DE MACEDO

          Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ2), desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado “Mário Juruna em espaços de colonialidade: a trajetória política do indígena Xavante que se tornou deputado federal (décadas de 1970 e 1980)”. Professora dos cursos de Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde coordena o Grupo de Pesquisa em História Indígena no Brasil Republicano. Desenvolve pesquisas sobre povos indígenas, Brasil republicano, lideranças e movimentos indígenas, colonialidade e decolonialidade, direitos indígenas, saberes ancestrais, meio ambiente e justiça ambiental.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/9864655486093379

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: História Indígena do Brasil Republicano; lideranças e coletividades indígenas; movimentos de resistência indígenas; políticas indígenas e indigenistas; movimentos políticos e sociais relacionados à questão indígena; direitos indígenas; retomadas indígenas territoriais e étnicas; colonialidade e decolonialidade; racismo estrutural contra povos indígenas; relações entre seres humanos e meio ambiente; racismo e justiça ambiental.

Email: michelle.macedo@ichca.ufal.br

 


PEDRO ABELARDO DE SANTANA

            Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2015), com estágio na Universidade de Salamanca, Espanha. Fez estágio Pós Doutoral PNPD/CAPES/UFS; Mestre em Geografia (2004) e graduado em História pela UFS (2001). Professor adjunto do curso de História da UFAL. Prof. do Mestrado em História da UFAL e colaborador no PROHIS da UFS. Foi professor adjunto da Universidade Tiradentes - UNIT/SE. Atuou como professor do ensino básico, entre 2003 e 2015, nas prefeituras de Aracaju, São Cristóvão e Lagarto; também foi diretor do Arquivo Público da Cidade de Aracaju e da Associação Nacional de História-ANPUH (Sergipe). Tem pesquisas nas áreas de História e Arqueologia Histórica. Publicou o livro Da Bahia a Pernambuco no século 16: viagens entre dois polos da colonização, 2003, entre outros. Coordena o NUPEDS – Núcleo de Pesquisa, Extensão e Documentação do Sertão, com sede em Delmiro Gouveia, Al.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5223048442666006

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: história social, história indígena, história e manifestações culturais no sertão.

E-mail: pedro.santana@delmiro.ufal.br

 


PEDRO LIMA VASCONCELLOS (Professor Colaborador)      

            Doutorou-se em Ciências Sociais: Antropologia, em 2004, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) sob a orientação da Profa. Josildeth Gomes Consorte, com a tese Terra das promessas, Jerusalém maldita: memórias bíblicas sobre Belo Monte (Canudos). Livre-docente em Ciências da Religião, título alcançado junto à mesma universidade (em 2009), com a tese: Abrindo as portas do céu: apontamentos para a salvação, por Antonio Vicente Mendes Maciel. Desenvolveu pesquisa em nível de pós-doutoramento junto ao Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sobre os fluxos entre grupos marginais cristãos dos primeiros séculos e aqueles que constituíram os primórdios do islã. Atualmente é professor na área de Filosofia  na Unidade Educacional de Palmeira dos Índios da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integra o LIER (Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Religião), vinculado ao curso de História da mesma universidade, bem como o Observatório de Religiões Comparadas, da Universidade de Sevilla (Espanha).

Latteshttp://lattes.cnpq.br/7003483445498117

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: História das religiões, cultura popular, messianismos e milenarismos, culturas do Antigo Oriente Próximo, textos e narrativas sagradas.

E-mail: plvascon@uol.com.br  

 

RAQUEL DE FÁTIMA PARMEGIANI 

            Doutorou-se em História na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em 2008, sob a orientação do Prof. Dr. Ruy de Oliveira Andrade Filho, onde defendeu a tese Juízo Final e Salvação na Alta Idade Média hispânica: o Comentário ao Apocalipse do Beato de Liebana. Atualmente é professora do curso de História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e integrante dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos Medievais (GEM) e Laboratório de História Afro-brasileira (LAHAFRO). 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0381377016378617

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: Nos propomos a pesquisar, numa perspectiva da história da leitura, a cultura escrita e visual, pensada não só no seu contexto de produção, mas nas suas formas de transmissão e recepção, no emprego sócio-cultural que eles assumem dentro das comunidades como suporte de discursos. Ênfase se dá principalmente sobre a produção cultural da Idade Média e das formas de apropriação destes textos em períodos históricos posteriores, como, por exemplo, sua influência na literatura, na fala comum, na arte popular, nas manifestações da religiosidade do povo, nos movimentos sociais ligados ao milenarismo etc.

E-mail: rparmegiani@gmail.com  


WILLIAN SOARES LUCINDO 

         Possui graduação em História pelo Centro Universitário FIEO (2007), mestrado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2020). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de História, com ênfase em Pós-Abolição, atuando principalmente nos seguintes temas: pós-abolição, afrodescendente, educação, negros e associativismo negro.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/5973624345977739 

Linha de pesquisa: Relações de poder, conflitos e movimentos sociais.

Temáticas de orientação: Abolicionismo, pós-abolição, organizações negras, formação de movimento negro, educação para relações étnico-raciais, festas e associações mutualistas 

E-mailwrsl0202@hotmail.com