Seleção 2026: PPGCOM-Ufal convoca candidatos para procedimento de heteroidentificação


- Atualizado em

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCOM-Ufal) torna pública a convocação dos(as) candidatos(as) que se autodeclararam negros(as) (pretos(as) ou pardos(as)) no processo seletivo do Mestrado em Comunicação – Turma 2026, regido pelo Edital nº 02/2025, para participação no procedimento de validação da autodeclaração étnico-racial (heteroidentificação), conforme o Edital nº 01/2026/PPGCOM/CPG/PROPEP/UFAL, publicado em 5 de fevereiro de 2026.

O procedimento de heteroidentificação é obrigatório para todos(as) os(as) candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as) que obtiveram aproveitamento suficiente para figurar como aprovados(as) ou classificados(as) no resultado preliminar da seleção. A validação será realizada nos termos da Resolução nº 38/2021 do Conselho Universitário da Ufal (Consuni).

A etapa de validação ocorrerá de forma não presencial, por meio da análise fenotípica realizada por banca específica, a partir dos arquivos digitais (fotos, vídeo e documentos) enviados pelos(as) candidatos(as). Em casos específicos, a comissão poderá convocar entrevistas telepresenciais ou presenciais.

Os(as) candidatos(as) convocados(as) deverão encaminhar toda a documentação exigida exclusivamente por e-mail, no período de 5 a 9 de fevereiro de 2026, até às 23h59, conforme as orientações detalhadas no edital. O não envio dos arquivos dentro do prazo ou o descumprimento das exigências implicará eliminação da demanda de vagas reservadas, sem convocação suplementar.

A relação nominal dos(as) candidatos(as) convocados(as) para o procedimento de heteroidentificação está disponível no Anexo V do edital.

📄 Acesse o edital completo de convocação para a banca de heteroidentificação clicando aqui.