Professoras do PPGCOM-Ufal lançam obra sobre o desastre da Braskem durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Intitulado “Entre Rachaduras”, o livro conta com artigos exclusivamente escritos por pesquisadoras mulheres

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) marca presença na Bienal Internacional do Livro de Alagoas com o lançamento da obra “Entre Rachaduras: olhares críticos de pesquisadoras sobre o desastre provocado pela Braskem em Maceió”. O livro é organizado pela professora Laura Nayara Pimenta, docente do curso de Relações Públicas e do PPGCOM-Ufal, e conta com artigos exclusivamente escritos por pesquisadoras mulheres, uma delas Emanuelle Rodrigues, também do Programa. O lançamento ocorrerá no dia 5 de novembro de 2025, no estande da Edufal, e contará com a presença da organizadora e das autoras.

A coletânea reúne artigos de pesquisadoras alagoanas, algumas delas vinculadas à Ufal, que analisam, sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas o desastre socioambiental provocado pela Braskem em Maceió. A obra é um convite à reflexão sobre comunicação, ética e responsabilidade social, articulando debates que atravessam diferentes áreas do conhecimento com a vida cotidiana das comunidades atingidas.

Segundo a organizadora da obra, professora Laura Pimenta, o livro nasce de um esforço coletivo entre pesquisadoras que vêm se debruçando sobre o caso Braskem há anos. “A obra surgiu da articulação entre diversas pesquisadoras que têm trabalhado com o caso Braskem nos últimos anos, na esperança de construir uma narrativa crítica, embasada em dados científicos sérios e preocupada com a realidade das vítimas. Destaco também a importância de serem vozes femininas, marcando um lugar importante para o grupo, que defende a valorização das mulheres que pesquisam com seriedade, responsabilidade e empatia”, ressalta.

A professora Emanuelle Rodrigues, coautora de um dos capítulos, também destaca o caráter colaborativo e transformador da experiência. “A primeira versão do artigo foi apresentada em um congresso de relações públicas e a recepção foi muito positiva. O que mais nos chamou atenção foi a falta de informação do público, composto por pesquisadores de diversos estados e que não conheciam o desastre provocado pela mineradora em Maceió, mas já tinham visto as diversas campanhas de sustentabilidade. Essa é uma das diversas discussões realizadas em nosso curso, na Ufal, fruto de projetos de pesquisa e extensão. A parceria com as professoras foi muito produtiva e gerou muitos outros debates, dentro e fora de sala de aula”, afirma.

Confira a lista de artigos da coletânea:

“Entre rachaduras: o ethos da responsabilidade social nas práticas discursivas da Braskem” (Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues, Manuela Rau de Almeida Callou e Sandra Nunes Leite);
“O discurso sobre o desastre socioambiental provocado pela mineração de sal-gema em Maceió” (Maria do Socorro Aguiar Oliveira Cavalcante e Thainá Evellyn Martiniano Alexandre);
“Entre promessas e espetáculos: a Prefeitura de Maceió diante do colapso da mina 18 da Braskem” (Laura Nayara Pimenta);
“Saúde mental no desastre socioambiental em Maceió: sofrimento invisibilizado das(os) atingidas(os)” (Nayara Rita Cardoso Campos, Maria Auxiliadora Teixeira Ribeiro e Marília Silveira);
“A produção de zonas de sacrifício e o racismo ambiental a partir do desastre-crime da Braskem” (Luiza Fonseca de Souza);
entre outros textos que discutem o papel da mídia, do poder público e das instituições diante do maior desastre urbano da história de Maceió.

O lançamento reforça o compromisso do PPGCOM-Ufal com a produção científica que pensa o território, valoriza as experiências locais e amplia o debate sobre comunicação e justiça socioambiental.

Participe!

Lançamento do livro “Entre Rachaduras”
📅 05 de novembro de 2025
⏰ 19h - 21h
📍 Estande da Edufal — Bienal Internacional do Livro de Alagoas