Nota de Pesar pelo falecimento do Professor Luiz Sávio de Almeida
Escritor, historiador e professor, o intelectual deixa um grande legado para o Estado de Alagoas
- Atualizado em
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL) informa com pesar o falecimento, nesta sexta-feira (10), aos 80 anos de idade, do escritor, historiador e professor emérito da UFAL Luiz Sávio de Almeida. É certo que a cultura alagoana perdeu um filho ilustre, que inspirou e contribuiu com a formação de gerações.
Sávio de Almeida, como era mais conhecido, era Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFAL (1965), Mestre em Educação pela Michigan State University (1973) e Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Como um dos maiores intelectuais alagoanos, o pesquisador deixa uma extensa produção fruto de suas pesquisas sobre a cultura, a educação e a historiografia de Alagoas. O intelectual publicou diversas obras, organizou cursos e expedições, e escreveu peças teatrais, além de atuar como jornalista.
No ano de 2022, a UFAL comemorou os 80 anos do Professor Sávio Almeida com a reedição de uma de suas obras clássicas, Memorial biográfico de Vicente de Paula, o capitão de todas as matas: guerrilha e sociedade alternativa na mata alagoana.
O PPGCI/UFAL se solidariza com familiares, amigos e colegas, neste momento de pesar