Pesquisador da COEPI-Ibict ministra aula magna na Universidade Federal de Alagoas

O pesquisador titular da COEPI-Ibict, professor e doutor Arthur Bezerra, ministrou aula magna, cujo tema foi a "Inteligência artificial, algoritmos e os dilemas éticos do "novo" regime de informação”.
Por Ascom Ibict
14/05/2024 09h35
Aula Magna e Inauguração do LAGED.

O pesquisador titular da Coordenação de ensino e Pesquisa (COEPI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), professor e doutor Arthur Bezerra, ministrou aula magna, cujo tema foi a "Inteligência artificial, algoritmos e os dilemas éticos do "novo" regime de informação”. A palestra marcou o início do semestre letivo 2024.1 do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

“Em um momento em que o avanço das tecnologias digitais molda rapidamente a maneira como interagimos e acessamos informações, a palestra foi uma oportunidade crucial para reflexão de estudantes e professores do PPGCI/UFAL, que participaram do debate com perguntas”, ressaltou Arthur Bezerra.

Para o pesquisador, “embora a tecnologia digital traga grandes avanços e muitas possibilidades novas, a universidade tem que estar atenta para os dilemas éticos que surgem a partir dos usos dessas tecnologias".

Além da palestra, Arthur Bezerra participou da inauguração do Laboratório de Gestão Eletrônica de Documentos (LAGED), um espaço equipado para beneficiar tanto os alunos do PPGCI/UFAL quanto os da graduação em Biblioteconomia. A coordenadora do PPGCI-UFAL, Rosaline Mota, informou que com um investimento de R$ 200 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), o LAGED contribuirá significativamente para a formação profissional e para projetos de instituições públicas.

Arthur Bezerra ressaltou a importância da inauguração do LAGED, enfatizando sua relevância para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. Ao final do encontro, a coordenadora do PPGCI-UFAL agradeceu a participação do professor Arthur Bezerra. “O professor Arthur proporcionou um espaço de reflexão e discussão sobre os desafios éticos e tecnológicos que permeiam o campo da informação na contemporaneidade e nesse sentido, o debate foi enriquecedor”, frisou.