Mulheres que inspiram na Ciência da Informação
Tribunal de Justiça de Alagoas concede prêmio a egressas pela atuação junto à cidadania, educação e justiça social
- Atualizado em

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) concedeu, no último dia 24 de março, o Prêmio “Mulheres que Inspiram”, pela atuação junto ao Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). A homenagem, que reconheceu mulheres que contribuíram para as ações do programa, no ano de 2024, foi realizada, no Café Literário da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (ESMAL).
Nas palavras da Magistrada Carolina Valões, Coordenadora do PCJE, “O objetivo é reconhecer que essas mulheres inspiram. Elas não apenas motivam os estudantes com sua força, palavras e acolhimento, mas também nos inspiram, especialmente a nós, do PCJE. A participação de cada uma é essencial para a realização dos nossos projetos.”
Neste ano, foram homenageadas nove mulheres, entre as quais duas egressas do PPGCI/UFAL, Adélia Caroline Felix Alves e Almiraci Dantas do Santos, demonstrando o reconhecimento do trabalho que elas vêm realizando em prol da informação, da leitura e da cultura, no Estado de Alagoas.
Mestra em Ciência da Informação, especialista em Gestão Estratégica de Relações Públicas, e graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, Adélia Félix é cerimonialista e mestre de cerimônias do TJAL e empreendedora na empresa VOX Mestres de Cerimônias e Assessoria. Ao comentar a homenagem recebida, a egressa comemora: “Para mim, o Prêmio é uma chancela de que meu trabalho tem sido eficaz em comunicar bem e em transmitir informações com confiabilidade. É a confirmação de que é possível alcançar positivamente as pessoas ao executar minha atividade com amor e dedicação.”
Adélia defendeu a dissertação “Gestão do conhecimento: uso dos eventos como fontes de informação”, no PPGCI, no ano de 2023, sob orientação do Professor Doutor Andrew Beheregarai Finger.
Mestra em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia, Mira Dantas, como é mais conhecida, é coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas e supervisora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos. Ao comentar a homenagem, Mira também estacou que "Este prêmio é um reconhecimento do esforço coletivo de todos que acreditam no poder transformador da leitura e da cultura.”
Mira Dantas defendeu a dissertação “Ladislau Netto no Museu Nacional: memória institucional (1870-1894)”, no PPGCI, no ano de 2021, sob orientação da Professora Doutora Maria de Lourdes Lima.
A egressas agradeceram ao TJAL e, especialmente, ao PCJE pelo reconhecimento do trabalho realizado em prol da cidadania, da educação e da justiça social.
O programa parabeniza a todas as homenageadas e, especialmente, a Adélia e a Almiraci, reconhecendo nelas a importância da formação e da qualificação profissional para a realização de projetos que inovem e promovam impactos sociais diversos junto à comunidade do Estado de Alagoas.
Homenageadas
Adélia Caroline Félix
Cerimonialista do TJAL e empreendedora na VOX Mestres de Cerimônias e Assessoria.
Ana Célia Arraes
Coordenadora pedagógica na Escola Estadual Profa. Anaías de Lima Andrade.
Ana Paula Barros Ramos
Técnica judiciária do TJAL, lotada na Coordenação de Estágios da Esmal
Fátima Maia
Escritora, compositora e contadora de histórias, atua com projetos de educação e cultura
Mária Cláudia Fausto de Oliveira
Técnica de Ações Complementares da Primeira Gerência Especial de Educação da Seduc
Maryanne Acioli
Professora de Língua Portuguesa e articuladora de ensino na Escola Municipal Professor Antídio Vieira
Mira Dantas
Supervisora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas
Paula de Góes Brito
Magistrada do TJAL, apoiadora do PCJE
Tayse Roque
Coordenadora Geral de Programas e Projetos na Secretaria Municipal de Educação de Maceió
*Fontes: Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (SECULT), Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL) e AL1.