Professores do PPGCOM-Ufal apresentam trabalhos no 11º Congresso da Compolítica em Recife
O evento ocorrerá entre os dias 14 e 16 de Maio de 2025, reunindo pesquisadores de todo o Brasil
Docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão com presença confirmada no Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). São dois dois artigos aprovados nos Grupos de Trabalhos (GTs) de “Comunicação Pública e Institucional” e “Práticas da Política Online”. O evento ocorre a cada dois anos e em 2025 será realizado entre os dias 14 a 16 de maio, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicapo), em Recife, com pesquisadores de todo o país.
A professora Laura Pimenta, docente do PPGCOM e integrante da linha 2, apresentará o trabalho “A comunicação pública da Prefeitura de Maceió durante a crise da mina 18 da Braskem”, no GT Comunicação Pública e Institucional. Ela compartilha suas expectativas para o congresso e destaca a relevância do evento. “O Congresso da Compolítica é um dos principais na área de comunicação e política no país. Poder levar as discussões que temos feito na Ufal, no âmbito da comunicação pública e governamental, será importante para qualificarmos o diálogo com colegas pesquisadores de outras universidades, além de nos atualizarmos sobre as temáticas que têm sido pesquisadas.”, afirma a professora.
O coordenador do PPGCOM, Vitor Braga, é integrante da linha 1, representa o programa no congresso com o trabalho “Entre tretas e lacrações: uma análise quantitativa sobre a participação dos jovens em debates políticos online”, GT Fenômenos e Práticas da Política Online. Ele cita a importância da participação do PPGCOM. “O evento é o maior congresso dentro do campo de pesquisa que envolve comunicação e política. Dentro desse congresso existem várias vertentes que trabalham com políticas públicas, campanhas, com recepção, emissão e discurso político, entre outros temas. Nesse sentido, é muito importante a nossa participação, justamente por ser o principal evento da área, que reúne pesquisadores e pesquisadoras do campo da comunicação política.”, relata.
O congresso reúne pesquisadores de diferentes instituições das áreas da Comunicação, Ciência Política, Sociologia, entre outras. As principais áreas de interesses estão os campos de estudos que envolvem comunicação e democracia, mídias e eleições, comunicação institucional e imagem pública, internet e política, comunicação e sociedade civil, cultura política e opinião pública, políticas da comunicação, jornalismo político, e propaganda e marketing político.
Além dos docentes do PPGCOM, o congresso conta com a participação de outros professores da instituição. Também há uma importante interface com a graduação, com a participação de docentes e discentes, são vários trabalhos sendo representados. O coordenador do PPGCOM, o professor Vitor Braga, acompanhará o grupo de pesquisa do qual faz parte, o Laboratório de Estudos em Tecnologia e Sociedade (LETS), e destaca a importância da participação dos discentes. “Estamos indo em um grupo de sete pessoas, porque são trabalhos tanto da graduação quanto dos docentes. Isso é importante porque o congresso abre espaço para a iniciação científica, que é um ponto importante para quem pretende seguir para a pós-graduação. E geralmente é assim que se constrói esse caminho de quem se interessa por pesquisa.”, concluiu.
A Compolítica foi fundada em dezembro de 2006 e tem como principal objetivo consolidar o campo de estudos em Comunicação e Política, incentivando a cooperação entre grupos de pesquisa e a divulgação de saberes científicos. Neste ano, o congresso tem como tema: ‘Ciência Aberta, Humanidades Digitais e Monetização de Dados: desafios democráticos e As epistemológicos para a pesquisa em Comunicação e Política’. Além dos GTs, o evento contará com oficinas, conferência de abertura e mesas-redondas.
Acesse o site do evento e saiba mais sobre a programação.