Egresso do PPGCI, Júlio Augusto Enders, lança livro no Sebrae Startup Day
O livro é resultado da dissertação defendida junto ao Programa
- Atualizado em

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL), Júlio Augusto Enders de Albuquerque, lançou o livro "Visualização da Informação em Ambientes de Divulgação de Dados Abertos: um estudo sobre observatórios de informação das Federações da Indústria do Brasil", no último dia 22 de março, no Sebrae Startup Day, um evento que reuniu mais de 500 participantes, entre empreendedores, gestores, profissionais da inovação e parceiros do ecossistema.
A obra, que é resultado de sua (dele) pesquisa de mestrado, defendida junto ao Programa, sob orientação do Professor Doutor Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto e coorientação de Professora Luciana Santa Rita, traz uma contribuição inédita ao unir dois campos fundamentais: os observatórios de informação e as técnicas de visualização da informação. A partir de uma sólida base teórica e de uma investigação aplicada, o autor analisa observatórios das Federações da Indústria de diversos estados, avaliando suas estruturas informacionais, os elementos visuais utilizados e suas funções estratégicas.
O livro está dividido em cinco grandes seções, a saber:
1. Conceituação de Observatórios de Informação – missão, funções, classificações e relevância no contexto da ciência da informação.
2. Visualização da Informação – histórico, técnicas, elementos gráficos e papel na construção de conhecimento.
3. Estudo de Caso – análise aprofundada de observatórios industriais, suas maturidades informacionais e organizacionais.
4. Visualização na Prática – avaliação dos dashboards, elementos gráficos recorrentes e técnicas utilizadas.
5. Proposta de Modelo Conceitual – construção de uma estrutura teórica que pode orientar observatórios futuros no uso estratégico da visualização de dados.
Mais que uma obra técnica, o livro propõe reflexões sobre a forma como dados se tornam sentido e ação, contribuindo não só para a transparência e tomada de decisão, mas também para o fortalecimento da cultura analítica em instituições públicas e privadas.
Segundo o autor, "esse lançamento no Startup Day simboliza o diálogo entre teoria e prática, pesquisa e inovação, reforçando o papel estratégico da informação na transformação digital do setor industrial e do ecossistema de startups".