Linhas de Pesquisa
LINHA 1: Tecnologias da comunicação e transformações socioculturais
Esta linha de pesquisa investiga o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na sociedade, analisando as mudanças culturais, sociais e comunicacionais decorrentes da emergência de novos dispositivos, redes e lógicas. O objetivo é discutir como as mídias, eletrônicas ou digitais, influenciam as práticas culturais, a produção, a circulação de informações, as interações sociais e a construção de identidades individuais e coletivas. A pesquisa abrange uma abordagem interdisciplinar, integrando conhecimentos teóricos e metodológicos da Comunicação, Sociologia, Economia Política, Estudos Culturais, Estudos de Mídia, Educação, Ciência da Informação e áreas afins. A linha de pesquisa visa contribuir para o avanço teórico e prático no campo das mídias, cultura digital e transformações socioculturais, fornecendo subsídios para compreender os processos de mudança sociocultural impulsionados pelos novos arranjos midiáticos.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Economia Política; Transformações Socioculturais; Ecologia da Mídia.
Anderson David Gomes dos Santos
LINHA 2: Linguagens, relações de poder e processos comunicativos
Esta linha de pesquisa investiga as diferentes formas de produção de sentido nos processos comunicativos e suas implicações na configuração das relações sociais. Discute os modos como os sujeitos são atravessados por mediações sociais e culturais em tais processos, buscando entender o papel das mídias, organizações e instituições sociais e políticas na construção das subjetividades contemporâneas. Aceita pesquisa sobre as diferentes formas de linguagem no âmbito das mídias e das organizações na sociedade, as relações de poder implicadas nos discursos e narrativas, bem como as práticas e dinâmicas comunicativas. Os projetos nela abrigados propõem-se a analisar as formas interativas, mediações, as interlocuções, as ações dos sujeitos e os usos das distintas linguagens e estratégias comunicacionais, seja na vida cotidiana ou no âmbito da vida pública e institucional, assim como refletir sobre questões de ordem teórica e epistemológica sobre comunicação e linguagens.
Palavras-chave: Linguagens; Discurso; Narrativas; Organizações; Mídias; Relações de poder.
Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues