Aula magna e inauguração de laboratório marcam início do semestre letivo do PPGCI/UFAL

O Laged é um espaço equipado com tecnologia de última geração destinado a atividades conjuntas da graduação e da pós-graduação
Por Abidias Marins - PPGCI/UFAL
16/04/2024 09h30 - Atualizado em 23/04/2024 às 11h53
Prof. Dr. Arthur Bezerra (PPGCI/IBICT) - conferencista da Aula Magna.

A aula magna que marca o início do semestre letivo 2024.1 do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) será ministrada pelo Prof. Dr. Arthur Bezerra - IBICT/UFRJ com o tema Inteligência artificial, algoritmos e os dilemas éticos do "novo" regime de informação. O evento será no próximo dia 23 de abril.

O palestrante é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ). Vice-presidente do International Center for Information Ethics (ICIE). Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com bolsa de produtividade do CNPq e bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ. Doutor em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado também pela UFRJ. Entre outras funções importantes.

Na oportunidade, a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) celebrará um marco importante para a pesquisa e inovação no estado: a inauguração do Laboratório de Gestão Eletrônica de Documentos (LAGED). O LAGED, que está situado na estrutura do curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), é fruto de investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI).

O LAGED promete ser um espaço equipado com tecnologia de última geração, destinado a impulsionar atividades conjuntas entre a graduação e a pós-graduação. A Profa. Dra. Rosaline Mota, coordenadora do PPGCI/UFAL ressalta a importância do apoio da FAPEAL e da SECTI, destacando que esses recursos foram cruciais para concretizar este empreendimento.

Além disso, o laboratório já está estabelecendo parcerias estratégicas com a Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) e a Assessoria de Comunicação da UFAL, demonstrando um compromisso com a interdisciplinaridade e a colaboração institucional.

Para marcar este momento histórico, está programado o evento denominado Arena PPGCI/BIBLIO, com a presença confirmada do Magnífico Reitor Josealdo Tonholo e do Diretor-Presidente da FAPEAL, Dr. Fábio Guedes Gomes. Além disso, a Profa. Rosaline Mota convidou as Profas. Adriana Lourenço e Robéria Andrade para coordenarem um espaço denominado ARENA KIDs, visando proporcionar às mulheres pesquisadoras que são mães a oportunidade de participarem do evento junto com seus filhos.

A programação do evento no dia 23/04/2024 será a seguinte:

• 16h00: Abertura com a fala da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL).

• 17h00: Aula Magna – Palestra com Prof. Dr. Arthur Bezerra - IBICT/UFRJ.

• 19h00: Cerimônia de inauguração do LAGED com a presença de autoridades. Logo após será o coffee break com música no encerramento.

Para mais informações e solicitação de entrevistas, entre em contato: (82) 98724-8307 – Abidias Martins.