PPGCI realiza a terceira edição do Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação

O evento conta com palestras e comunicações de pesquisas em andamento e de pesquisas concluídas
Por Edivanio Duarte de Souza - PPGCI/UFAL
13/12/2021 17h27 - Atualizado em 18/10/2022 às 09h34
Arte: Alexandre Nunes.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL) realiza, no período de 13 a 17 de dezembro de 2021, o III Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação (Siti), com o objetivo de comunicar e divulgar as pesquisas em andamento e as pesquisas já desenvolvidas.

Nesta edição, serão realizadas palestras e comunicações orais de pesquisa em andamento.

A palestra de abertura “Sistema de Infomación Multicapa como soporte a la Innovación” será ministrada pelo Professor Doutor Carlos Enrique Agüero Aguilar (Escuela Profesional de Bibliotecología y Ciencias de la Información da Universidad Nacional Mayor de San Marcos - EPBCI/UNMSM), no dia 13, às 19h00.

A palestra de enceramento “Políticas públicas de informação em Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” será ministrada pela Professora Doutora Maria Mary Ferreira (Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão – DBIB/UFMA), no dia 17, às 19h00.

As comunicações orais serão realizadas pelos(as) mestrandos(as), em colaboração com os(as) seus(suas) respectivos(as) orientadores(as) e coorienadores(as).

O evento será realizado integralmente de forma remota, pelo canal do PPGCI/UFAL no YouTube.

Público-alvo e inscrições

Além do público interno, discentes e docentes do programa, o Siti é destinado a discentes, docentes e profissionais de Ciência da Informação e áreas afins que se interessem por conhecimentos em informação, tecnologia e informação.

A participação é gratuita e a oferta de certificado é condicionada à inscrição no site do evento, bem como à frequência em, pelo menos, 75% das atividades realizada.

Cronograma de apresentações

As sessões de apresentação dos trabalhos dos(as) discentes serão realizadas, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, nos períodos da manhã e da tarde por linhas de pesquisa, respectivamente, Produção, Mediação e Gestão da Informação, e Informação, Comunicação e Processos Tecnológicos, conforme programação disponível no site do evento. Nas linhas de pesquisa, as apresentações foram organizadas por aproximações temáticas, objetivando o melhor debate acerca dos trabalhos apresentados.

As sessões de apresentação serão mediadas por docentes das linhas de pesquisa. Cada discente terá 20 min para apresentar o seu trabalho. Ao final das apresentações que compõem cada sessão, os mediadores abrirão para perguntas e para o debate.

Comissão organizadora

A comissão organizadora da terceira edição é formada pelos discentes Adélia Caroline Felix Alves, Alexandre Nunes da Silva, Fernanda Lins de Lima, Girlaine da Silva Santos, Isaac Roberto Ferreira, Raysa Beatriz da Silva Lemos e Valter dos Santos Andrade.