Egresso Abidias Martins é contemplado com bolsa para participar do XX Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Iniciativa da Abraji em parceria com a I’Max contempla 15 jornalistas locais de diferentes regiões do Brasil
- Atualizado em

O jornalista e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL), Abidias Martins, foi um dos 15 selecionados a partir de projetos jornalísticos escolhidos para participar com bolsa integral do XX Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com a plataforma I’Max. O evento, considerado o maior do país voltado à investigação jornalística e um dos maiores da América Latina, acontecerá entre os dias 10 e 13 de julho, no campus Álvaro Alvim da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.
Esta é a primeira vez que a Abraji oferece bolsas exclusivas para jornalistas que atuam com foco no jornalismo local e independente, especialmente em regiões com pouca ou nenhuma cobertura jornalística regular. As bolsas cobrem passagem, hospedagem, alimentação e ingresso para todo o evento.
Abidias foi selecionado por ter um canal de notícias independente intitulado ‘Jornal do Abidias’. O comunicador reforça a importância da produção de conteúdo regional qualificado em Alagoas. Com sede em Maceió, o veículo se destaca por reportagens que valorizam ciência, tecnologia, inovação e educação, além de política.
Para o jornalista e fundador do projeto, a ida ao congresso é uma oportunidade histórica. “Fazer jornalismo independente é um ato de resistência. Estar no Congresso da Abraji com colegas de todo o Brasil é uma chance de qualificação, conexão e reconhecimento”, afirma Abidias.
A iniciativa faz parte do programa Mais Pelo Jornalismo, criado pela I’Max com o objetivo de apoiar e resgatar pequenos veículos jornalísticos através de soluções tecnológicas e ações de fomento. A CEO da empresa, Fernanda Lara, destacou que mais de 13 mil mídias locais deixaram de existir no Brasil nos últimos 10 anos. Segundo ela, 2025 é o ano de reagir: “Estamos unindo forças com jornalistas do Brasil inteiro para mostrar que existem outros meios de distribuir conteúdo e fomentar o jornalismo”, disse Lara.
Com atividades presenciais e remotas, o Congresso da Abraji também contará com transmissão ao vivo de parte da programação, reunindo profissionais, pesquisadores e estudantes que atuam pela transparência, ética e qualidade na produção jornalística.