Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi criado em 2024 após aprovação e homologação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O programa ofertará um curso de mestrado stricto sensu (acadêmico) e contará com duas linhas de pesquisas, composta por dez docentes da instituição oriundos de 4 cursos de graduação e de três Campi: 1. Tecnologias da comunicação e transformações socioculturais; 2. Linguagens, relações de poder e processos comunicativos. 

O projeto em questão foi submetido em 2023 para o Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN), órgão vinculado à Capes. Após tentativas anteriores, no início daquele ano foi criada uma Comissão Especial formada por docentes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Ufal, que se debruçaram sobre uma proposta que atendesse às necessidades locais, obedecendo aos critérios estabelecidos pela Capes.

Trata-se do primeiro mestrado em Comunicação do Estado de Alagoas, vindo oferecer condições para o desenvolvimento da área no Estado e para a descentralização da ciência e diminuição das desigualdades regionais no que se refere à produção de conhecimento acadêmico e científico. Parte desse esforço está materializado em documentos como o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Brasileiro (2014), uma contribuição para a evolução da articulação federativa e o desenvolvimento de projetos, programas e demais iniciativas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). 

O PPGCOM-Ufal está vinculado ao Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA) e tem suas origens nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da instituição. Fundados em 1978 como habilitações de Comunicação Social, os cursos foram os pioneiros da área no Estado de Alagoas.