Ata da 9ª Reunião Ordinária do Colegiado
Ata da 9ª Reunião Ordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, de 12 de março de 2021.
ATA DA 9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PPGCI-UFAL.pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
ATA DA 9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, DE 12 DE MARÇO DE 2021
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Às 14h00 do dia 12 de março de 2021, na Sala de Reunião Online via Google Meet, teve
início a 9ª Reunião Ordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL). Estiveram presentes eu, Dario
Albuquerque Lima, Secretário do PPGCI/ICHCA/UFAL, bem como os(as) professores(as)
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Andrew Beheregarai Finger, Edivanio Duarte de Souza, Francisca Rosaline Leite Mota, Luciana Peixoto Santa Rita, Maria de Lourdes Lima, Nelma Camêlo de Araujo, Ronaldo Ferreira
de Araújo, e Rosilene Agapito da S. Llarena, a representante técnico-administrativa Celina
Mendonça Calheiros Moura, e a representante discente Janyelle Mayara Bento de Melo. Ao
constatar a presença dos(as) professores(as) que confirmaram a participação na reunião, representante discente e representante técnico-administrativa, bem como o quórum regimental,
deu-se por instalada a reunião. 1. INFORMES DA COORDENAÇÃO: a) Informou-se que
o PPGCI está em fase de preenchimento da Plataforma Sucupira referente ao ano base 2020,
motivo pelo qual é necessário haver a atualização do currículo lattes de todos(as), principalmente referente à produção bibliográfica e técnica; b) Cada professor deve escolher duas pro-
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duções e justificar a relevância em até cem caracteres, para haver a análise e inserção na plataforma; c) Deve-se primar pelo estágio docência para evitar aproximação da defesa de dissertação sem a realização do estágio. Esclareceu que o aceite do componente curricular artigo científico pode ser entregue até a data da defesa; d) Dois discentes egressos foram aprovados no
doutorado em Ciência da Informação, João Rodrigo Santos Ferreira e Paulo Ricardo Lima
Silva, respectivamente, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Importante destacar que a Capes exige o acompanhamento dos
egressos por cinco anos; e) Realizou-se o II Seminário de Informação, Tecnologia e Informação (Siti) em 2020, e informou-se que ocorrerá a terceira edição neste ano, destacando-se a
possibilidade buscar a produção de dois e-books com os trabalhos apresentados, um em cada
linha de pesquisa; f) Os professores Edivanio Duarte e Ronaldo Araujo submeteram projeto
para concorrer o Edital Fapeal nº 07/2020 Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos, que se encontra em processo de avaliação; g) Em 2020, não aconteceu o Encontro
Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib) em virtude da pandemia, e este
ano ocorrerá online, com trabalhos somente no formato expandido. O site do evento já está
disponível. O Professor Ronaldo Araujo foi eleito membro do Conselho Fiscal da Diretoria da
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), para
o biênio 2020-2022; h) Os certificados do Siti foram disponibilizados via Doity. 2. ORDEM
DO DIA. Preliminarmente, o coordenador propôs a exclusão da pauta do item 2.11 AprovaPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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ções de resoluções, em virtude da necessidade de algumas alterações. Colocada em deliberação, a exclusão foi aprovada por unanimidade. 2.1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA
DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA. O professor Edivanio Duarte esclareceu que a ata da reunião anterior foi encaminhada por e-mail para ciência de todos e em seguida fez a leitura da Ata
da 8ª Reunião Ordinária. Após proferir o conteúdo registrado neste documento, o professor
Edivanio Duarte colocou em discussão e em deliberação, momento em que a plenária se manifestou unanimemente pelo o seu assentimento. A Profa. Maria de Lourdes sugeriu que houvesse a leitura previamente nas futuras reuniões para otimizar o tempo, o que foi aprovado por
unanimidade. 2.2. HOMOLOGAÇÃO DE APROVEITAMENTOS DE PROFICIÊNCIAS. Explicou-se inicialmente o procedimento de aproveitamento das proficiências, considerando que o Edital nº 01/2019 - PPGCI/UFAL, 02 de setembro de 2019, em seu artigo 17,
inciso IV, estabelece que poderão ser utilizados como atestado de proficiência em inglês em
lugar da prova realizada pela UFAL certificados emitidos por outra instituição pública de ensino superior reconhecida pelo MEC com nota igual ou superior a 7 (sete), desde que o exame
tenha sido realizado nos últimos 5 anos. Além disso, esclareceu que todas a proficiências foram realizadas, conforme aquele dispositivo. Diante disso, colocou em discussão as proficiências dos(as) seguintes discentes: Alexandre Nunes da Silva (Universidade Federal Rural do
Semi-Árido - UFERSA), Ana Paula Orico Marques Casse (Universidade Federal de Sergipe –
UFS), Eliete Sousa de Araujo (Universidade Estadual do Piauí – UEPI), Jouber de Lima Lessa (UFERSA), Luiz Tenório Filho (Universidade Regional do Cariri – UFCA), Maria Isabel
Fernandes Calheiros (UEPI), Maxuel Melo Alencar Dôres (UFCA), Patrícia Pedri (UFERSA), Sarah Medeiros Batinga (UFAL) e Tarlane Gomes Tenório Sales (UFS). Postas em deliberação, as proficiências foram todas aprovadas por unanimidade. 2.3. HOMOLOGAÇÃO
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DE PARECERES SOBRE O APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS. Estabeleceu-se a
Comissão de Avaliação formada pelos(as) professores(as) Rosaline Mota (presidente), Marcos Gomes e Ronaldo Araujo para avaliar o aproveitamento de estudos por parte dos seguintes requerentes: Alexandre Nunes da Silva - Comunicação e Processos Tecnológicos (disciplina eletiva, Processo nº 23065.019919/2020-87), Eliete Sousa de Araujo - Dados Abertos e
Governança Eletrônica (disciplina eletiva, Processo nº 23065.019982/2020-35), Maria Isabel
Fernandes Calheiros - Dados Abertos e Governança Eletrônica (disciplina eletiva, Processo nº
23065.019984/2020-78), e Tarlane Gomes Tenório Sales - Produção, Mediação e Gestão da
Informação (disciplina obrigatória, Processo nº 23065.019824/2020-33). Colocada em discussão e em deliberação, os pareceres foram aprovados por unanimidade. Segundo esses parecePrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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res, os três primeiros aproveitamentos foram deferidos, uma vez que atendem ao que estabelece o artigo 43, respectivos parágrafos, do Regimento Interno do PPGCI/UFAL. A última solicitação foi indeferida porque não atende ao que dispõem o referido dispositivo. 2.4. HOMOLOGAÇÃO DE BANCAS DE DEFESAS DE DISSERTAÇÕES. Inicialmente, o Prof.
Edivanio Duarte informou que todas as bancas foram compostas conforme o Regimento Interno, especificamente, no que se refere à titulação e ao vínculo dos membros. Logo após
apresentou a composição das seguintes bancas designadas pela Coordenação de Curso: a)
Banca Examinadora do metrando Paulo Ricardo Silva Lima (24/03/2021): Profa. Dra. Luciana Peixoto Santa Rita - PPGCI/UFAL (Orientadora/Presidente), Prof. Dr. Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto - PPGC/UFAL (Membro Titular Interno), Profa. Dra. Marta Lígia
Pomim Valentim - PPGCI/UNESP (Membro Titular Externo), Prof. Dr. Edivanio Duarte de
Souza - PPGCI/UFAL (Membro Suplente Interno), e Profa. Dra. Martha Suzana Cabral Nunes - PPGCI/UFS (Membro Suplente Externo). b) Banca Examinadora do mestrando João
Rodrigo Santos Ferreira (26/03/2021): Prof. Dr. Edivanio Duarte de Souza - PPGCI/UFAL
(Orientador/Presidente), Prof. Dr. Andrew Beheregarai Finger - PPGCI/UFAL (Membro Titular Interno), Prof. Dr. Rodrigo Moreno Marques - PPGCI/UFMG (Membro Titular Externo),
Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araujo - PPGCI/UFAL (Membro Suplente Interno), e Profa.
Dra. Edilene Maria da Silva - PPGI/UFPE (Membro Suplente Externo). c) Banca Examinadora da mestranda Priscilla Nunes Peixoto (23/03/2021): Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araujo PPGCI/UFAL (Orientador/Presidente), Prof. Dr. Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto PPGCI/UFAL (Membro Titular Interno), Profa. Dra. Luciana de Souza Gracioso - PPGCI/UFSCar (Membro Titular Externo), Prof. Dr. Marcos Aurélio Gomes - PPGCI/UFAL
(Membro Suplente Interno), e Profa. Dra. Mônica Marques Carvalho Galloti - PPGIC/UFRN
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(Membro Suplente Externo). d) Banca Examinadora da mestranda Almiraci Dantas dos Santos (31/03/21): Profa. Dra. Maria de Lourdes Lima - PPGCI/UFAL (Orientadora/Presidente),
Prof. Dr. Edivanio Duarte de Souza - PPGCI/UFAL (Membro Titular Interno), Profa. Dra.
Regina Maria M. C. Dantas - PPGHCTE/UFRJ (Membro Titular Externo), Prof. Dr. Marcos
Aurélio Gomes - PPGCI/UFAL (Membro Suplente Interno), e Prof. Dr. Fábio Assis Pinho PPGCI/UFPE (Membro Suplente Externo). Colocadas em discussão e deliberação, todas as
bancas foram aprovadas por unanimidade. 2.5. HOMOLOGAÇÃO DE ATAS DE DEFESAS DE DISSERTAÇÃO. Inicialmente, o Prof. Edivanio Duarte informou que todas as defesas foram realizadas conforme o Regimento Interno, salvo o caráter presencial, uma vez que
se deram via canal do PPGCI/UFAL no YouTube, em virtude da pandemia da Covid-19. LoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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go após apresentou uma síntese do resultado da defesa das dissertações dos mestrandos Paulo
Ricardo Silva Lima e João Rodrigo Santos Ferreira. Colocadas em discussão as atas das defesas foram aprovadas por unanimidade. 2.6. DILATAÇÃO DE PRAZOS PARA DEFESAS
DE DISSERTAÇÕES. O Prof. Edivanio Duarte informou sobre os prazos mínimo (12 meses) e máximo (36 meses) para permanência no Programa, nos termos dos artigos 36 e 37,
respectivamente, do Regimento Interno. Assim, apresentou as demandas de dilatação de prazos dos seguintes mestrandos(as): Almiraci Dantas dos Santos (1 mês), Ana Karisse Valença
Silva Azevedo (3 meses), Daniella Pontes Cirilo Araújo (6 meses), Edna Carvalho da Cunha
(6 meses), Janyelle Mayara Bento de Melo (3 meses), João Paulo dos Santos Garcia (6 meses), Mayara Wasty Nascimento de Farias (6 meses), Priscilla Nunes Peixoto (2 meses) e Zaqueu Jhônathas Santos da Silva (6 meses). De modo geral, todos os pedidos tiveram como
justificativas problemas decorrentes da pandemia da Covid-19. Colocado em discussão, caso a
caso, a professora Nelma Camêlo esclareceu que o discente João Paulo foi o primeiro a qualificar e, desde então, não enviou nada nem efetuou qualquer tratativa com ela, motivo pelo
qual externou o desejo de não mais orientá-lo, bem como sugeriu prorrogação de no máximo
três meses. O professor Ronaldo Araujo sugeriu a elaboração de documento para padronizar o
acompanhamento das produções dos(as) discentes. A professora Rosaline Mota manifestou
concordância com os(as) professores(as) Nelma Camêlo e Ronaldo Araujo, porém, manifestou a dificuldade enfrentada com o discente Zaqueu Silva, em virtude da pandemia e de limitações de acesso aos hospitais para fins de pesquisa. O professor Andrew Finger explicou o
porquê do pedido de prorrogação de seis meses de sua orientanda Daniella Araujo, destacando
a dificuldade com a aprovação da pesquisa no Comitê de Ética e o atraso no Estágio de Docência Orientada, em virtude da pandemia da Covid-19. Após debates, todas as dilatações dos
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prazos requeridos foram aprovadas por unanimidade. O Professor Ronaldo Araujo ressalta
que a maneira mais correta de abordar a pauta e por consequência colocá-la em votação pelo
colegiado não é de corte de bolsa de discentes e sim a de atendimento ao período de vigência
das mesmas que, conforme editais correntes (Edital n° 02/2019 - PPGCI/UFAL e Edital n°
03/2019 - PPGCI/UFAL), estão estabelecidos uma vigência de 24 meses. A discente Janyelle
Melo concordou com o professores Ronaldo Araújo sobre a dilatação de prazos não contemplar diretamente a prorrogação da bolsa, compreendendo que há duas turmas também esperando bolsas no momento e que os bolsistas tinham ciência do prazo de 24 meses, no entanto,
reforçou que essa não prorrogação só acontecesse caso as bolas fosses destinadas a novos alunos e não com objetivo de prejudicar os antigos ou ficarem no limbo. Também se deliberou
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sobre a retirada das bolsas após o prazo de vinte e quatro meses e efetuar seleção de novos
bolsistas, o que foi aprovado por unanimidade. 2.7. HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO
FINAL DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 03/2020 - PPGCI/UFAL. A professora
Rosaline Mota efetuou o relato da realização do Processo Seletivo Edital nº 03/2020 - PPGCI/UFAL, o qual ocorreu dentro dos prazos e da normalidade esperada. A Profa. Rosaline
Mota apresentou a seguinte síntese: inscreveram-se 46 candidatos, sendo que destes 39 tiveram suas inscrições deferidas e 7, indeferidas – houve 6 recursos e 1 foi deferido, restando,
então, 40 inscrições deferidas; ficaram distribuídas as inscrições em ampla concorrência (27),
cotas afrodescendentes (12) e servidores públicos (1); na primeira etapa, foram aprovados(as)
28 candidados(as), distribuídos(as) entre ampla concorrência (18) afrodescendentes (9) e servidor(a) público(a) (1); na segunda etapa, foram aprovados(as) 18 candidatos(as), entre ampla
concorrência (12) e afrodescentendes (6); na terceira etapa foram classificados todos(as)
os(as) candidatos; e, finalmente, foram aprovados(as) 16 candidatos(as), distribuídos(as) entre
ampla concorrência (10) e afrodescendentes (6). Os(As) candidatos(as) aprovados nas cotas
afrodescentendes serão submetidos à validação da autodeclaração via processo de heteroidentificação a ser realizado pelo Núcleo de Estudos Afordescendentes e Indígenas (Neabi). Colocado em discussão, os professores Andrew Finger e Rosaline Mota sugeriram rever os critérios de avaliação do currículo constantes no Barema 3. Após debates, a homologação do resultado da seleção foi aprovada por unanimidade. 2.8. DISTRIBUIÇÃO DE ORIENTAÇÕES DE MESTRANDOS(AS) - EDITAL Nº 03/2020 - PPGCI/UFAL. O professor Edivanio Duarte apresentou proposta de distribuição de orientações realizada pela Comissão de
Seleção: Adélia Caroline Felix Alves (Prof. Andrew Finger), Amanda Gomes Bezerra Calheiros (Prof. Marcos Gomes), Elayne Patrícia Silva Teixeira (Profa. Nelma Camêlo), Fernanda
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Lins de Lima (Profa. Rosaline Mota), Girlaine da Silva Santos (Prof. Ronaldo Araujo), Isaac
Roberto Ferreira (Profa. Maria de Lourdes), Júlio Augusto Enders de Albuquerque (Prof. Ibsen Bittencourt), Lindiwe Sophia Oliveira Fideles (Profa. Luciana Peixoto), Marcel Felipe
Ferreira de Castro (Prof. Edivanio Duarte), Márcio Adriano Costa dos Santos (Profa. Rosilene
Agapito), Pollyana Cassia Gonzaga Ferreira (Profa. Rosaline Mota), Raysa Beatriz da Silva
Lemos (Profa. Magnólia Santos), Renata Oliveira de Souza (Profa. Luciana Peixoto) e Valter
dos Santos Andrade (Profa. Nelma Camêlo). Após discussão, a distribuição de orientação foi
aprovada por unanimidade. 2.9. INÍCIO DE PERÍODO LETIVO E OFERTA ACADÊMICA 2021.1. Propôs-se o início do período letivo 2021.1 para 12 de abril de 2021, bem como efetuou-se a proposta de Oferta Acadêmica com disciplinas, professores(as) e turnos: CiPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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ência Aberta e Marketing Científico Digital (Prof. Ronaldo Araujo, segunda-feira, matutino),
Fundamentos Teóricos da Ciência da Informação (Prof. Edivanio Duarte, segunda-feira, vespertino), Produção, Mediação e Gestão da Informação (Prof. Andrew Finger, terça-feira, vespertino), Informação, Comunicação e Processos Tecnológicos (Profa. Nelma Camêlo, terçafeira, vespertino), Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Profa. Luciana Peixoto e Prof.
Ibsen Bittencourt, quarta-feira, vespertino) e Competência em Informação e Inovação (Profa.
Rosilene Agapito, quinta-feira, vespertino). Em seguida, propôs-se a realização de mesa redonda abertura de semestre, mediada pela Profa. Luciana Peixoto. O início do período letivo,
a Oferta Acadêmica 2021.1 e a mesa redonda foram aprovados por unanimidade. 2.10.
ELEIÇÃO DO COLEGIADO (2021-2023). Esclareceu-se que há a necessidade de eleição
do Colegiado do Programa, haja vista o término de gestão da atual composição. O professor
Edivanio Duarte apresentou proposta de cronograma do processo eleitoral, que deverá ser encaminhado ao ICHCA para publicação do edital, e organização e realização do pleito. Assim,
ficou definido o seguinte cronograma: publicação do Edital de Convocação (16/03/2021),
Portaria de designação da Comissão Eleitoral Interna (19/03/2021), Inscrição das candidaturas/chapas (22/03/2021, das 8h às 12h), Votação (26/03/2021, das 8h às 12h), e Publicação do
resultado (até 29/03/2021). Após discussão o cronograma e os encaminhamentos foram aprovados por unanimidade. 2.11 APROVAÇÃO DE RESOLUÇÕES. Ponto retirado de pauta.
3. PALAVRA FACULTADA. Falou-se sobre a importância da qualificação dos orientandos.
Após essas discussões e deliberações, nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião às
17h30min e, para constar, eu, Dario Albuquerque Lima, elaborei a presente ata, que vai assinada por mim e pelos representantes do Colegiado presentes.
REPRESENTAÇÃO DOCENTE TITULAR
Status
Titular
Titular
Titular
Titular
Titular
Docente
Assinatura
Edivanio Duarte de Souza - Coordenador
Matrícula SIAPE 1323823
Ronaldo Ferreira de Araujo – ViceCoordenador
Matrícula SIAPE 1716190
Francisca Rosaline Leite Mota
Matrícula SIAPE 1466928
Marcos Aurélio Gomes
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Matrícula SIAPE 1528116
Maria de Lourdes Lima
Matrícula SIAPE 1120673
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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REPRESENTAÇÃO DOCENTE SUPLENTE
Status
Suplente
Suplente
Suplente
Suplente
Suplente
Docente
Andrew Beheregarai Finger
Matrícula SIAPE 1916812
Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto
Matrícula SIAPE 1775122
Nelma Camêlo de Araujo
Matrícula SIAPE 1554182
Luciana Peixoto Santa Rita
Matrícula SIAPE 1454996
Magnólia Rejane Andrade dos Santos
Matrícula SIAPE 1120978
Assinatura
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
REPRESENTAÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA
Status
Técnico-Administrativo
Titular
Celina Mendonça Calheiros Moura Tenório
Matrícula SIAPE 1668562
Suplente
Polyana Tenório de Freitas e Silva
Matrícula SIAPE 2161385
Assinatura
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
REPRESENTAÇÃO DISCENTE
Status
Titular
Suplente
Discente
Janyelle Mayara Bento de Melo
Matrícula 2019105010
Ana Paula Orico Marques Cassé
Matrícula 2020106913
Assinatura
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
______________________________________________________________
Dario Albuquerque Lima
Secretário do PPGCI/ICHCA/UFAL
Observação: Ata assinada e arquivada na Coordenação do PPGCI/ICHCA/UFAL.
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