Ciência da Informação da Ufal é destaque no XXI Enancib

Comunicações de pesquisa foram premiadas e docentes foram eleitos para coordenar Gts da Ancib
Por Edivanio Duarte de Souza - PPGCI/UFAL
13/11/2021 10h50 - Atualizado em 18/10/2022 às 09h34
Arte: Alexandre Nunes.

O XXI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib) foi realizado, no período de 25 a 29 de outubro de 2021. Promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib), o evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI/IBICT-UFRJ) com a temática central “50 anos de Ciência da Informação no Brasil: saberes, diversidade e transformação social”.

O encontro contou com ampla programação que incluiu conferências de abertura e de encerramento, Fórum de Coordenadores de PPGCIs, Fórum de Coordenadores de Grupos de Trabalhos (GTs), Fórum de Editores Científicos, Lançamentos de Livros, Prêmios de Teses e Dissertações, Prêmios de Melhores Trabalhos, e comunicações orais de trabalhos completos e resumos expandidos, nos 11 GTs do ENANCIB, entre outros.

Esta foi a primeira edição do Enancib, após a implantação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL). Nela, os docentes e os discentes deste programa se destacaram na apresentação de trabalhos, no lançamentos de livros, nos prêmios de melhores trabalhos e na eleição para coordenações dos GTs.

Trabalhos apresentados

• A manutenção da memória coletiva em histórias em quadrinhos: reconstrução de eventos da Segunda Guerra Mundial - Paulo Ricardo Silva Lima – UFPE, Marcel Felipe Ferreira de Castro – UFAL, Edivanio Duarte de Souza – UFAL, Rosilene Agapito da Silva Llarena – UFAL.
  • A sombra kitsch na Ciência da Informação: concepções sobre a interdisciplinaridade identitária e epistêmica - Sérgio Rodrigues de Santana – UFPB, Maytê Luanna Dias de Melo – UFPB, Edivanio Duarte de Souza – UFAL/UFPB.
  • Apropriação de indicadores de desempenho na tomada de decisão gerencial - Júlio Augusto Enders de Albuquerque – UFAL, Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto – UFAL.
  • Competência em informação e inclusão digital - Márcio Adriano Costa dos Santos – UFAL, Rosilene Agapito da Silva Llarena UFAL.
  • Contribuições da Gestão Ladislau Netto no Museu Nacional - Almiraci Dantas dos Santos – UFAL, Maria de Lourdes Lima – UFAL.
  • Gestão da informação em resultados de pregões eletrônicos: uma análise na Universidade Federal de Alagoas - Sarah Medeiros Batinga – UFAL, Andrew Beheregarai Finger – UFAL.
  • Incidência temática de startups na Ciência da Informação brasileira: análise da produção científica na base de dados Brapci e nas comunicações do Enancib - Paulo Ricardo Silva Lima – UFPE, João Rodrigo Santos Ferreira – UFPB, Luciana Peixoto Santa Rita – UFAL, Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto – UFAL, Aparecido Rodrigues do Prado – UFAL.
  • Mediação de informação e competência em informação: uma relação possível em cenário pandêmico - Adelaide Helena Targino Casimiro – UFPB, Lucilene Klenia Rodrigues Bandeira – UFPB, Marco Antônio Almeida Llarena – IFPB, Rosilene Agapito da Silva Llarena – UFAL.
  • O prontuário eletrônico do paciente - Maria Isabel Fernandes Calheiros – UFAL, Nelma Camêlo de Araujo – UFAL.
  • Os desafios da implementação da lei geral de proteção de dados nas universidades públicas federais da região Nordeste do Brasil - Luiz Tenório Filho – UFAL, Pollyana Cassia Gonzaga Ferreira – UFAL, Francisca Rosaline Leite Mota – UFAL, Edivanio Duarte de Souza – UFAL.
  • Perspectivas da publicação de livros em formato digital pelas editoras universitárias na América Latina - Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade - UFAL, Wagner Junqueira de Araújo – UFPB.
  • Produção científica em política pública de informação: docentes dos PPGCI’s de universidades federais no Nordeste - Sarah Medeiros Batinga – UFAL, Maria de Lourdes Lima – UFAL, Rosilene Agapito da Silva Llarena – UFAL.
  • Soluções tecnológicas de apoio à revisão por pares aberta: mapeamento das principais ferramentas e características - Patrícia Pedri - UFAL, Ronaldo Ferreira de Araujo – UFAL.

Trabalhos premiados

• GT 4 – Gestão da Informação e do Conhecimento – Resumo Expandido - 2º lugar

• GT 7 - Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação – Resumo Expandido – 1º lugar

• GT 11 – Informação e Saúde – Resumo Expandido - 1º lugar