Professor do PPGCOM é o primeiro docente da Ufal a vencer o Prêmio Luiz Beltrão de Liderança Emergente

Anderson Santos é reconhecido por sua atuação acadêmica e liderança em entidades científicas da área da Comunicação

Por Ascom PPGCOM-Ufal
- Atualizado em

O professor Anderson Santos, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi anunciado como vencedor do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2025, na categoria Liderança Emergente. A premiação será entregue no dia 4 de setembro, durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Vitória/ES.

Criado em 1998 pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o prêmio reconhece pesquisadores e grupos de pesquisa com contribuições relevantes para as Ciências da Comunicação. A categoria Liderança Emergente homenageia jovens doutores que vêm se destacando pela seriedade de seus trabalhos, capacidade de liderança e articulação de parcerias institucionais. Anderson é o primeiro professor a receber o prêmio.

Com trajetória acadêmica marcada pelo compromisso com o fortalecimento da pesquisa em Comunicação no Brasil e na América Latina, Anderson Santos atua principalmente no campo da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC), com ênfase em estudos sobre futebol, mídia e políticas públicas. É professor da Unidade Educacional Santana do Ipanema (Campus do Sertão/Ufal), coordenador da Especialização em Economia e Políticas Públicas do Semiárido, docente do mestrado em Comunicação da Ufal e também professor colaborador do mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina.

Além da docência e pesquisa, Anderson ocupa atualmente a presidência da Socicom (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação). Também coordena o Grupo de Pesquisa em Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura da Intercom e é editor-geral da Revista Latino-Americana de Ciências da Comunicação, vinculada a Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (Alaic).

Sua atuação em entidades científicas inclui ainda a presidência da antiga Ulepicc-Brasil (atual Sociedade EPTICC), a vice-coordenação do GT de Economia Política das Comunicações da ALAIC, além de colaborações com o Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, Letras, Linguísticas e Artes (FCHSSALLA), o Comitê Assessor do CNPq e a defesa da comunicação pública por meio do Fórum em Defesa da EBC.

No campo da pesquisa sobre esportes, é um dos criadores da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esportes (ReNEme) e do Observatório das Transmissões de Futebóis, iniciativas que aproximam pesquisadoras e pesquisadores de diferentes formações e regiões do país, promovendo oficinas, publicações e debates públicos.

A conquista do Prêmio Luiz Beltrão celebra sua grande trajetória iniciada ainda durante o doutorado, marcada por contribuições estruturantes ao campo da Comunicação, tanto no Brasil quanto na América Latina.