Professor do PPGCI/UFAL profere palestra sobre Ciência aberta e métricas alternativas

A palestra de abertura do 9º Colóquio de Pesquisa em Ciência da Informação aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

04/06/2019 08h47 - Atualizado em 18/10/2022 às 09h34
Prof. Dr. Ronaldo Araujo - Palestra de abertura, no dia 29/05.

Durante a semana de 28 a 31 de maio o Professor Ronaldo Ferreira de Araújo participou das atividades do 9º Colóquio de Pesquisa em Ciência da Informação como evento integrado a 24ª Semana de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Organizado pelo Departamento de Ciência da Informação (DECIN), Coordenação do Curso de Biblioteconomia (COBIB) e os Grupos de Pesquisa "Informação na Sociedade Contemporânea" e "Tecnologia e Gestão da Informação e do Conhecimento" o evento teve como tema:  "Ciência Aberta: papéis e desafios para os bibliotecários" e contou a presença do Prof. Dr. Ronaldo de Araújo (PPGCI/UFAL) proferindo no dia 29 de maio a palestra de abertura: "Ciência aberta e métricas alternativas: papéis e desafios para os bibliotecários".

Na palestra o professor destacou iniciativas nacionais e internacionais da ciência aberta e situou as métricas alternativas como formas de avaliação mais responsivas, e portanto, mais adequadas às atividades de pesquisa no âmbito de uma cultura digital e de práticas de ciência aberta, colaborativa e participativa. Nesse cenário, discutiu-se o papel do bibliotecário, profissional de tradição no apoio a cientistas e pesquisadores no que se refere às demandas informacionais em atividades de pesquisa científica em Bibliotecas Universitárias e Centros de Pesquisa.
No dia 30, na mesa-redonda que discutiu as transformações da comunicação científica o professor falou sobre o marketing científico digital e as métricas alternativas, indicando a primeira como estratégia de promoção e divulgação científica e a segunda como forma de avaliação dos esforços da primeira.
Outras fotos do evento:
Prof. Dr. Ronaldo de Araujo - Palestra de abertura, no dia 29/05.  Prof. Dr. Ronaldo de Araujo - Palestra de abertura, no dia 29/05.
  Participação na mesa-redonda "Transformações da Comunicação Científica", no dia 30/05. Da esquerda para a direita: Profa. Dra. Mônica Carvalho (DECIN/UFRN), Profa. Dra. Nancy Sanchez Tarrago (DECIN/UFRN) e Prof. Dr. Ronaldo Araujo (PPGCI/UFAL).  Participação na mesa-redonda "Transformações da Comunicação Científica", no dia 30/05.