Discentes e docentes do PPGCI participam do XXII Enancib

Três pesquisas foram premiadas como melhores trabalhos
Por Prof. Edivanio Duarte de Souza - PPGCI/UFAL
14/11/2022 09h06 - Atualizado em 14/11/2022 às 19h04
Coordenadores de GTs da ANCIB.

O XXII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib) foi realizado, no período de 7 a 11 de novembro de 2022, na Cidade de Porto Alegre. Promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib), o evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCIN/UFRGS) com a temática central “O papel da ciência e da informação em tempos de desinformação”.

O encontro contou com ampla programação que incluiu conferências de abertura e de encerramento, Fórum de Coordenadores de PPGCIs, Fórum de Coordenadores de Grupos de Trabalhos (GTs), Fórum de Editores Científicos, Lançamentos de Livros, Prêmios de Teses e Dissertações, Prêmios de Melhores Trabalhos, e comunicações orais de trabalhos completos e resumos expandidos, nos 12 GTs do ENANCIB, além de programação cultural.

Esta foi a segunda edição do Enancib, após a implantação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL). Nela, os docentes e os discentes deste programa se destacaram na apresentação de trabalhos e nos prêmios de melhores trabalhos, com três premiações.

Trabalhos apresentados

• Acesso e uso da internet no Brasil: desinformação e suas consequências legais - Mayara Wasty Nascimento de Farias – UFAL, Marcos Aurélio Gomes – UFAL.
  • A divulgação científica sobre a covid-19 no Instagram: uma análise qualitativa das ações presentes no perfil institucional da Universidade Federal de Alagoas em 2020 - Izadora Lopes Garcia Nascimento – UFAL, Willian Lima Melo – UFAL, Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade – UFAL, Ronaldo Ferreira de Araújo - UFAL.
  • Bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPQ da área de Ciência da Informação: caracterização e análise de trajetórias dos agentes científicos - Willian Lima Melo – UFAL, Leilah Santiago Bufrem, UFPE, Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia - UFPE.
  • Eventos institucionais como fontes de informação organizacional voltados a geração de conhecimento - Adélia Caroline Félix – UFAL, Andrew Beheregarai Finger – UFAL.
  • Informação gênero-sexualidade: das dimensões epistêmicas ao uso do termo e seu conceito - Sérgio Rodrigues de Santana – UFPB, Maytê Luanna Dias de Melo – UFPB, Edivanio Duarte de Souza – UFAL/UFPB.
  • Patentes e conhecimentos tradicionais: uma breve discussão acerca da apropriação de propriedades coletivas - Beneildo Rodrigues Oliveira Pereira – UFAL, Edivanio Duarte de Souza – UFAL.
  • Política patrimonial em necrópole: informação, memória e cultura - Isaac Roberto Ferreira – UFAL, Maria de Lourdes Lima – UFAL.
  • Políticas públicas de informação no Brasil para pessoas idosas: à luz de Beauvoir e Silva Sobrinho - Maxuel Melo Alencar Dores – UFAL, Maria de Lourdes Lima – UFAL.
  • Transparência da informação: as redes sociais como ambientes de desordem - João Rodrigo Santos Ferreira – UFPB, Edivanio Duarte de Souza – UFAL/UFPB.

Trabalhos premiados

• GT 4 – Gestão da Informação e do Conhecimento – Resumo Expandido - 2º lugar

• GT 7 - Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação – Trabalho Completo – 1º lugar

• GT 9 – Museu, Patrimônio e Informação – Resumo Expandido - 2º lugar