PPGCOM participa de oficina sobre integridade da informação e será contemplado com bolsas de pesquisa
Evento reuniu representantes dos programas de pós-graduação e lançou iniciativas voltadas ao combate à desinformação em Alagoas

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Alagoas participou nesta terça-feira (29), da Oficina do Núcleo de Integridade da Informação, realizada pelas Secretarias de Estado da Comunicação (Secom) e da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
Representando o PPGCOM, estiveram presentes o coordenador, Vitor Braga, e a vice-coordenadora Priscila Muniz, que apresentaram propostas voltadas à promoção da integridade da informação e à valorização da comunicação pública. A oficina contou com a participação de diferentes programas de pós-graduação do estado, que trabalham com temáticas pertinentes ao Núcleo.
Durante o evento, foram anunciadas a disponibilização de 14 bolsas de mestrado, financiadas com recursos da própria SECOM; duas dessas serão destinadas a estudantes do PPGCOM. A seleção se dará a partir de uma chamada interna a ser lançada na próxima semana.
O diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, destacou a importância da parceria com a Secom e classificou a iniciativa como estratégica no combate à desinformação. Segundo ele, o Programa representa uma ação de vanguarda, essencial para fortalecer a democracia, a soberania e o bem-estar social por meio do conhecimento.
O secretário de Comunicação, Wendel Palhares, destacou a necessidade de aproximar o governo das universidades e da produção científica, especialmente no contexto atual, de fake news e desinformação. “Nosso objetivo é transformar Alagoas em referência nacional no combate à desinformação. Para isso, precisamos do conhecimento produzido dentro das universidades públicas”, afirmou.
As bolsas concedidas para os Programas terão duração inicial de quatro anos, com intenção de prorrogação por mais quatro anos, assegurando continuidade às pesquisas voltadas ao interesse público em quatro ciclos de pesquisas de mestrado.